Deveriam as fabricantes limitar a compra de hardware para minerar criptomoedas?
As criptomoedas estiveram um pouco na sombra nos últimos anos. No entanto, desde há alguns meses para cá valorizaram bastante e, assim, voltaram a tornar-se num dos temas mais populares da atualidade. Mas essa realidade tem provocado uma escassez de equipamentos destinados à mineração, o que deixa alguns consumidores frustrados por não conseguirem adquirir uma unidade, por exemplo, de placas gráficas mais recentes.
Neste sentido, na nossa questão desta semana queremos que nos diga se as fabricantes deveriam limitar a compra de hardware para minerar criptomoedas. Participe!
Deveriam as fabricantes limitar a compra de hardware para minerar criptomoedas?
Neste momento um Bitcoin (BTC) vale quase 40 mil euros, enquanto que um Ethereum (ETHER) vale perto de 1.500 euros. Portanto, estamos a falar de valores elevados e bastante aliciantes que motivam o frenético interesse pelos utilizadores pela mineração de criptomoedas.
Já aqui falámos de vários exemplos dessa loucura quase descontrolada na busca de moedas digitais. Um deles foi a descoberta de um sistema com 78 placas gráficas GeForce RTX 3080 capaz de minerar o equivalente a 128 mil dólares por ano. Foi também notícia que uma empresa anónima comprou 20 mil máquinas para minerar Bitcoins na Sibéria. Mais recentemente demos ainda conta que alguns cibercafés asiáticos se estão a transformar em sistemas de mineração de criptomoedas.
Devido então a esta crescente prática de mineração, há já locais no Irão que sofrem cortes de luz.
Mas a grande consequência está na escassez de hardware, o que tem levado também à procura por portáteis com as novas GeForce RTX 30. Assim, quem pretende hardware para outros fins que não a mineração, está a deparar-se com uma tarefa complicada. Isto porque ou não há stock, ou as unidades que ainda existem estão muito mais caras do que o preço inicial.
Alguns consumidores defendem que a solução para este problema passaria pelas próprias fabricantes que deveriam intervir e limitar a compra em massa destes equipamentos. Desta forma, diga-nos qual a sua opinião sobre este assunto.
Participe na nossa questão desta semana
Deveriam as fabricantes limitar a compra de hardware para minerar criptomoedas?
Obrigado pela vossa participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com
Este artigo tem mais de um ano
Na perspetiva do fabricante claro que não! Pare quê limitar se vendem que nem pãozinhos quentes?!
O que o consumidor pode fazer é comprar um PC já com placa gráfica incluída e mesmo assim é difícil de encontrar – os mineradores já até estão montar quintas com portáteis com RTX30 por causa da escassez das placas PCIe
As placas gráficas vendem-se todas mesmo sendo para os jogadores/trabalho. A perspetiva do fabricante deveria ser proteger e aumentar os seus consumidores e não todas as gpus irem para uma indústria específica onde apenas poucas pessoas lhes dão uso em comparação com a diversidade e número de jogadores e profissionais.
Sou totalmente averso ao Mining, no entanto não vejo razão alguma para que os fabricantes limitem a venda, até porque não são eles que vendem ao consumidor. Uma empresa tem como objetivo o lucro, portanto porquê limitar quando a procura é tanta que não há material para todos? O Governo só tem é que taxar fortemente os exchanges de criptomoedas em sede de IRS e acaba-se a palhaçada da febre e o lucro ridículo.
“palhaçada da febre e o lucro ridiculo”???? aprofunda sff
O que o Zeze quis dizer, penso eu, é que há profissionais que precisam de usar activamente as placas gráficas para trabalhos criativos. A mineração é um processo passivo, que é muitas vezes transiente, tal como aconteceu em 2017/2018.
Existe falta de certos CPUs. Vamos banir aos gamers e vender somente a quem utiliza a nivel profissional?
Aqui a questão não é deixar de vender a um grupo de pessoas para só vender a outro. É existir quotas.
Ao existir quotas estão a banir a venda. Se só for permitida a venda um determinado número a determinado grupo então estão a banir a venda aos restantes clientes desse grupo.
E o cliente ocasional em que grupo está? E um games profissional em que grupo está? E um estudante?
iDroid, como é que eu deveria prestar provas, de que a grafica que eu preciso é para uso profissional, mineração ou gaming?
Essas placas gráficas praticamente todas as lojas têm stock, as típicas nVIDIA QUADRO não são boas para mineração, e fáceis de obter.
É uma autêntica palhaçada onde impera a desmesurada ganância, associada ao desespero pelo lucro rápido!
