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Vodafone: Multa de 11 mil euros por informações falsas a clientes


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

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  1. lulu@rroz says:

    Hoje a direcção já não vai fazer o jantar com gambas, mas o de amanhã não foi desmarcado!

    11.000€, eles na vodafone até se devem rir…

  2. hsff says:

    Mão pesada da ANACOM…qual é a percentagem que representa este valor no volume de facturação da Empresa em Portugal? Ainda bem que esta prática de ilícito só acontece na Vodafone.

    • pandora says:

      Não é verdade. Já aconteceu com a meo há cerca de um ano

    • Maats says:

      Engano, todas as operadoras “enganam” os clientes.
      A diferença é na forma como enganam que é diferente, atenção que sou cliente Vodafone e realmente passei por situação semelhante e fiz reclamação a Anacom, pois quando solicitei que me ligassem pela net para me informar acerca dos serviços TV+NET+VOZ no serviço base de 28.90€ ao qual me disseram que teria no serviço os canais HD National Geographic, Fox (Movies, Comedy…) e que teria 14 dias de experiência e dentro desse prazo poderia rescindir sem custo algum.
      Pois bem instalaram o serviço e desculpem a expressão “cadê os canaix Fox?”. Não existiam, porque para ter esses canais tinha de de ou o serviço ou o Pack Plus e pagar pelo que opta-se quando me disseram que os teria no serviço base, e assim sendo vai de ligar para a linha de Apoio a questionar o porque de não ter sendo que fui informado que fariam parte do serviço ao qual me disseram que não e para o ter teria de adquirir o Pack Plus e pagar 7.90€.
      Sendo que estava dentro desses 14 dias de experiência estipulados por lei, mais concretamente passados 4 dias da instalação avancei para a parte da rescisão ao qual me dizem que teria de pagar 270€ pela instalação e deslocação do técnico e que estava nas condições gerais na internet, e eu aleguei que me disseram o contrário e o porque de não me dizerem isso quando fiz a contratação do serviço e fiz queixa a Anacom.
      Para não me passarem um atestado de anjinho li as condições contratuais todas (estão a ver a paciência certo?) e curiosamente não falam em 270€ ou valor algum de instalação ou deslocação técnica, refere apenas que dentro desses 14 dias a Vodafone pode cobrar uma taxa de acordo com o tempo que o serviço foi prestado, ou seja se num mês o cliente paga 28.90€ em 4 dias jamais poderia pagar 270€, e a pagar o que alegam teria de ser previamente informado o que não aconteceu.
      Em resposta a Anacom refere o seguinte:

      Se exercer o direito de livre resolução depois de ter feito esse pedido, fica obrigado a pagar ao operador um valor
      proporcional ao que foi efetivamente prestado até ao momento da comunicação da resolução, em relação ao conjunto das prestações previstas no contrato.
      Só não estará obrigado a pagar ao operador esse valor se:
      – não tiver sido informado sobre as condições de exercício do direito de livre resolução do contrato; ou
      – não tiver pedido a instalação do serviço durante o prazo de livre resolução.
      Estas regras só se aplicam a contratos celebrados com consumidores, ou seja, pessoas singulares que utilizam o serviço para fins não profissionais.

      Ou seja caso fosse para a frente teria razão e eles teriam de provar que e informaram de tais condições, o que seria impossivél.
      Resolveu-se indo a Vodafone do Dolce Vita Tejo explicar a situação, o colaborador ter bom senso e ativar o Pack Plus assumindo a responsabilidade sem custo algum para mim, iria ser cobrado e descontado o valor na fatura e assim é e estar na Vodafone e muito satisfeito.

      Em relação a NOS a net falhava na casa dos meus pais, na minha, na da minha irmã (ou seja 3 casas na zona de Lisboa em locais distintos) quebras, velocidades lentas e garantem 100mb por cabo e andava sempre na casa dos 82mb, 90mb raramente atingia os 100mb mesmo por cabo, então por wireless imaginem…
      Liguei m vezes e nunca mandaram um técnico pois remotamente não detetavam anómalia nenhuma, ou seja enganam também garantindo 100mb cabo e não é verdade, o meu primo na Fibra Meo têm contrato de 200mb garantidos e não chega a 180mb por cabo ou seja indo a conclusão que todas enganam ou induzem os clientes em erro não é exclusivo Vodafone.

  3. Pedro says:

    Só 11 mil euros…. é quase um incentivo à continuação das mesmas praticas.

  4. Helder Pinto says:

    Uma multa de 11.000€ para um gigante como a Vodafone não é nada… são apenas uns trocos que eles têm no bolso esquerdo… Estas multas deviam ser bem pesadas, a doer mesmo, para estes gajos deixarem de brincar/gozar com os clientes..

  5. Joao says:

    Mão pesada como quem diz…Do meu ponto de vista 11k é um valor ridiculo. Para uma empresa destas dimensões são “pinurs”.

