IBM revela que o seu processador Z15 de 14nm consegue alcançar 6GHz
Ultimamente temos dado especial importância ao segmento hardware. Até porque as marcas contribuem para esse interesse com o lançamento de novos e aliciantes produtos.
Agora a IBM mostra que está bem de saúde com o seu processador Z15 de 14 nanómetros. Segundo a fabricante, este processador é capaz de alcançar 6GHz.
Os avanços tecnológicos fazem-se sentir um pouco por todos os setores da indústria. Mas recentemente o segmento hardware tem tido bastante atenção por parte dos meios de comunicação e, consequentemente, dos consumidores e potenciais novos parceiros.
IBM diz que o seu processador Z15 de 14 nm consegue atingir 6GHz
A IBM (International Business Machines) é uma empresa norte-americana e das mais antigas do mundo tecnológico. Foi fundada no ano de 1911, mas ainda está mais do que preparada para encarar e acompanhar a inovação e evolução das tecnologias.
Prova disso é que o processador IBM Z15 continua a surpreender, mesmo tendo sido criado em 2019 através de um processo SOI FinFET de 14 nanómetros. Foi desenvolvido em conjunto pela IBM e pela GlobalFoundries e é possivelmente o melhor processo de manufatura de 14 nm existente no mercado, batendo mesmo os 14 nm da Intel.
Este processador é composto por 12 núcleos, 5,20 GHz, 4 MB de cache I-L2 e D-L2 por núcleo e ainda um total de 256 MB de cache L3 em todos os núcleos e cache L4 de 960 MB.
Mas durante a Conferência Virtual Internacional de Circuito de Estado Sólido (ISSCC 2021), a IBM revelou que o processador Z15 tem 99,99999% de tempo de atividade na frequência de 5,20 GHz e o desempenho de um único núcleo foi aumentado em 14%.
Para além disso, a fabricante indica que o Z15 é capaz de alcançar a frequência de 6,00GHz em "temperatura ambiente e tensão normais". No entanto, estima-se que possam existir problemas no consumo de energia e dissipação de calor abaixo dos 6GHz.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
a IBM ainda existe? ja é tao irrelevante coitada, AMD , INTEL, Apple , Samsung sim sao relevantes.
Não existe, inventamos agora… enfim. Irrelevante porquê?
há pessoal que só acompanha produtos para consumo em massa e depois diz estas barbaridades.
A IBM continua a serviam das maiores a nível mundial, na sua área.
Exatamente.
Santa ignorância, a IBM continua a ser uma das maiores tecnologicas do mundo. Sempre teve e continua a produzir dos maiores e melhores supercomputadores do mundo.
Só rir contigo, és um 0 neste meio…
Não só existe como vende tanto como a Intel!!!!! E consegue vender 11 a 12 vezes o volume da AMD!!!!!!
Nada mau para uma marca que dizes estar a morrer!!!!!!!
Já agora, sabe quem construiu o primeiro computador que venceu um antigo campeão mundial de xadrez?
E já agora, os supercomputadores actuais em 2º e 3º lugar são máquinas IBM: https://www.top500.org/
Nada mau para um defunto!!!!
E ainda usa 14nm quando a concorrencia ja anda nos 3nm como a Apple. Facepalm
E quantos supercomputadores tem a Apple?
Por acaso sabe que a AMD só agora passou a usar 7nm nos EPYC de 2ª geração dos processadores para servidores, vindo dos 14nm, não sabe?
Não sei se sabe que os processadores dos servidores precisam são feitos para durar, não sabe?
Eu tenho um supercomputador em casa com 7nm, o meu 5900X papa bem esses molengoes de 14nm. Se nao sabes o que falas fica caladinho e ve se aprendes aqui com o mestre.
O ThinkPad que tenho de 2007 e que se mexe mt bem com o Win10 Pro para um portátil de 2007 já suporta 8 Gb de memória diz-me quantas marcas têm esta possibilidade de upgrade.
Sim existe, mas a um nível que o user domestico não manja. Servidores Big Data.