Assim que for taxado o hype vai-se e só fica quem realmente tiver a disponibilidade e interesse em arriscar, como em qualquer produto financeiro e não o comum Zé da Esquina que não sabe o que é um cabo VGA, mas ouviu falar, viu uns tutoriais e foi a correr à loja mais próxima, OLX, Ebay e Amazons, comprar 20 RTX 3000 só porque está na moda e o vizinho, o gato, o cão e a amante também tem!
O pessoal não é taxado quando compra a placa?? não é taxado na electricidade que paga?? Não foi taxado no computador que comprou???
Já agora quantas pessoas conheces que tiveram lucro rápido??
Esse aprofundamento para mim foi pouco especifico
Alem de ser um fenómeno mundial, iriam mandar fechar qual?
Aqui em Portugal não existe nenhuma e tal momo o Oiiiii pergunta, aprofunda essa linha de pensamento p.f.
O Governo devia era taxar os invejosos como o Zeze (pois esses não podem ver ninguém a singrar na vida que começam logo a destilar ódio) e devia-se preocupar em arranjar empregos, invés de taxar tudo e todos, já não basta as taxas que temos para tudo e para nada, e depois ademiram-se de Portugal ser o país mais POBRE da união europeia. POBRE monetariamente e financeiramente como também POBRE de espirito.
Certos comentários envergonham-se de ser Português.
Mesmo, Portugal- o país onde consegues ter impostos sobre impostos, ridículo, mas disso já não se queixam, só se queixam quando alguém tenta ganhar dinheiro de uma maneira que eles não o sabem fazer
Isso de limitar, é uma lógica de mercado socialista. O fabricante tem um produto, tem procura, não interessa se uma pessoa compra tudo, ou se é vendido a 500 pessoas diferentes. Aquilo que o fabricante deveria fazer é aumentar a produção para responder à procura, a isso chama-se lógica de mercado. Uma placa gráfica para jogar não é um bem essencial, como um medicamento, logo ninguém morre por falta dela. Claro que é chato para quem quer fazer um equipamento de gaming e quer uma gráfica RTX série 3000, mas é assim a vida.
Concordo
E para quem precisa de placas gráficas para trabalhos criativos?
usa as placas próprias para isso dah.
Excatamente!
Exato. Disseste tudo
Como te contradizes… Esta malta de esquerda… Eu explico: primeiro “Aquilo que o fabricante deveria fazer é aumentar a produção para responder à procura[…]” e depois “Uma placa gráfica para jogar não é um bem essencial […] logo ninguém morre por falta dela.” Então para mining e lucro absurdamente fácil já é essencial?
Caso eu precise de uma gráfica recente para processamento no meu trabalho não consigo encontrar porque os meninos compram tudo para terem lucro fácil e fazerem esquemas de pirâmide para mais lucro fácil.
Não deviam limitar. Deviam impedir. Com o impedir quero dizer que para comprares um equipamento para mining devia existir lei e regulamentação. Isso levaria a que existam aparelhos específicos para mining, em vez de comprarem uma coisa qualquer. Existir impostos e taxas como para qualquer coisa que gere dinheiro.
Neste momento, o mundo do mining e cripto é uma espécie de “Alentejo Sem Lei” em que toda a gente faz o que quer, quando quer.
Meu deus! fico tão chocado com a falta de informação e tentativa de lavagem cerebral! Fico chocado com as perguntas que vocês fazem aqui na pplware! que triste fico! 🙁
Fiquem todos sabendo que o grande mal de Portugal é mesmo este que a pergunta que é feita neste post denota. Sim, o socialismo! Inacreditável como é que passados quase 50 anos ainda não percebemos isto….
Não há falta de informação, isto é muito simples, queres minerar vai em frente, força, mas PAGAS imposto como em qualquer outro instrumento financeiro! Eu se não quiser minerar não tenho de ser prejudicado! E o que acontece é que há muito consumidor prejudicado por ex por falta de produtos/componentes devido à febre do mining, que enquanto for altamente lucrativo estará sempre em expansão e como tal a prejudicar quem não minera.
Esta discussão claramente não é por causa de uma “gráfica recente para processamento no meu trabalho” óbvio.
Até porque os profissionais das artes gráficas utilizam maquinas desenhadas para esse efeito, que é o caso dos computadores Apple.
E tanto quanto sei ninguém utiliza computadores Apple para minerar
@Zeze isto não é uma ditadura! E a inveja é um pecado mortal sabias?
Só se preocupam em taxar taxar taxar, Portugal é o país mais pobre da união europeia à conta de taxos e taxinhas.
A questão aqui quer-me parecer que não é bem o facto de querer uma grafica para o pequeno consumidor, mas sim querer que os “grandes” consumidores sejam taxados à força toda…
Se são assim tão defensores de taxas, convido-vos a olharem bem para um talão de abastecimento de combustivel para verem bem quanto são as taxas.
