Construção da fábrica de 2nm da TSMC bloqueada após avaliação ambiental
A TSMC é a empresa que mais se destaca e que maior importância tem atualmente no segmento do fabrico de chips. Sobretudo num altura em que o mercado atravessa uma acentuada crise de escassez de componentes.
A marca taiwanesa lidera, sem concorrência que a amedronte, o processo de fabrico de 5nm e também os avanços de 3nm. Para além disso, a fabricante também já deu início às pesquisas e preparação da litografia de 2nm. No entanto, segundo as recentes informações, a construção da fábrica destinada a este último processo de fabrico está agora suspensa depois de uma avaliação ambiental.
No início de março deste ano, começámos a ter conhecimento de que a taiwanesa já estaria a dar início às investigações e pesquisas do processo de 2nm. A partir daí começaram a ser mais frequentes as informações sobre o desenvolvimento desta litografia por parte da TSMC. Mas parece que há agora alguns imprevistos que podem condicionar a agenda estimada.
Construção da fábrica de 2nm da TSMC parada devido a avaliação ambiental
De acordo com os novos dados divulgados, a TSMC está a construir a sua nova fábrica dedicada ao processo de fabrico de 2nm no Parque Científico de Hsinchu, em Taiwan. No entanto, o departamento de proteção do ambiente realizou a terceira reunião preliminar do grupo de trabalho que se debruçou sobre os consumos de água, eletricidade e energia e ainda sobre os problemas de limpeza dos resíduos da fábrica.
Mas após mais de 3 horas de deliberação foi decidido que a resolução dos problemas iria necessitar de tratamento especial, o qual estará em desenvolvimento, o mais tardar, até ao dia 31 de agosto.
Desta forma é possível que haja algum risco de atraso na produção dos chips de 2nm. O início da produção experimental desta litografia está pensado para 2023, enquanto que o fabrico em massa deverá acontecer em 2024.
O processo de fabrico de 2nm da taiwanesa será o primeiro a deixar para trás a estrutura do transístor FinFET para abraçar a estrutura GAA. Esta estrutura já será aplicada, no entanto, no processo de 3nm da Samsung Foundry.
Para já não há mais novidades sobre este assunto, pelo que vamos continuar atentos a novos desenvolvimentos.
Este artigo tem mais de um ano
“Lidera sem concorrência”
A samsung é o quê? Lol
“Que amedronte”, não leste tudo?
A TSMC têm concorrência da Huawei e da Samsung ambas já estão a desenvolver chips de 3nm. Portanto já têm concorrência que amedronte 😛
Não penso que amedronte.
santo deus, continuas com a história da Huawei?
A Huawei não tem fábricas para fabricar chips de 3nm, nem sequer a 10nm. Todas as histórias sobre chips a 3nm da Huawei envolvem usar a TSMC para fabricar.
A Huawei não depende mais da TSMC pois tem HiSilicon que os está a desenvolver 😛
eis alguns links:
https://br.financas.yahoo.com/noticias/nova-tecnologia-abre-caminho-para-221823914.html
https://www.chinadaily.com.cn/a/202106/10/WS60c14dcda31024ad0bac4b10.html
Eis mais um link (desta vez com info que clarifica e suporta o que eu disse):
https://www.verdict.co.uk/huawei-hisilicon-chip-unit/
santa paciência! Mas será que não entendes que a HiSilicon apenas desenha chips, não faz o fabrico dos chips! Para fabricar os chips contrata outras empresas (como a TSMC)! Essa informação até está nas notícias que dás (FABLESS).
Lê isto:
“A Huawei insiste que manterá seu braço de fabricação de chips, HiSilicon, mesmo que isso não seja lucrativo.”
Contra factos não há argumentos!! Não vale a pena dizeres que precisa!!
Samuel MG, nenhuma das notícias que deste diz tal coisa no sentido de que a HiSilicon tem fábricas… aliás essa notícia começa por enunciar que não tem fábrica (FABLESS).
Vê se entendes, a HiSilicon nunca fabricou um SoC na sua vida, tal como a Qualcomm, Apple, Nvidia, etc, nunca fabricaram! Faz um pouco de pesquisa sobre a natureza da HiSilicon, e deixa de vir com o disparate de que a Huawei tem capacidade própria para fabricar a 3nm, porque não tem, e está à espera que as sanções sejam levantadas para voltar a usar a TSMC.
Nem é comparável. A TSMC é um monstro.