AMD já tem 22,5% de participação no mercado de processadores x86
O segmento dos processadores é dominado pela Intel e pela AMD, apesar de a primeira dominar claramente este mercado. No entanto a empresa de Lisa Su tem mostrado que está na luta e, aos poucos, vai conseguindo firmar uma posição segura neste setor.
Agora, de acordo com os dados recentes, a AMD já detém 22,5% de participação no mercado no que respeita aos processadores x86.
AMD continua a crescer no mercado dos processadores
A AMD tem muitas razões para festejar. Não só pelos poderosos equipamentos que tem lançado no mercado, ao nível de processadores e chips gráficos, mas também porque os resultados são verdadeiramente animadores para os lados da marca de Santa Clara.
Segundo os dados apurados pela Mercury Research, empresa de pesquisa de mercado sobre hardware, a AMD já detém 22,5% de participação no mercado dos processadores x86 neste segundo trimestre de 2021.
Claro que a Intel ainda domina com 77,5% de quota, no entanto estes resultados mostram que a AMD tem evoluído e crescido, conquistando assim algum mercado que pertencia à rival. No primeiro trimestre, este valor era de 20,7%, portanto a empresa cresceu 1,8% no atual trimestre e 4,2% numa comparação ano a ano.
A empresa de Lisa Su não atingia um valor tão alto desde o ano de 2007, ou seja, há já 14 anos. E mesmo com o problema da escassez de componentes, a empresa ainda conseguiu enviar uma significativa quantidade de chips para os consumidores.
Os especialistas indicam que este crescimento se deve essencialmente à melhoria da qualidade dos seus CPUs Ryzen. E a AMD tem planos para lançar novos processadores e placas gráficas já em 2022.
No entanto, mesmo que este sejam números animadores, ainda não chegam para bater o recorde da empresa conquistado no quatro trimestre de 2006, onde detinha 25,3% do mercado.
AMD ou Intel? Qual é atualmente a melhor marca de processadores?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: PC Gamer
Mas este tipo de processadores ainda são assim tão fabricados ?? Não fazia a menor ideia.Penso que já se devia fazer a mudança em pleno para a arquitetura de x64 bits,mas pronto.Sobre a pergunta do artigo (AMD ou Intel? Qual é atualmente a melhor marca de processadores?),na minha opinião ambas são muito boas.A AMD cresceu muito,mas é evidente que teve que fazer por isso.A Intel dominou,e talvez ainda domine,o mercado global de processadores mas a AMD desde há um bom tempo que lhe dá bastante luta.E ainda bem.E também reconheço que a AMD é mais amiga dos consumidores pois os seus dispositivos são mais baratos do que a concorrente direta.E é isto que eu tenho a dizer. 🙂
x86 define uma arquitectura que serve de base para uma família de CPUs com instruções a 32 bits. O x64 é o x86 com as mesmas instruções de CPU a serem executadas nativamente a 64 bits. De uma forma muito simplista é isto.
Há, no entanto, hoje em dia, muitos cenários em que quando se refere x86 estão a referir-se a toda a família de CPUs com instruções compatíveis com o x86, o que incluí o x64. Este artigo é um desses cenários porque estamos a falar de Q2 2020 e Q1 2021 e neste período, no mercado desktop, nem a Intel nem AMD fabricaram ou venderam CPUs que são só x86 e não são x64.
X86-64 é uma implementação de x86 com suporte para 64bit. Muita gente chama de x64, mas é uma abreviatura que leva a pensar que é uma ISA completamente diferente. O que não é verdade.
Vamos ver se o Steam Deck dá uma ajudinha extra
Vai dar, mas tendo em conta o preço elevado, não vai permitir subir muito a quota.
Acredito que os excelentes processadores para portáteis e fixos que a AMD tem desenvolvido vão continuar a ser a maior influência para a subida rápida do seu market share.
Valor muito aceitável, e vai subir ainda mais. A concorrência beneficia todos os consumidores.
Pronto… Agora vai lá visitar o veterinário para que ele te possa vacinar contra a raiva e imbecilidade.
Calma contigo Pato bravo
Nah, pior pior são aqueles que usam Windows…epaaah, esses é que estragam tudo…! E aqueles que andam a inventar com o ARM? Ui…nem se fala!
Élah com cada um!
Da minha parte em dois computadores, portatil e fixo, passei de dois i7 para Ryzen 5 5600H e Ryzen 9 5900X. Para mim neste momento a AMD está no topo da escolha.