O Portugues comum nao paga taxas suficientes já? Iva eletricidade, IMI (um imposto que se paga de algo nosso), contribuição audiovisual (quem nao tem tv tambem paga), e tantos outros…
Não concordo num mercado desregulado, mas concordo num mercado mais justo, com menos taxas sobre o nosso dinheiro, no caso do criptomarket este só vale aquilo que uns ou outros querem pagar, mais nada.
E quem te diz a ti que compraram para minning?
E os recursos do planeta necessários?
+1
Basta de xuxialismo, Portugal já é POBRE o suficiente, somos o país mais pobre da união europeia à conta de politicas de mercado xuxialistas.
Estamos na China ou na Rússia?
Sou a favor do mercado livre.
És a favor enquanto estiveres a lucrar com o sistema em vigor, seja livre ou regulado/controlado.
+1
Dever, não. Mas não ficava nada mal implementar uma medida que desse a oportunidade a mais consumidores.
Por acaso um comprador terá obrigatoriamente de dizer quais os motivos para a compra de uma placa grafica?
Se eu disser que quero comprar 500 seria para satisfazer o pedido de varias pessoas que me incumbiu essa tarefa.
A meu ver, existindo este nicho de negócio seria de todo rentável alguma empresa criar placas próprias de mineração…
E o investimento em R&D? E o tempo que demora até teres um produto pronto para entrar no mercado? Já para não falar depois da capacidade de produção.
Existem coisas similares como Asic miners e também existem gráficas dedicadas ao mining. A vantagem de gráficas “normais” é tambem o lucro que dá na revenda todas as novas gerações…
Estas empresas/ pessoas individuais, que fazem isto, digo eu que renovam quase todo o inventário a cada geração ou 2 gerações. Ora se fosse um Asic miner quem quer comprar algo que consome a mesma energia e produz menos mesmo a preços mais reduzidos? Já uma 2080 acho que ninguem se importava de ter no seu setup…
Concordo…, atualmente a NVidia e a Amd têm duas gamas de gráficas destintas a serie Geforce (gaming) e a serie Quadro (profissional ex: RTX 8000), mas ambas podem fazer o que a outra faz, mas como o driver for feito especifico para aquela tarefa tem melhor desempenho.
Acho que os fabricantes deviam fazer uma serie para mining com drivers próprios.
Para controlar se alguem possuia X numero de placa grafica entao teria que existir uma base de dados com as informacoes de cada um de nós detalhando o equipamento que possuimos. Essa mesma BD deveria ser actualizada mesmo no caso de compra e venda de equipmento usado (tanto vendedor como comprador).
Para limitar a utilizacao a unica forma é ter no sistema um software que envie para os fabricantes informacaoes detalhadas de como o sistema é utilizado. E há que ter em conta que é necessario aceitar que os fabricantes podem desativar os sistemas remotamente.
Se aceitam que os fabricantes tenham total acesso e controlo aos nossos sistemas entao votem que devem limitar qual o uso que se dá ao ás graficas.
O tabaco mata.
Deveria os fabricantes limitar a compra a 1 maço por semana?
¯\_(ツ )_/¯
Sim. Porque estamos todos a pagar quando algum fumador é internado…
Por essa ordem de ideias muita coisa teria de ser diferente
Sim.
Só quando a mineração não compensar é que deixam de fazer isso
Deveriam era proibir essa palhaçada da mineração, porque os abutres dos Políticos a nível global só sabem criar impostos em cima de todo o pobre que mal consegue ter um carro podre para poder ir trabalhar com a desculpa/mania da poluição, e então agora esta destruição de recursos elétricos e consequente aquecimento global que isso provoca, aí estão-se marimbondo como se nada estivesse a acontecer.
A mineração parece-me um processo que recurso uma quantidade de recursos excessiva. O valor gerado é superior aos custos da mineração (energia electrica consumida) ?
Quer pergunta. Se assim não fosse andava alguém a fazer isto? Para perguntar isto nem parou para pensar e nem o artigo leu.
Não compensa, o pessoal só as mete a minerar para aquecer a casa e tirar a humidade… Enfim cada pergunta!
Melhor ainda era fazer graficas dedicadas para mining, que provavelmente teriam menos componentes, logo mais baratas (não precisam de saída de vídeo por exemplo), e deixar as outras para quem realmente precisa.
Deveriam limitar pois isso leva a mineração de recursos como o silício entre outros. Recursos que são necessários para equipamentos de saúde (inclui-se os pacemakers) , smartphones, etc.
