Quantcast
PplWare Mobile

Deveriam as fabricantes limitar a compra de hardware para minerar criptomoedas?

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. EC says:

    Na perspetiva do fabricante claro que não! Pare quê limitar se vendem que nem pãozinhos quentes?!

    O que o consumidor pode fazer é comprar um PC já com placa gráfica incluída e mesmo assim é difícil de encontrar – os mineradores já até estão montar quintas com portáteis com RTX30 por causa da escassez das placas PCIe

    • scp says:

      As placas gráficas vendem-se todas mesmo sendo para os jogadores/trabalho. A perspetiva do fabricante deveria ser proteger e aumentar os seus consumidores e não todas as gpus irem para uma indústria específica onde apenas poucas pessoas lhes dão uso em comparação com a diversidade e número de jogadores e profissionais.

  2. Zeze says:

    Sou totalmente averso ao Mining, no entanto não vejo razão alguma para que os fabricantes limitem a venda, até porque não são eles que vendem ao consumidor. Uma empresa tem como objetivo o lucro, portanto porquê limitar quando a procura é tanta que não há material para todos? O Governo só tem é que taxar fortemente os exchanges de criptomoedas em sede de IRS e acaba-se a palhaçada da febre e o lucro ridículo.

    • oiiiii says:

      “palhaçada da febre e o lucro ridiculo”???? aprofunda sff

      • iDroid says:

        O que o Zeze quis dizer, penso eu, é que há profissionais que precisam de usar activamente as placas gráficas para trabalhos criativos. A mineração é um processo passivo, que é muitas vezes transiente, tal como aconteceu em 2017/2018.

        • Toni da Adega says:

          Existe falta de certos CPUs. Vamos banir aos gamers e vender somente a quem utiliza a nivel profissional?

          • iDroid says:

            Aqui a questão não é deixar de vender a um grupo de pessoas para só vender a outro. É existir quotas.

          • Toni da Adega says:

            Ao existir quotas estão a banir a venda. Se só for permitida a venda um determinado número a determinado grupo então estão a banir a venda aos restantes clientes desse grupo.
            E o cliente ocasional em que grupo está? E um games profissional em que grupo está? E um estudante?

          • Rui Costa says:

            iDroid, como é que eu deveria prestar provas, de que a grafica que eu preciso é para uso profissional, mineração ou gaming?

        • RPG says:

          Essas placas gráficas praticamente todas as lojas têm stock, as típicas nVIDIA QUADRO não são boas para mineração, e fáceis de obter.

      • Zeze says:

        É uma autêntica palhaçada onde impera a desmesurada ganância, associada ao desespero pelo lucro rápido!
        Assim que for taxado o hype vai-se e só fica quem realmente tiver a disponibilidade e interesse em arriscar, como em qualquer produto financeiro e não o comum Zé da Esquina que não sabe o que é um cabo VGA, mas ouviu falar, viu uns tutoriais e foi a correr à loja mais próxima, OLX, Ebay e Amazons, comprar 20 RTX 3000 só porque está na moda e o vizinho, o gato, o cão e a amante também tem!

        • oiiiii says:

          O pessoal não é taxado quando compra a placa?? não é taxado na electricidade que paga?? Não foi taxado no computador que comprou???
          Já agora quantas pessoas conheces que tiveram lucro rápido??
          Esse aprofundamento para mim foi pouco especifico

    • Redin says:

      Alem de ser um fenómeno mundial, iriam mandar fechar qual?
      Aqui em Portugal não existe nenhuma e tal momo o Oiiiii pergunta, aprofunda essa linha de pensamento p.f.

    • GFan says:

      O Governo devia era taxar os invejosos como o Zeze (pois esses não podem ver ninguém a singrar na vida que começam logo a destilar ódio) e devia-se preocupar em arranjar empregos, invés de taxar tudo e todos, já não basta as taxas que temos para tudo e para nada, e depois ademiram-se de Portugal ser o país mais POBRE da união europeia. POBRE monetariamente e financeiramente como também POBRE de espirito.
      Certos comentários envergonham-se de ser Português.