Pesquisa um pouco e aprende antes de dares palpites. Sabes quem é o dono da Lenovo?
E linha profissional que nem vês nas lojas ” Lenovo Thinkpad ” e muitas empresas em Portugal usam.
Sem comentários.
Por escrever “pesquisar um pouco”…
https://en.wikipedia.org/wiki/ThinkPad
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lenovo
LWR, isto é tema para gente crescida, não é para tema para brinquedos. Se tens um AMD de 7nm para brincar, que bom para ti, continua e deixa isto para quem sabe.
É mesmo só rir, és um mestre a fazer rir… És um 0 com a mania que lê umas coisas e sabe tudo. 5900x com esse conhecimento fantástico deves fazer maravilhas com ele, deu para vir aqui mostrar o quanto ridículo és. Parabéns
se ligas para algum call center, é bem possivel que tenhas falado com o watson e não se deu conta.
A IBM foi a empresa com mais patentes atribuídas em 2020, nos Estados Unidos da América, e desde á décadas. Que tal estudares mais um pouco antes de escreveres a primeira coisa que te vem á cabeça?! 🙂
https: //executivedigest.sapo.pt/ibm-e-outra-vez-a-rainha-das-patentes-conheca-o-top-10-das-empresas-mais-inovadoras/
“No entanto, estima-se que possam existir problemas no consumo de energia e dissipação de calor abaixo dos 6GHz.”
Provavelmente será “acima dos 6Ghz”
Segundo a IBM, há alguns problemas no que toca ao consumo de energia e dissipação de calor abaixo de 6 GHz. Isto é, o problema parece estar entre o 5,2 GHz, e o 6 GHz.
E desaparece acima dos 6 Ghz?
Provavelmente não. Apenas que o limite do chip é de 6Ghz a ar, mas começa a escalar mal com a voltagem, a partir dos 5.2Ghz
Provavelmente não. Mas sim, deve começar a escalar a partir dos 5.2Ghz e o “limite testado” terá sido, segundo disse a IBM, os 6Ghz.
acho muito mais provável que simplesmente tenham uma má tradução do texto.
Como exemplo “under” em inglês tem imensos significados, tanto pode significar a baixo, debaixo, como durante, etc.
Podes ver directamente na fonte, penúltima frase: https://news.mydrivers.com/1/740/740852.htm
e vi directamente na fonte!
é preciso muito cuidado com as traduções, há palavras com duplos sentidos.
Não, está correto. Os dados referidos são para aquele intervalo. Não há qualquer tradução errada.
O que diz é que o CPU tem uma operação normal a 5.2Ghz.
Mas que a IBM afirma que pode atingir os 6GHz.
A IBM ainda não provou que o chip é capaz dos 6Ghz e será de esperar que tenha problemas de dissipação e consumos.
O abaixo, é claramente um erro de tradução do Google.
Leste o texto original?
O que diz é que até aos 6GHz ele sofre de problemas no que toca ao consumo de energia e dissipação de calor. Tens um erro de interpretação, não de tradução.
O que é dito é que apesar da IBM ter provado que consegue levar o seu processador do Z15 aos 6GHz, na realidade não o faz. Isto porque se estima que o consumo de energia e a dissipação de calor a 6GHz ainda seja um problema, afinal, os mainframes ainda têm de considerar a eficiência energética.
Portanto, como eu referi atrás, a questão ainda se prende com os problemas abaixo dos 6GHz.
Sim, li o texto original.
A questão é que não é apenas abaixo dos 6GHz.
Provavelmente, a partir dos 5.2Ghz, o consumo começa a subir de forma geométrica em relação ao aumento da velocidade, criando os problemas que o artigo refere.
Ma mesmo que se puxe estes chips para cima dos 6Ghz, irá continuar a ter o mesmo escalar de velocidade/consumo.
Acima não se sabe, porque não se chegou lá.
A afirmação sobre problemas no consumo de energia e dissipação de calor, não menciona um intervalo, menciona o valor de 6GHz.
