PplWare Mobile

AMD Ryzen 7 7800X3D é 7% mais rápido em Ubuntu do que no Windows 11

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Emanuel says:

    O link para a Phoronix não funciona, o URL está claramente mal formado:

    “http://Como não é preciso acessar dois CCDs, a comparação é mais justa se possível, pois ambos os SO farão bom uso do cache vertical em termos de acesso e distribuição de tarefas. Além do processador mencionado, o restante do hardware é composto por uma placa-mãe ASUS ROG CROSSHAIR X670E HERO, 2 x 16 GB DDR5-6000, um AMD RX 7900 XTX e um SSD Solidigm P44 Pro NVMe de 2 TB. O que você acha que o Windows 11 Professional pode fazer contra o Ubuntu 23.04? Bem, são 80 testes e um gráfico que resume seu variado desempenho. O Ubuntu é incomparável e esmaga a escolha da Microsoft E não tanto pelas diferenças percentuais em si como resumo, mas pelo número de testes que ele é capaz de vencê-lo, mesmo que seja pelo mínimo. Como disse Toretto em Velozes e Furiosos “Ganhar é ganhar”, e nada mais vale a pena, seja 1% ou 0,1%. E o que podemos ver é que, neste caso com o AMD Ryzen 7 7800X3D ao enfrentar Windows 11 vs Ubuntu 23.04, é que este último consegue a vitória por uma diferença de 7%, o que não é muito, mas é palpável em certas configurações . Como dissemos, há dados mais relevantes e mais importantes, se possível. E é que o Ubuntu 23.04 foi feito com 72,5% das vitórias em comparação com 27,5% do Windows 11. Para colocar em perspectiva, o Ubuntu venceu em 58 testes enquanto o Windows venceu em 22. Parte dessa vantagem está nas otimizações de CPU que a AMD está professando para Linux na forma de drivers otimizados, onde destaca as novidades no P -State EPP, que teve sua última revisão para Kernel 6.0. Como visto, este driver permite um melhor gerenciamento da distribuição de recursos nos núcleos, permitindo que a frequência escale um pouco mais dentro do driver Linux ACPI CPUFreq. Em outras palavras, um driver gerencia melhor as tarefas e permite que os núcleos escalem alguns MHz a mais, aumentando o desempenho, algo que eles não conseguiram, até agora e aparentemente, no Windows. Será que assim que a AMD acertar a tecla no Windows 11, aumentará a diferença em relação à Intel?”

  2. Francisco Teixeira says:

    Serve de muito, tendo em conta que quase ninguém usa Ubuntu, aliás arrisco dizer que 99.9999€ da população portuguesa sem sabe o que é o ubuntu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.