Não há problema com o silício pois ” O silício é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, perfazendo mais de 28% de sua massa” o que acontece é que as fabricantes de chips não conseguem acompanhar a procura
Quando o preço do ETH desvalorizar de novo, vão ver ai muita placa usada ao desbarato em sites de classificados.
Todas mais que fritas já!
Desenvolvam uma placa somente para mineração !
já existe: NVIDIA P106-100
é claro que existe aqui muitos que fazem mining e os scalpers a vender 2/3 vezes acima do preço a QUEM PRECISA…. tenham vergonha com desculpa do “mercado livre e outras tangas”…. sim devia de haver limitações, regulamentação e IMPOSTO SOBRE O DINHEIRO GENERADO POR ESTE MEIO… mas não “meu umbigo e ganancia” é acima do resto. Deixa-me comprar quantas posso para fazer dinheiro fácil no meio que tem o fedor de posi-scheme/pyramid scheme e outros 200/300% lucro no olx, ebay’s etc a vender a quem precisa e esta desesperado…. sim tem imensa gente que precisa de gpu’s para seu ganha pão (sim e sua familia) e muito mais numa pandemia a trabalhar em casa…. e não EU NÃO SOU DE ESQUERDA LMAO…. regulação, quotas, impostos…. é tempo de parar abusos e a impunidade neste “sector” de oportunistas, egoistas…. querem fazer dinheiro, tudo bem, mas tem de serem sujeitos a regras tal como todo os outros que TRABALHAM e tem um rendimento… “AH MAS PODEM PRODUZIR MAIS E RESOLVE-SE TUDO xD” Isto é de rir as gargalhadas, sim podem fazer mais e eles compram AINDA MAIS PARA MINING… xD
explica me como se fosse muito burro como resolverias o problema?
Não me importava de pagar impostos em Portugal se:
Tivesse uma saúde a funcionar
Tivesse boas escolas com professores motivados e alunos consequentemente
Tivesse uma justiça sem ser só para os ricos e lenta
Poderia continuar com esta lista mas…
Sério, não me importaria nada de pagar. O que se passa é que nada mas mesmo nada disto funciona em Portugal… E tu não és ninguém para dizer que dinheiro gerado por mining é dinheiro fácil, isso denota total ignorância. Fazer uma máquina (a cima de 3 GPUs) não é para todos, tens que ter já uma considerável bagagem… Mas sabes? Tens grande investimento inicial, estás exposto a um risco brutal e tens que perceber muito bem o que estás a fazer. Enganas-te redondamente se pensas que é dinheiro fácil. regulamentação… Fases-me rir com a tua vaidosa ignorância. Não é por usares palavras que tu nem sequer entendes como ponzi-schemes que o teu argumento ganha razão. O teu discurso nem é de esquerda o teu discurso é, só, bem português. É tão português como a última quadra do livro dos lusíadas de Luís Vaz de Camões.(https://oslusiadas.org/x/156.html#_)
E a loucura lol. Mas de facto nao ha forma de saber quem adquire as placas que uso lhe vao dar. Nao ha forma de controlar isso. O que mexe muito na oferta e procura de mercado.
Simples!
GPU’s com segmentos:
-Mining
-Standard/Gaming
-Professional
Onde no segmento Standard/Gaming “só tem” de arranjar forma de capar fortemente o Hashrate e em sentido inverso dotar o segmento Mining só com 1 saída de vídeo (baixa resolução) e optimizando para o melhor Hashrate possível.
Assim a haver shortages será nos modelos Mining, não afetando os outros consumidores a nível de stock e PRINCIPALMENTE em preço!
eles deviam lemitar sim o povo necessita mais que os mamões mas bonito as minerações de criptomoedas estão a mamar energia eu quero ver quando tudo andar a carregar os carrinhos hahaahah vai ser bonito vai
hahahahaha
Dizer que a falta de GPU é culpa da mineração é não enxergar um palmo de mão na sua frente.
Vocês não tem lido as noticias sobre um tal de covid que por causa de confinamentos e mais confinamentos provocou a falta de muitos outros produtos e não só as das placas de vídeo?
Não tem que limitar nada, nem VGAs, nem cervejas, nem vinhos, nem nada.
Comprador: Bom dia, tem RTX serie 30 para venda?
Vendedor: Sim tenho, é para mining?
Comprador: Se for para mining qual é a diferença?
Vendedor: Não lhe posso vender.
Comprador: Então nao é para mining! Venda-me 20 RTX 3080 sff
Vendedor: Aqui tem.
Eu preciso de 16 GPU AMD 5700 mas nao tem nada a ver com mining, preciso delas para jogar Enemy Territory num video wall 4×4. Juro.