      • oiiiii says:

        Mesmo, Portugal- o país onde consegues ter impostos sobre impostos, ridículo, mas disso já não se queixam, só se queixam quando alguém tenta ganhar dinheiro de uma maneira que eles não o sabem fazer

  3. David Guerreiro says:

    Isso de limitar, é uma lógica de mercado socialista. O fabricante tem um produto, tem procura, não interessa se uma pessoa compra tudo, ou se é vendido a 500 pessoas diferentes. Aquilo que o fabricante deveria fazer é aumentar a produção para responder à procura, a isso chama-se lógica de mercado. Uma placa gráfica para jogar não é um bem essencial, como um medicamento, logo ninguém morre por falta dela. Claro que é chato para quem quer fazer um equipamento de gaming e quer uma gráfica RTX série 3000, mas é assim a vida.

    • Karl Marx Nunca Trabalhou says:

      Concordo

    • iDroid says:

      E para quem precisa de placas gráficas para trabalhos criativos?

    • Hugo Nabais says:

      Excatamente!

    • JCFB says:

      Exato. Disseste tudo

    • Filipe says:

      Como te contradizes… Esta malta de esquerda… Eu explico: primeiro “Aquilo que o fabricante deveria fazer é aumentar a produção para responder à procura[…]” e depois “Uma placa gráfica para jogar não é um bem essencial […] logo ninguém morre por falta dela.” Então para mining e lucro absurdamente fácil já é essencial?
      Caso eu precise de uma gráfica recente para processamento no meu trabalho não consigo encontrar porque os meninos compram tudo para terem lucro fácil e fazerem esquemas de pirâmide para mais lucro fácil.

      Não deviam limitar. Deviam impedir. Com o impedir quero dizer que para comprares um equipamento para mining devia existir lei e regulamentação. Isso levaria a que existam aparelhos específicos para mining, em vez de comprarem uma coisa qualquer. Existir impostos e taxas como para qualquer coisa que gere dinheiro.

      Neste momento, o mundo do mining e cripto é uma espécie de “Alentejo Sem Lei” em que toda a gente faz o que quer, quando quer.

      • Matrix says:

        Meu deus! fico tão chocado com a falta de informação e tentativa de lavagem cerebral! Fico chocado com as perguntas que vocês fazem aqui na pplware! que triste fico! 🙁
        Fiquem todos sabendo que o grande mal de Portugal é mesmo este que a pergunta que é feita neste post denota. Sim, o socialismo! Inacreditável como é que passados quase 50 anos ainda não percebemos isto….

        • Zeze says:

          Não há falta de informação, isto é muito simples, queres minerar vai em frente, força, mas PAGAS imposto como em qualquer outro instrumento financeiro! Eu se não quiser minerar não tenho de ser prejudicado! E o que acontece é que há muito consumidor prejudicado por ex por falta de produtos/componentes devido à febre do mining, que enquanto for altamente lucrativo estará sempre em expansão e como tal a prejudicar quem não minera.

          • GFan says:

            Esta discussão claramente não é por causa de uma “gráfica recente para processamento no meu trabalho” óbvio.
            Até porque os profissionais das artes gráficas utilizam maquinas desenhadas para esse efeito, que é o caso dos computadores Apple.
            E tanto quanto sei ninguém utiliza computadores Apple para minerar

            @Zeze isto não é uma ditadura! E a inveja é um pecado mortal sabias?

            Só se preocupam em taxar taxar taxar, Portugal é o país mais pobre da união europeia à conta de taxos e taxinhas.

          • wave says:

            A questão aqui quer-me parecer que não é bem o facto de querer uma grafica para o pequeno consumidor, mas sim querer que os “grandes” consumidores sejam taxados à força toda…
            Se são assim tão defensores de taxas, convido-vos a olharem bem para um talão de abastecimento de combustivel para verem bem quanto são as taxas.
            O Portugues comum nao paga taxas suficientes já? Iva eletricidade, IMI (um imposto que se paga de algo nosso), contribuição audiovisual (quem nao tem tv tambem paga), e tantos outros…
            Não concordo num mercado desregulado, mas concordo num mercado mais justo, com menos taxas sobre o nosso dinheiro, no caso do criptomarket este só vale aquilo que uns ou outros querem pagar, mais nada.

      • oiiiii says:

        E quem te diz a ti que compraram para minning?

    • Ola says:

      E os recursos do planeta necessários?

    • GFan says:

      +1

      Basta de xuxialismo, Portugal já é POBRE o suficiente, somos o país mais pobre da união europeia à conta de politicas de mercado xuxialistas.

  4. Miguel says:

    Estamos na China ou na Rússia?
    Sou a favor do mercado livre.