  6. krasct says:

    Sem duvida tiveram mais lucro com os clientes que enganaram do que o que perderam com essa misera multa.

  7. TugAzeiteiro says:

    11 mil Euros de coima…. aiii que ridículo!!
    Ganharam certamente muito mais que isso…
    Viva Portugal!

  8. António Fagundes says:

    Pronto, hoje os colaboradores da expo vão ter de pagar pelo nespresso para pagar a multa.

  9. Miguel says:

    … 11000 gargalhadas ….

  10. Sergio Gil says:

    Quem são enganados são os clientes e quem recebe o valor das multas é o estado…tá certo.

  11. Lagaffe says:

    Eu fui enganado de outra maneira. Tinha um telemóvel comprado numa loja Vodafone. Por duas vezes ficou com uma mancha amarela grande no ecrã. Foi para garantia. À segunda vez, já muito perto do final da garantia (cerca de 15 dias, salvo erro), quando o fui buscar, a funcionária disse me que o ecrã tinha sido trocado. Até vinha com uma película com uma língua de lado como quando se compra um novo. O que é certo é que passado um pouco mais de três meses, voltou a aparecer uma mancha amarela grande. Apesar da garantia ter acabado há pouco mais de 3 meses, fui à loja onde me disseram que o ecrã tinha sido reparado (era o que estava no relatório da loja de reparação para onde o tinham enviado) e não trocado como me tinha sido dito. Como tal, a garantia de reparação, como só tinha uma validade de 3 meses, não havia nada a fazer. Ainda insisti que a funcionária me tinha garantido que o ecrã era novo, que trazia película e até deixei uma reclamação no livro, mas nada feito, a palavra deles é que contou. Portanto, para mim, Vodafone…

  12. helioM says:

    se ao menos terminassem com a renovação de dados automatica isso é que era assunto

  13. Mors Cash says:

    11 mil euros? Ui é mesmo muito….
    Hoooooooo valha-me deus…minha nossa senhora…mas estes FDP estão a brincar.
    Isto para fazer doer era 11 mil euros por denuncia provada ai sim ia doer agora 11 mil euros quantas foram as denuncias….

  14. JP says:

    República das (talvez dos) bananas.

  15. poiou says:

    Srs que calculam as multas, perguntem aos noruegueses como calculam o valor das multas

    • Daniel de Araújo Mateus says:

      Em proporção ao rendimento. Na Finlândia também. O presidente da Nokia, há uns anos, pagou uma multa de ?50.000€ por excesso de velocidade!

  16. renato says:

    deviam indemnizar os clientes que como eu apresentaram queixas e reclamações

  17. Ricardo Costa says:

    É apenas para “inglês ver” e apresentar trabalho.
    A Vodafone ganha inúmeras vezes mais que isso ao continuar com essa prática…

    Portugal 🙂

  18. gonçalo says:

    Olhem eu por ter deixado a casa onde habitava com serviço TV+NET+VOZ e ainda estar fidelizado, pedi o que podia fazer porque não tinha possibilidade de ter o serviço.. deram me a opçao de continuar o contrato com banda larga com a fidelizacao que me faltava (cerca de 7 meses) .. o meu espanto que passado 7 meses vou cancelar e dizem-me a fidelizacao da banda larga sao 12 meses… reclamei ao qual a vodafone depois me responde a dizer.. a banda larga é obrigado a estar 12 meses.. ou seja engaram me…

  19. ACS says:

    Não tenho queixa do serviço. Boa qualidade na TV e net sempre com boas velocidade mas fui enganado por eles a subscrever à box que não queria inicialmente. Disseram-me que davam-me 2 meses gratis se também ficasse com a box. Fiz as contas e ficava ela por ela. decidi aderir à box. Ou seja verbalmente o contrato foi 4 meses de borla + de cena dos amigos + 2 pela box. ao segundo mês já me estavam a cobrar 5 euros de mensalidade + 3 euros da box. Tento o telefonar nunca mais me atendem, tento o chat por duas vezes dizem que o contrato não fala nada em 2 meses extras e desligam o chat. Nem me deixam contestar os 2 primeiros meses que também devia ter de bola :S

  20. bom senso says:

    isto é uma vergonha as coimas aplicadas, a estas empresas, facturam milhões e depois são multadas com valores irrisórios, isto é uma autentica anedota, o que é 11.000€ para estas empresas, meros tostões, se fossem multadas num milhão ai se calhar as coisas mudavam de figura, agora assim as coisas continuam na mesma…

  21. PeterJust says:

    “não ter procedido à confirmação da denúncia de um serviço e ao seu desligamento, tal como solicitado por um cliente, no prazo de cinco dias úteis a contar da receção desse pedido;”
    1 cliente que deve ser muito importante, isto é só atirar areia para os olhos da Anacom, quer dizer há um cliente em todas os “milhões” que a anaconas decidiu dar razão os outros que se lixem…
    Em relação à empresa em causa, em relação a meos e nozes, podem ter a certeza que é a melhor actualmente

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