EUA retiraram licenças da Qualcomm e da Intel para impedir o envio de chips para a Huawei
Os Estados Unidos da América (EUA) não estão a dar descanso à China, especialmente às suas empresas. Agora, fontes anónimas informaram que o país revogou as licenças que permitiam o envio de chips para a Huawei concedidas à Qualcomm e à Intel.
As decisões americanas não têm beneficiado a Huawei, que caminha, portanto, no sentido da independência dos componentes e tecnologias dos EUA. Entre o país e a marca chinesa já muita água correu, estando a Huawei a ser, mais uma vez, prejudicada.
Conforme recordado pela imprensa, antes de a Huawei conseguir obter os processadores Kirin 9000s 5G de 7 nm da SMIC para a linha Mate 60 do ano passado, os últimos chips 5G que usou num smartphone importante foram os SoCs Kirin 9000 que alimentaram a série Mate 40 de 2020.
Nesse ano, os EUA mudaram as regras de exportação para que a tecnologia americana para fabricar chips de última geração não chegasse às mãos da Huawei.
EUA querem afastar a Huawei da IA
Entretanto, a Qualcomm conseguiu obter uma licença para enviar versões dos seus processadores Snapdragon para a Huawei, ajustados para não funcionar com redes 5G. Estes chips foram usados para alimentar os smartphones P50 e Mate 50 de 2022, e o P60 do ano passado. Agora, os EUA estão a tomar medidas.
De acordo com fontes anónimas citadas pela Bloomberg, os EUA revogaram as licenças concedidas à Qualcomm e à Intel que lhes permitiam vender chips à Huawei. Essas fontes disseram que a medida afetará as vendas de chips dos EUA à Huawei para os seus smartphones e computadores portáteis.
Está a bloquear todos os chips vendidos para a Huawei [...] Essas são duas empresas que sempre nos preocuparam por estarem um pouco próximas demais da China.
Disse Michael McCaul, House Foreign Affairs Committee Chairman dos EUA, confirmando a revogação das licenças e revelando que a ideia é impedir a China de desenvolver Inteligência Artificial (IA) avançada.
Além disso, os EUA estarão a considerar a possibilidade de aplicar sanções a seis empresas chinesas, por recearem que possam estar a fornecer chips à Huawei.
Avaliamos continuamente como os nossos controlos podem proteger melhor a nossa segurança nacional e interesses de política externa.
Afirmou McCaul, numa declaração recente.
Entretanto, a Qualcomm partilhou que os seus negócios com a Huawei estão a enfraquecer, sendo hoje muito limitados. Aliás, a americana espera, em breve, não vender nenhum chip à chinesa.
Estão cismados…
Isto um dia vai correr mal para os EUA.
Sei que a China pode ser isto ou aquilo, mas o que fazem com a huawei é poramente económico, pois estava a crescer, qualquer dia vai a xiaomi levar por tabela.
Não, não vai. Há 21 porta aviões no mundo, 11 são dos EUA, os restantes 10 estão dispersos por países UE, UK, Índia e China…é uma diferença muito grande
Eu nem se quer estava a referir à Guerra!
O problema das guerras são das próprias pessoas que pensam logo nelas…..
Freak, atenção que acabou de sair para testes em alto mar o mais recente porta aviões chinês, o Fujian.
Segundo li por aí aquilo é top.
Portanto, depois de fazerem este irão fazer mais.
Luís Silva, ando a dizer isso há anos…
Mas agora já vão tarde, a Huawei pode fazer tudo sozinha
Qualquer empresa que ameaça o monopólio americano leva logo com sanções.
Por mim, não quero nada dessa gente ou pelo menos não lhes dou dinheiro a ganhar.
Todo software que uso é gratuito…
Esta situação tem a ver com a perda de mercado da Apple. Anteriormente era a nível mundial e agora está a ser a nível da China. A Apple desceu de 1º para 5º no top de vendas. Um dia deste uma empresa compra a Foxconn e diz que não há mais produção de chips para a Apple e depois vamos ver. Só esquemas protecionistas.
Vejam o exemplo dos carros. Enquanto foi bom podiam vir agora já colocam em causa a economia, já querem restrições. Enquanto deu jeito produzir a custos baixíssimos na China e manter preços elevados cá, tudo bem…. agora as coisas estão a mudar e já não pode ser.
…Luta de potências.
Resolvem fácil, há muitos outros com capacidade para fazer a integração. Pegatron é mais um exemplo. Além do mais, a Apple já está a deslocalizar produção para a Índia.
É a segurança nacional da hipocrisia, levando os vassalos atrás!
Espero bem que o Bidé ganhe as eleições… Nem que seja como a ultima vez.
Os EUA acabaram com a EU á boleia.
China e Russia estão muito à frente
Isto já estava a correr mal para os EUA agora estão lixados. Se não voltarem atrás a China vai impedir a venda de Iphones entre outros produtos de empresas americanas.
Nirelle, só ainda não o fizeram porque ainda há fábricas de Aifones na China.
No dia em que saírem não vendem nem um em território chinês.
Sanções a empresas chinesas por fornecer para empresas chinesas?!
Tudo isso por inveja. Só eles é que podem
Assim se vê quem são os EUA
Pobre europa, a olhar.
De Portugal já querem ficar com o litio
Os EUA são tóxicos para mundo, sempre o foram provocando guerras por todo o planeta para delas tirarem partido, agora que com mérito a China e não só d lhes faz frente estão raivosos, impondo e obrigando os tristes criados da UE a impor sanções a tudo o que mexe.