  5. Hélio Musco says:

    Dever, não. Mas não ficava nada mal implementar uma medida que desse a oportunidade a mais consumidores.

  6. Redin says:

    Por acaso um comprador terá obrigatoriamente de dizer quais os motivos para a compra de uma placa grafica?
    Se eu disser que quero comprar 500 seria para satisfazer o pedido de varias pessoas que me incumbiu essa tarefa.

  7. Daniel says:

    A meu ver, existindo este nicho de negócio seria de todo rentável alguma empresa criar placas próprias de mineração…

    • David Guerreiro says:

      E o investimento em R&D? E o tempo que demora até teres um produto pronto para entrar no mercado? Já para não falar depois da capacidade de produção.

    • wave says:

      Existem coisas similares como Asic miners e também existem gráficas dedicadas ao mining. A vantagem de gráficas “normais” é tambem o lucro que dá na revenda todas as novas gerações…
      Estas empresas/ pessoas individuais, que fazem isto, digo eu que renovam quase todo o inventário a cada geração ou 2 gerações. Ora se fosse um Asic miner quem quer comprar algo que consome a mesma energia e produz menos mesmo a preços mais reduzidos? Já uma 2080 acho que ninguem se importava de ter no seu setup…

    • Antero Rodrigo says:

      Concordo…, atualmente a NVidia e a Amd têm duas gamas de gráficas destintas a serie Geforce (gaming) e a serie Quadro (profissional ex: RTX 8000), mas ambas podem fazer o que a outra faz, mas como o driver for feito especifico para aquela tarefa tem melhor desempenho.
      Acho que os fabricantes deviam fazer uma serie para mining com drivers próprios.

  8. Toni da Adega says:

    Para controlar se alguem possuia X numero de placa grafica entao teria que existir uma base de dados com as informacoes de cada um de nós detalhando o equipamento que possuimos. Essa mesma BD deveria ser actualizada mesmo no caso de compra e venda de equipmento usado (tanto vendedor como comprador).

    Para limitar a utilizacao a unica forma é ter no sistema um software que envie para os fabricantes informacaoes detalhadas de como o sistema é utilizado. E há que ter em conta que é necessario aceitar que os fabricantes podem desativar os sistemas remotamente.

    Se aceitam que os fabricantes tenham total acesso e controlo aos nossos sistemas entao votem que devem limitar qual o uso que se dá ao ás graficas.

  9. VV says:

    O tabaco mata.
    Deveria os fabricantes limitar a compra a 1 maço por semana?

    ¯\_(ツ )_/¯

  10. adbu says:

    Só quando a mineração não compensar é que deixam de fazer isso

  11. Vidal says:

    Deveriam era proibir essa palhaçada da mineração, porque os abutres dos Políticos a nível global só sabem criar impostos em cima de todo o pobre que mal consegue ter um carro podre para poder ir trabalhar com a desculpa/mania da poluição, e então agora esta destruição de recursos elétricos e consequente aquecimento global que isso provoca, aí estão-se marimbondo como se nada estivesse a acontecer.

  12. Jonas says:

    A mineração parece-me um processo que recurso uma quantidade de recursos excessiva. O valor gerado é superior aos custos da mineração (energia electrica consumida) ?

  13. Ze Duarte says:

    Melhor ainda era fazer graficas dedicadas para mining, que provavelmente teriam menos componentes, logo mais baratas (não precisam de saída de vídeo por exemplo), e deixar as outras para quem realmente precisa.

  14. Samuel MG says:

    Deveriam limitar pois isso leva a mineração de recursos como o silício entre outros. Recursos que são necessários para equipamentos de saúde (inclui-se os pacemakers) , smartphones, etc.

    • adbu says:

      Não há problema com o silício pois ” O silício é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, perfazendo mais de 28% de sua massa” o que acontece é que as fabricantes de chips não conseguem acompanhar a procura

  15. Luis says:

    Quando o preço do ETH desvalorizar de novo, vão ver ai muita placa usada ao desbarato em sites de classificados.

  16. Rafael says:

    Desenvolvam uma placa somente para mineração !

