Driver da Nvidia remove o limite para mineração imposto… pela Nvidia
A nova placa gráfica GeForce RTX 3060 foi recentemente lançada e trouxe uma novidade que não agradou aos adeptos das criptomoedas. A Nvidia bloqueou o desempenho deste equipamento para barrar a capacidade e performance na atividade de mineração das moedas digitais.
No entanto, muitos esperavam que este limite fosse desbloqueado pelos utilizadores. Mas, curiosamente, este bloqueio fica desativado com o recente driver da própria Nvidia.
Se não está a par do que estamos a falar, vamos fazer um breve resumo da situação. Uma vez que os gamers não estão a conseguir comprar placas gráficas Nvidia devido sobretudo à compra destas GPUs para a mineração de criptomoedas, a fabricante tomou uma decisão.
Em primeiro lugar anunciou um chip exclusivo para a mineração, o Nvidia CMP. Além disso, também limitou a taxa de hash nas novas gráficas GeForce RTX 3060 de forma a quebrar o seu desempenho para a extração das moedas digitais. No entanto, na semana passada noticiámos que, supostamente, alguns hackers já teriam conseguido desativar este limite nas RTX 3060.
RTX 3060: driver da Nvidia remove o limite de hash imposto pela Nvidia
Pode parecer estranho, mas, curiosamente, o limite imposto pela Nvidia para que a gráfica GeForce RTX 3060 não apresentasse o melhor desempenho na extração de criptomoedas foi agora desbloqueado pela própria Nvidia.
O desbloqueio é então conseguido através da instalação de um driver específico disponibilizado pela própria marca. Trata-se da atualização Nvidia GeForce 470.05 e foi distribuída para programadores através da plataforma Windows Insider.
De acordo com o site ComputerBase, basta apenas a instalação do driver para garantir a mineração da Ethereum a um nível máximo. E nem é necessário atualizar a BIOS.
No entanto, ainda está por determinar se esta foi uma decisão consciente da Nvidia, ou somente um erro técnico.
Seja como for, quem minera tem então aqui uma porta aberta de oportunidades com o poder da GeForce RTX 3060. Ou seja, basta instalarem a versão 470.05 do driver e ignorar outras atualizações.
Curiosamente este facto também contradiz Bryan del Rizzo, Diretor de Relações Públicas da Nvidia que afirmou que o limite não estava apenas relacionado com drivers.
Hi Ryan. It's not just a driver thing. There is a secure handshake between the driver, the RTX 3060 silicon, and the BIOS (firmware) that prevents removal of the hash rate limiter.
— Bryan Del Rizzo (@bdelrizzo) February 19, 2021
Por sua vez, Rizzo explicou que o bloqueio consiste numa união entre o driver, a placa e a BIOS.
Este artigo tem mais de um ano
Vocês estão atrasados. Já veio a notícia de que essas fotos não são de mineração de Ethereum mas de uma outra moeda que não está limitada. A limitação é na BIOS e não há driver que resolva.
Esta notícia é nova e a NVIDIA já confirnou que este driver remove o limite – https://videocardz.com/newz/nvidia-confirms-it-accidentally-released-a-driver-without-rtx-3060-ethereum-hash-rate-limitier
Metam ou tirem, limitem ou não limitem… quem pára os scalpers?
Eles param por si só quando já não for rentável minerar…até ao próximo boom.
iDroid, quando já não for rentável minerar, o investimento está mais que pago. By far.
E o material vende-se em segunda mão. Há sempre quem precise de comprar uma gráfica ou uma board…
Porquê parar quem minera? Não roubei ninguém. Comprei as minhas placas gráficas, pago as minhas rigs e a minha conta de eletricidade.
Isto tudo é uma palhaçada por parte da Nvidia. Queriam publicidade gratuita e foi isso que conseguiram.
Exactamente. A nVidia mentiu aos jogadores.
Já toda a gente sabia que era apenas uma questão de tempo para a solução “unhackable” da NVIDIA ser batida e aconteceu exatamente como o Linus do LTT disse, alguém “indevidamente” irá libertar um versão do driver sem o limite.
O QUÊ?
All about money, just money.
Vivemos num mundo sujo, onde não existe dinheiro limpo
O driver já foi removido e foi libertado de forma inadvertida.
Pode ter sido “removido”, mas nunca deixará de existir. Uma vez na Internet, sempre na Internet.