AMD e Intel podem ter suspendido o envio de chips para a Rússia
Infelizmente a guerra entre a Rússia e a Ucrânia é o tema principal que abre os telejornais em todo o mundo. Como tal, grande parte das notícias tecnológicas também andam à volta deste assunto.
Neste sentido, as mais recentes notícias indicam que as gigantes norte-americanas AMD e Intel já terão mesmo suspendido o envio de chips para o país de Vladimir Putin.
Gigantes tecnológicas terão barrado acesso a chips à Rússia
De acordo com as últimas informações reveladas pelo site de comunicação local RBC, a Advanced Micro Devices (AMD) e a Intel Corporation já suspenderam a venda de chips para a Federação Russa, como resultado das constantes invasões do país à Ucrânia.
O canal indica que os detalhes foram revelados por duas fontes ligadas à indústria onde afirmam que dois representantes da AMD e da Intel informaram verbalmente os fabricantes russos de que os seus equipamentos não serão enviados temporariamente para a Rússia devido a uma suspensão imediata dos envios. Para além disso, é ainda informado que o escritório da Intel na China também terá contactado com empresas localizadas no país de Putin para dar conhecimento desta decisão.
Como suporte a estes dados, o RBC cita ainda um representante da Associação de Programadores e Fabricantes de Eletrónicos Russos (ARPE) para confirmar as informações de que a Intel e a AMD suspenderam os envios para a Rússia. Por sua vez, um canal de comunicação russo contactou um porta-voz da Intel, onde o mesmo terá dito que a empresa está apenas a cumprir com as sansões impostas pelo Departamento de Comércio (EUA). Por sua vez, elementos da AMD e do Ministério do Comércio russo ainda não responderam aos pedidos de comentários feitos pelo RBC.
Desta forma, espera-se então que outros nomes deste setor se juntem a esta iniciativa, nomeadamente a maior fabricante de chips gráficos do mundo, a Nvidia, entre outras empresas.
Este artigo tem mais de um ano
A TSMC também já anunciou que não vai produzir chips para empresas Russas. O que impossibilita a Russia de produzir os processadores que tinha vindo recentemente a desenvolver para reduzir a dependência da Intel e AMD.
Parece que as contas lhe saíram furadas. Vão ficar completamente dependentes da China no que toca a semi-condutores.
Isto se a China não invadir a Tailândia entretanto
Porque é que a China iria invadir a Tailândia, ou o que é que isso teria a ver?
Ora bem, o mundo ocidental impôs medidas contra a Coreia do Norte, agora Rússia e no entanto toda a tecnologia, comida/ vinhos, etc etc têm chegado tanto à Coreia do norte como irão chegar à Rússia. Porquê? Porque a China faz contrabando e introduz tudo isto nestes países via barcos no meio do oceano.
Portanto, a venda DIRECTA a esta países pode estar bloqueada, mas a indirecta continuará a acontecer lol ainda mais porque muitos destes chips continuarão a ser fabricados em território de domínio chinês (ou influência).
A Rússia só terá problemas se um o ocidente fechar a torneira à China, mas como a China tem já a tecnologia (ou rouba…) então o caso é difícil. Outro problema é que a China agora tem tecnologia, poder e dinheiro e se quiser ajudar a Rússia numa 3a guerra mundial (e ter alta chances de ganhar), consegue.
A Europa quis ajudar os bilionários locais e estrangeiros a meter muito dinheiro no bolso, os governos da França, BENELUX e Alemanha super ricos, mas no entanto a população e a segurança cada vez estão mais pobres. Os próprios EUA avisaram que a UE andava a dedicar pouco dinheiro e sempre a confiar nos EUA… (e os EUA que possuem a factura).
Na realidade a política europeia está fraca, reles e dedicam-se a passar o tempo a engordar alguns. A produção já está na Ásia, os bens pertencem a asiáticos, cada vez há menos poder de compra e se a Rússia e China se juntam, a UE e o mundo não têm hipótese. E as armas deu a UE…