PplWare Mobile

China chama os EUA de “império da vigilância” por colocar trackers em chips

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Max says:

    O que está no titulo é “trackers em chips”. Mas a Reuters refere trackers postos nas embalagens que contêm chips. Então e o que diz a Xinhua?
    – Refere os grandes localizadores encontrados em embalagens de chips
    – Mas vai mais além, refere também a possibilidade dos fabricantes incluírem “rastreadores de localização em chips”. Isto porque “alguns congressistas dos EUA têm pressionado para que a legislação sobre a chamada Lei de Segurança de Chip, obrigue a “interruptores de morte de hardware” (kill switches) e dispositivos de rastreamento em chips de IA.
    Mas se os chips de IA tivessem tal coisa, quem é que no mundo os iria comprar? “Ah e tal, mas ja se falou de que o governo holandês obrigou a instalar “kill switches” em máquinas da ASML na China – o que foi negado. Mas seria em máquinas que se contam pelos dedos das mãos e sabe-se onde estão. Instalar isso em chips IA, vendidos às centenas de milhar não faz sentido, ninguém os comprava.
    O que a Xinhua também destaca é que foi pedido à NVIDIA garantias de que as placas gráficas H20, que recentemente Trump autorizou a continuação da exportação, não tinham backdoors

    • Max says:

      Como escrevi, a Xinhua não diz que os EUA já obrigam os fabricantes de chips IA a instalar kill switches e trackers. O que diz é que há congressistas que estão a propor isso. Confirmei pelas fontes dos EUA – efetivamente, em março, foi feita uma proposta, com apoio bipartidário, simultaneamente no Senado e na Câmara dos Representantes. Ou seja, a proposta tem pernas para a andar, mas há grandes dúvidas que chegue a lei.
      Mas quem é que iria comprar chips IA à NVIDIA, sabendo que tinham trackers para os EUA saberem que não foram parar à China, e kill switchers para as desativar se tivessem ido? O que é que impedia de serem ativados por vontade dos EUA ou por sabotagem ou acidente?
      Está tudo doido.

  2. PorcoDoPunjab says:

    EUA a fazerem vigilância?
    Na, não se macardito.
    Deve ser fake news.

  3. Rui says:

    Big Brother vs Great Firewall

  4. Mário says:

    Mal eles sabem que os chips já estão minados com backdoors….

  5. Profeta says:

    A melhor forma de espiar sem ninguem dar por isso e nao revelarem o que o hardware faz. Quando descobrem ah e tal e tudo mentira. Ja desde a altura da guerra do Iraque em 1991 eu li uma noticia que eles conseguiram colocar inoperacionais todas as impressoras. Ou seja estas artimanhas nao sao de agora. O que sao de agora e que fazem mais a descarada e vem dizer que e mentira.

  6. Porquinho Babe says:

    O importante é saber que países e empresas andam a desviar esses chips para a China 🙂

  7. X says:

    As maravilhas do capitalismo que nos quer tirar a democracia!

  8. Md1 says:

    Pude perceber, com esta notícia, algo importante.
    A pobreza é imposta. O atraso tecnológico é imposto. E quando alguém descobre algo importante e se não partilhar com os gringos, estão fodidos.

    Hoje entendo correia do norte e certos países quando são restritos. Importa frisar que não sou adepto de ditaduras.

  9. Joao Ptt says:

    Como se a China não obrigasse os fabricantes deles a meter “cavalos de Troia” e outros mecanismos de espionagem e de redução de protecção dentro dos produtos que vendem para o estrangeiro.

    Diz o “nu” ao “roto”.

  10. Profeta says:

    Ou seja por outras palavras, estamos todos f*didos. Qualquer dia carregam num botao e nao ha comunicacoes para ninguem. Ja tivemos o caos que isso se tornou em Portugal

  11. bot101 says:

    “Diz o roto ao nu”…

    Hipocrisia pura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.