  17. Kryptokid says:

    é claro que existe aqui muitos que fazem mining e os scalpers a vender 2/3 vezes acima do preço a QUEM PRECISA…. tenham vergonha com desculpa do “mercado livre e outras tangas”…. sim devia de haver limitações, regulamentação e IMPOSTO SOBRE O DINHEIRO GENERADO POR ESTE MEIO… mas não “meu umbigo e ganancia” é acima do resto. Deixa-me comprar quantas posso para fazer dinheiro fácil no meio que tem o fedor de posi-scheme/pyramid scheme e outros 200/300% lucro no olx, ebay’s etc a vender a quem precisa e esta desesperado…. sim tem imensa gente que precisa de gpu’s para seu ganha pão (sim e sua familia) e muito mais numa pandemia a trabalhar em casa…. e não EU NÃO SOU DE ESQUERDA LMAO…. regulação, quotas, impostos…. é tempo de parar abusos e a impunidade neste “sector” de oportunistas, egoistas…. querem fazer dinheiro, tudo bem, mas tem de serem sujeitos a regras tal como todo os outros que TRABALHAM e tem um rendimento… “AH MAS PODEM PRODUZIR MAIS E RESOLVE-SE TUDO xD” Isto é de rir as gargalhadas, sim podem fazer mais e eles compram AINDA MAIS PARA MINING… xD

    • oiiiii says:

      explica me como se fosse muito burro como resolverias o problema?

    • Matrix says:

      Não me importava de pagar impostos em Portugal se:
      Tivesse uma saúde a funcionar
      Tivesse boas escolas com professores motivados e alunos consequentemente
      Tivesse uma justiça sem ser só para os ricos e lenta
      Poderia continuar com esta lista mas…
      Sério, não me importaria nada de pagar. O que se passa é que nada mas mesmo nada disto funciona em Portugal… E tu não és ninguém para dizer que dinheiro gerado por mining é dinheiro fácil, isso denota total ignorância. Fazer uma máquina (a cima de 3 GPUs) não é para todos, tens que ter já uma considerável bagagem… Mas sabes? Tens grande investimento inicial, estás exposto a um risco brutal e tens que perceber muito bem o que estás a fazer. Enganas-te redondamente se pensas que é dinheiro fácil. regulamentação… Fases-me rir com a tua vaidosa ignorância. Não é por usares palavras que tu nem sequer entendes como ponzi-schemes que o teu argumento ganha razão. O teu discurso nem é de esquerda o teu discurso é, só, bem português. É tão português como a última quadra do livro dos lusíadas de Luís Vaz de Camões.(https://oslusiadas.org/x/156.html#_)

  18. Sardinha Enlatada says:

    E a loucura lol. Mas de facto nao ha forma de saber quem adquire as placas que uso lhe vao dar. Nao ha forma de controlar isso. O que mexe muito na oferta e procura de mercado.

  19. Zeze says:

    Simples!
    GPU’s com segmentos:
    -Mining
    -Standard/Gaming
    -Professional

    Onde no segmento Standard/Gaming “só tem” de arranjar forma de capar fortemente o Hashrate e em sentido inverso dotar o segmento Mining só com 1 saída de vídeo (baixa resolução) e optimizando para o melhor Hashrate possível.

    Assim a haver shortages será nos modelos Mining, não afetando os outros consumidores a nível de stock e PRINCIPALMENTE em preço!

  20. Ze says:

    eles deviam lemitar sim o povo necessita mais que os mamões mas bonito as minerações de criptomoedas estão a mamar energia eu quero ver quando tudo andar a carregar os carrinhos hahaahah vai ser bonito vai

  21. Pedro Ferreira says:

    hahahahaha

    Dizer que a falta de GPU é culpa da mineração é não enxergar um palmo de mão na sua frente.

    Vocês não tem lido as noticias sobre um tal de covid que por causa de confinamentos e mais confinamentos provocou a falta de muitos outros produtos e não só as das placas de vídeo?
    Não tem que limitar nada, nem VGAs, nem cervejas, nem vinhos, nem nada.

  22. André says:

    Comprador: Bom dia, tem RTX serie 30 para venda?
    Vendedor: Sim tenho, é para mining?
    Comprador: Se for para mining qual é a diferença?
    Vendedor: Não lhe posso vender.
    Comprador: Então nao é para mining! Venda-me 20 RTX 3080 sff
    Vendedor: Aqui tem.

  23. Mario Valente says:

    Eu preciso de 16 GPU AMD 5700 mas nao tem nada a ver com mining, preciso delas para jogar Enemy Territory num video wall 4×4. Juro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.