Será que sabem chinês para poder afirmar a pés juntos que não é uma questão de má tradução? Outros que fazem outra tradução, e a frase tem mais lógica com outra tradução.
E tu sabes chinês para afirmar o contrário? Que outra tradução viste?
Menciona o ponto estável e menciona abaixo dos 6 Ghz como zona de instabilidade. É só somar 2+2.
Não sou quem está a afirmar a pés juntos de que não há qualquer erro, sem qualquer dúvida! Como tal não sou eu que tem que demonstrar que a tradução não tem erros ou dizer que sei Chinês…
Peguem na tradução do BING e têm a frase a falar sobre 6GHz! Não é acima nem abaixo, é a 6GHz. É a explicação sobre o porquê da IBM não colocar a 6GHz apesar de anunciar de que poderia funcionar a 6GHz.
Ou então vejam os sites espanhóis com a notícia. “El procesador IBM z15 alcanza los 6,00 GHz”
A seguir arranjo-te em turco:
Durante la conferencia ISSCC 2021, IBM reveló que el procesador Z15 tiene un 99,99999% de tiempo de funcionamiento a 5,20 GHz, lo que se traduce en que es muy fiable. Por si no fuera suficiente, se indica que este procesador es capaz de alcanzar una frecuencia de 6.00 GHz a una “temperatura ambiente y con voltajes normales”, por lo que deja claro que no requieren del nitrógeno líquido y subir los voltajes, aunque no es algo práctico en términos de consumo de energía y disipación de calor.
acabaste de colocar uma tradução que diz o que eu disse!
não é intervalo, nem abaixo, nem acima. É apenas uma frase sobre os 6GHz
Não sabes espanhol? Porque lá diz mesmo “aunque no es algo práctico en términos de consumo de energía y disipación de calor.” Portanto, já não estás na posse de argumentário válido. Foi esse o texto que escolheste.
comentário que não dá qualquer perspectiva de seriedade… e que já demonstra o meu ponto
O comentário é o texto que foi partilhado sobre o assunto. Foi o que disseste anteriormente. Basicamente a fonte de todos é a mesma. Aliás, são as declarações da marca.
Qual o TDP a 6ghz???
Vamos ter a notícia acerca da nvidia finalmente capar a performance em tarefas de Mining de Ethereum na RTX 3060?
https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/nvidia-lanca-a-linha-cmp-destinada-em-exclusivo-a-mineracao-de-criptomoedas/
Estes processadores não são de PCs, são para mainframes e a máquina de entrada de gama (só CPU sem storage e restante enxoval) começa nos 150.000 €.
Em resposta à irrelevância apontada pelo LWR, apontava apenas o crescimento de 60% no negócio mainframe da IBM em 2020, contra 23% da cloud. É importante perceber que nem todos os computadores são PCs e, quando é necessária potência, segurança e resiliência …
Boa tarde, Pplware (Marisa + Vítor M.).
Antes de mais, gostaria de vos dizer que desempenham um papel importante a nível nacional de notícias de tecnologia. Nem sempre comento. Mas leio-vos bastante. Até nas flame wars (Android iOS).
Sobre este assunto em particular, despertou o meu interesse. E é impressionante como a maioria das pessoas desconhece o que está fora do circuito “caseiro” (*x86). O mundo dos Mainframes passa ao lado. Pasme-se que ainda há bastantes empresas a usar AS400. E a os sys admin estão a ultrapassar os 50 anos de idade. Há falta de know-how. E são pagos a peso de ouro! A série “Z” usa maioritariamente o “IBM i”.
Obrigada 🙂 De facto é cada vez mais importante trazer notícias e temas que foram ficando esquecidos devido à quantidade de outras áreas que foram surgindo. Mas que continuam a ser tão o mais importantes 🙂
Verdade 🙂 Obrigado
Já Nao paga assim tao bem, as400 mais frequentes são na banca e já tem acordos com a ibm para o suporte, tipicamente os ordenados não vão além dos 4000 euros brutos, algo banal para um sys admin senior nos dias que correm.