AMD Ryzen 7 7800X3D é 7% mais rápido em Ubuntu do que no Windows 11
Apesar de a Intel ainda dominar o setor dos processadores, a AMD tem desenvolvido e lançado equipamentos poderosos que despertam o interesse dos consumidores na hora da compra. E os mais recentes testes mostram que o modelo Ryzen 7 7800X3D consegue ser 7% mais rápido no sistema Ubuntu do que no Windows 11.
CPU Ryzen 7 7800X3D é 7% mais rápido no Ubuntu
De acordo com as últimas informações da indústria tecnológica, o sistema operativo Ubuntu consegue ser superior ao Windows 11 com a ajuda do poderoso processador AMD Ryzen 7 7800 X3D. Esta conclusão foi obtida através de alguns testes realizados pela equipa do canal Phoronix.
Em concreto foram realizados 80 testes que depois originaram uma comparação do desempenho do processador nos dois sistemas operativos rivais, nomeadamente o Windows 11 Pro e o Ubuntu 23.04. Os testes contaram com uma motherboard ASUS ROG Crosshair X670E HERO, memória 2 x 16 GB DDR5-6000, uma placa gráfica topo de gama AMD Radeon RX 7900 XTX e um disco SSD Solidigm P44 Pro NVMe de 2 TB.
Os resultados mostram que, ao longo de todos os testes, o sistema Linux conseguiu ganhar um total de 58 testes, enquanto que o software da Microsoft venceu apenas 22. Traduzindo estes valores para percentagens, conclui-se que o Ubuntu 23.04 superou com 72,5% de vitórias contra as 27,5% conquistadas pelo Windows 11 Pro.
Pode ver estes resultados no gráfico seguinte partilhado pela Phoronix.
Os especialistas indicam que uma das grandes vantagens para este resultado resulta das otimizações que a AMD aplicou no CPU Ryzen 7 7800 X3D destinados ao sistema Linux, como as novidades no P -State EPP, que contou com a sua última revisão para Kernel 6.0.
Portanto, o driver permite uma melhor gestão da distribuição de recursos nos núcleos do processador, possibilitando uma maior frequência do driver Linux ACPI CPUFreq, aumentando assim também o desempenho.
Também já aqui havíamos revelado que o AMD Ryzen 7 7800X3D será o CPU killer para os jogos de alto desempenho.
Este artigo tem mais de um ano
O link para a Phoronix não funciona, o URL está claramente mal formado:
“http://Como não é preciso acessar dois CCDs, a comparação é mais justa se possível, pois ambos os SO farão bom uso do cache vertical em termos de acesso e distribuição de tarefas. Além do processador mencionado, o restante do hardware é composto por uma placa-mãe ASUS ROG CROSSHAIR X670E HERO, 2 x 16 GB DDR5-6000, um AMD RX 7900 XTX e um SSD Solidigm P44 Pro NVMe de 2 TB. O que você acha que o Windows 11 Professional pode fazer contra o Ubuntu 23.04? Bem, são 80 testes e um gráfico que resume seu variado desempenho. O Ubuntu é incomparável e esmaga a escolha da Microsoft E não tanto pelas diferenças percentuais em si como resumo, mas pelo número de testes que ele é capaz de vencê-lo, mesmo que seja pelo mínimo. Como disse Toretto em Velozes e Furiosos “Ganhar é ganhar”, e nada mais vale a pena, seja 1% ou 0,1%. E o que podemos ver é que, neste caso com o AMD Ryzen 7 7800X3D ao enfrentar Windows 11 vs Ubuntu 23.04, é que este último consegue a vitória por uma diferença de 7%, o que não é muito, mas é palpável em certas configurações . Como dissemos, há dados mais relevantes e mais importantes, se possível. E é que o Ubuntu 23.04 foi feito com 72,5% das vitórias em comparação com 27,5% do Windows 11. Para colocar em perspectiva, o Ubuntu venceu em 58 testes enquanto o Windows venceu em 22. Parte dessa vantagem está nas otimizações de CPU que a AMD está professando para Linux na forma de drivers otimizados, onde destaca as novidades no P -State EPP, que teve sua última revisão para Kernel 6.0. Como visto, este driver permite um melhor gerenciamento da distribuição de recursos nos núcleos, permitindo que a frequência escale um pouco mais dentro do driver Linux ACPI CPUFreq. Em outras palavras, um driver gerencia melhor as tarefas e permite que os núcleos escalem alguns MHz a mais, aumentando o desempenho, algo que eles não conseguiram, até agora e aparentemente, no Windows. Será que assim que a AMD acertar a tecla no Windows 11, aumentará a diferença em relação à Intel?”
Serve de muito, tendo em conta que quase ninguém usa Ubuntu, aliás arrisco dizer que 99.9999€ da população portuguesa sem sabe o que é o ubuntu.