Quantcast
PplWare Mobile

TSMC diz que o fabrico de 3nm superou as expetativas e chegará antes do esperado

                                    
                                

Fonte: MyDrivers

Autor: Marisa Pinto


  1. Viviano says:

    3nm para o iphone 13 e o chip m1x. So de pensar que a intel ainda esta nos 14nm e a apple ja esta nos 3nm ui

    • eurodoid says:

      O m1x e iPhone 13 vão sair antes do 3nm estar disponível. É dito que produção em massa a 3nm só começa em 2022.

    • Thomas says:

      Parece que para alguns o a medida do chip ja é requerimento para montar um pc ….
      “nm” nao é tudo. Sim intel esta nos 14nm, mas vao sempre fazendo “upgrades” ao design e vao sacando performance. Por mim até poderiam fazer em 28nm, é uma forma melhor de dissipar o calor e tudo. Desde que haja ganhos é o que intressa! O “nm” é marketing.
      Pois para mim nao me intresas se é 1nm ou 90nm desde que tenha a performance!

      • David Guerreiro says:

        Marketing não. É física.

        • acs says:

          Por acaso já alguns anos que é puro markting. Os 3nm da TSMC é tipo um 7nm+++. Idem para o 5nm que é um 7nm+. Procura no goolge ou youtube e ecnontras varios videos a explicar.

          • eurodoid says:

            lol.
            Por onde começar… sendo verdade que um 10nm duma empresa não é equivalente ao 10 nm de outra empresa em termos de densidade, a observação que fazes em que tentas fazer a equivalência do 7nm com 3nm e 5nm ao mesmo tempo, não faz sentido.
            7nm ou um 7nm+++ teriam sempre a mesma escala, são apenas versões diferentes do processo de fabrico, uma mais optimizada do que a outra, permitindo obter alguns ganhos marginais em eficiência. Se assumes que 7nm é equivalente a 5, então 7nm+++ não pode ser equivalente a 3nm.

      • José Fonseca Amadeu says:

        nm inferiores importam para reduzir consumos e dissipaçao de calor, em equipamentos que funcionem a bateria e tenham pouca margem para refrigeração activa, faz todo o sentido, e aí a intel está a ficar para trás, ao que tu chamas marketing quem percebe chama evolução.

      • eurodoid says:

        Thomas se fizeres o mesmo processador a 28nm (mantendo o resto idêntico) vai automaticamente aumentar o consumo e calor produzido, é uma questão de física.
        Não é nenhuma forma de dissipar melhor o calor.

      • PGomes says:

        É preciso ter em conta que a Intel define os seus “nm” de forma diferente da TSMC e Samsung.
        Aquando dos 20nm, a TSMC fez o salto para o sistema FinFet. Mas para diferenciar mais este processo, decidiu aldrabar um bocado e chamou-lhe de 16 nm. Isto apesar de os transístores nestes 16nm FinFet terem dimensões muito semelhantes ao processo de 20nm planar. A Samsung, decidiu acompanhar o TSMC nesta nova nomenclatura.
        Mas a Intel continuou a dar um nome mais próximo da realidade.
        Isto significa que os 10 nm da Intel, são na realidade semelhantes aos 7 nm da Intel.
        E os 7nm Intel, semelhantes aos 10 nm da TSMC.
        Claro que a Intel continua com problemas de yields nos 10 e 7nm, o que causa bastantes problemas à empresa. Mas em termos de dimensões dos transístores, a Intel não está muito atrás. Apenas nos yields.

        • iDroid says:

          Mas a Intel não é alternativa em relação à AMD para quem precisa de 64 núcleos a preços semi-acessíveis.

          • LWR says:

            Mesmo em portateis, os 4800h e os novos 5900h arrasam a intel duma forma impressionante. A unica salvacao da intel sao os ultrabooks mas ai a Apple atacou em força.

          • PGomes says:

            O motivo pelo qual a AMD consegue oferecer tantos núcleos e threads, não tem haver com o processo de fabrico, mas com o sistema de chiplets e Infinity Fabric.

        • LWR says:

          A intel está muito atras em tudo. AMD está uns 2 anos a frente da intel, mas a Apple está 5 ou mais! A intel acredito que se reponha da amd daqui a 4-5anos, mas da Apple duvido que a apanhe. Fanboys a parte, o m1 da apple é a maior revolução nos processadores que ja vi desde os dual core da intel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.