Fortinet alerta para aumento recorde de ciberataques automatizados com recurso a IA
O Relatório Global sobre o Panorama de Ameaças 2025 da FortiGuard Labs revela crescimento do modelo Cybercrime-as-a-Service na darknet, alimentando um mercado lucrativo de credenciais, exploits e acessos indevidos.
A Fortinet, líder global em cibersegurança e na convergência entre redes e segurança, revelou hoje o seu Relatório Global sobre o Panorama de Ameaças 2025, elaborado pela equipa de inteligência FortiGuard Labs.
Este relatório anual apresenta uma análise abrangente das ameaças ativas durante o ano de 2024, como indicado segundo o modelo MITRE ATT&CK, e destaca a crescente utilização de ferramentas automatizadas e tecnologias de Inteligência Artificial (IA) que estão a reduzir a vantagem tradicional das equipas de defesa.
Fortinet: Principais destaques do Relatório Global sobre o Panorama de Ameaças 2025
- Exploração automatizada atinge máximos históricos à medida que os atacantes estão mais focados em identificar precocemente os alvos mais expostos.
- Os mercados da Darknet alimentam o acesso simples a kits de exploração
- A cibercriminalidade baseada em IA está a aumentar rapidamente.
- Intensificam-se os ataques direcionados a sectores críticos
- Os riscos à segurança da cloud e da IoT aumentam
- As credenciais são a moeda do cibercrime. Em 2024, os cibercriminosos partilharam mais de 100 mil milhões de registos comprometidos em fóruns clandestinos, um aumento de 42% em relação ao ano anterior
Conclusão do CISO: Reforçar as defesas cibernéticas contra as ameaças emergentes
O Relatório Global sobre o Panorama de Ameaças 2025, da Fortinet fornece informações detalhadas sobre as mais recentes táticas e técnicas dos atacantes, ao mesmo tempo que apresenta recomendações prescritivas e informações acionáveis. Concebido para capacitar os CISOs e as equipas de segurança, o relatório oferece estratégias para combater os agentes de ameaças antes que estes ataquem, ajudando as organizações a manterem-se à frente das ameaças cibernéticas emergentes.
O relatório deste ano inclui um “CISO Playbook for Adversary Defense”, que destaca várias áreas estratégicas a privilegiar:
- Transição da deteção tradicional de ameaças para a gestão contínua da exposição a ameaças
- Simulação de ataques do mundo real
- Redução da exposição da superfície de ataque
- Priorização de vulnerabilidades de alto risco
- Aproveitamento da inteligência da dark web
Descubra como os FortiGuard Labs Advisory Services combinam tecnologia de ponta e serviços especializados para ajudar as organizações a fortalecer a sua postura de segurança antes do surgimento de ameaças. Na eventualidade de um incidente, o FortiGuard Labs oferece uma resposta rápida e eficaz e uma análise forense aprofundada para minimizar o impacto e evitar futuras intrusões, proporcionando uma proteção abrangente no atual cenário digital cada vez mais volátil.