Crescimento da AMD no Steam perde força e Intel volta à carga
A AMD e a Intel são as duas empresas gigantes no que respeita ao mercado dos processadores para computador. E apesar de a Intel liderar este setor, a rival tem assumido um papel cada vez mais significativo.
A plataforma Steam revela todos os meses a participação no que respeita aos CPUs que alimentam os PCs que acedem ao seu serviço. E se em maio a AMD conseguia atingir 30% de quota, agora essa conquista já perdeu novamente a força.
Participação da AMD no Steam cai em junho
No final do mês de maio, o Steam revelou que a AMD havia representado 30% do total de processadores para computador que navegam na sua plataforma. Por sua vez, a Intel representava os restantes 70%. Mas o software atualizou agora os dados referentes ao mês de junho e são ligeiramente diferentes.
Segundo os resultados, no mês passado a AMD teve uma quebra de 1,72%, conseguindo então agora uma participação mais baixa do que o mês anterior. Assim, a fabricante representa atualmente 28,53% dos processadores no Steam. Por sua vez, a Intel conquistou a percentagem perdida pela rival, e agora conta com 71,47% de participação.
Nvidia aumenta ainda mais a participação em placas gráficas
Se nos focarmos no gráfico respeitante às placas gráficas, os dados mostram que a Nvidia, como se esperava, continua a liderar isolada. A fabricante de GPUs aumentou a sua participação face a maio de 2021 em 0,46%, representando agora 76,09%.
Neste segmento a AMD também desceu ligeiramente, de 16,18% em maio para 15,19% de quota em junho. Curiosamente a Intel aumentou alguns pontos percentuais, subindo de 8,08% para 8,56%. Já as restantes marcas representavam 0,11% em maio mas passaram agora a assumir 0,16% da participação de gráficas no Steam.
Outros detalhes mostram também que o Windows 10 de 64 bits continua a ser o sistema operativo mais popular, com 90,36% de participação. A maioria tem 16GB de RAM no sistema (47,08%) e a placa gráfica Nvidia GeForce GTX 1060 lidera no computador dos utilizadores (9,59%).
Vamos acompanhando esta tendência dos gamers e esperar pelos resultados apurados durante o presente mês de julho.
O seu computador gaming encaixa neste perfil?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Steam
Vou fazer um comentário que parece ter a ver com esta noticia ( pelo menos em parte ).
Em Dezembro 2020 estive para comprar as “peças” para um novo computador, era baseado em Amd Ryzen, acabei por não comprar por uma manobra manhosa do site vendedor, depois disso desapareceram os ryzen mais baratos com Vega integrada, passaram a ter a oferta Máxima de processadores intel e os ryzen… só mesmo os de alto preço ( não sou de dar mais de 200 euros por um processador ).
Consigo imaginar que em 6 meses o mesmo site e similares , tenham vendido Intel numa proporção descomunal em relação aos Amd.
Nota : são sites portugueses e tenho acompanhado ao longo do tempo a oferta, estando em falta os Ryzen mais em conta mas que dão bem para trabalhar e uns joguitos tb.
Que dramático. Já fiquei com azia!
200 paus por um processador deve ser uma grande maquina lol para ler os emails hahahahaha eu á mais de 20 anos compro intel mas desta vez mudei a intel tem que fazer melhor e mais barato que esta a fazer
Os processadores de 200€ permitem o uso de corretor ortográfico, o que evita dar tanto erro. Os mais caros, pelos vistos não.
fixe qual e o teu corretor? é quanto custa ?
Por 200€ consegues encontrar o Ryzen 5 3600, Core i5 10400 ou 11400F qualquer um destes deles permite uma excelente experiência de jogo quando emparelhados com uma gráfica decente neste momento não precisas de nada mais potente a não ser que estejas à procura do máximo de FPS para jogos online.
Se for para jogar com gráficos no máximo a gráfica continuará a ser o bottleneck do sistema.