Acabou oficialmente a mineração da criptomoeda Ethereum com placas gráficas
A mineração de criptomoedas tem sido um dos temas mais noticiado no que respeita aos criptoativos. E sobretudo a mineração da popular moeda Ethereum acabou por ser destaque em vários canais de tecnologia em todo o mundo, pelas mais variadas razões, como desde a enorme quantidade de placas gráficas usadas para esta prática, como também o significativo consumo energético necessário para tal.
No entanto, tal como já se vinha a informar durante as últimas semanas, tudo isto deixou de ser uma preocupação e passou a pertencer ao passado, pois a partir de agora, a Ethereum mudou a sua dinâmica de Proof of Work (PoW) para Proof of Stake (PoS).
Mineração de Ethereum com gráficas morreu
A partir desta quinta-feira, dia 15 de setembro de 2022, a mineração da criptomoeda Ethereum a partir de placas gráficas, destinadas sobretudo para o segmento dos videojogos, terminou. Tal acontece porque esta moeda digital alterou o seu algoritmo de Proof of Work (PoW) para Proof of Stake (PoS), o que significa que gradualmente as GPUs vão deixar de ser usadas para a sua extração.
Esta novidade vai trazer várias outras consequências para o mercado que serão do agrado de todos os que procuravam placas gráficas mais poderosas, especialmente porque levará consequentemente a uma descida no preço destes equipamentos e também a uma maior quantidade de stock.
Para além disso, haverá certamente um aumento abrupto da venda de placas gráficas em segunda mão que haviam sido usadas para minerar Ethereum. No entanto, os resultados de uma das nossas questões semanais do ano passado revelou que 56% dos leitores não compraria uma GPU usada para minerar criptomoedas.
Mas uma das consequências mais importantes é o facto de se estimar que o consumo mundial de eletricidade seja reduzido em 0,2%, o suficiente para alimentar as 5 principais cidades do mundo inteiro.
And we finalized!
Happy merge all. This is a big moment for the Ethereum ecosystem. Everyone who helped make the merge happen should feel very proud today.
— vitalik.eth (@VitalikButerin) September 15, 2022
Contudo, este cenário levanta alguns receios relativamente às vendas das placas gráficas da próxima geração, nomeadamente as GeForce RTX 40 da Nvidia, que devem ser anunciadas a 20 de setembro e chegar ao mercado a 22 de outubro.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Verge
Neste artigo: consumo energético, criptomoeda, Criptomoedas, ethereum, gpu, mineração de criptomoedas, placa gráfica
Esses 0.2% vieram de um tweet do Vitalik, mas são simplesmente um numero mandado para o ar para usar como argumento da mudança para PoS. Primeiro porque é um numero extremamente exagerado se fizermos bem as contas (que até nem são muito dificeis de fazer), segundo porque quem minera com Asics vai passar a minerar ETC e quem minera com gráficas vai minerar outras moedas (Flux, Ravencoin, Ergo, etc). É certo que vai diminuir muito o consumo de eletricidade porque a rentabilidade não será a mesma e muita gente vai desligar as rigs mas mesmo assim nada como ele está a afirmar
“..se fizermos bem as contas (que até nem são muito dificeis de fazer)…”
Lol! Yup … !
ETH cada vez mais próximo do controlo dos governos.
Concordo.Penso que muito dinheiro institucional estava fora devido ao consumo de energia na mineração. Com esta mudança, poderemos ver dinheiro gordo a ser insvestivo em ETH nos próximos tempos. Ora quem controla os mercados são os big players.
Há muito tempo que dinheiro institucional controla a direcção das cryptos, exemplo disso é que as crypto seguem os mercados financeiros.
Com isto só veio trazer mais centralização institucional.
Ahahahahahaha
Eu cheguei tarde e só consegui minerar 1Eth. Achas que minerar Ergo é um bom investimento? Cumps
Só estou a espera do pessoal que não sabe nada sobre o assunto vir dizer que ” ainda bem finalmente esses gajos vao deixar de comprar gpus ” a ethereum devia estar agradecida por sem os ” miners ” eles nao estavam onde estão agora.
e uma dica: – uma grafica usada para minerar ao final de X tempo tem a mesma performance em jogos 😉
sim, tem a mesma performance, mas também tem uma maior probabilidade de rebentar 😀
por favor, explica me como a serio xD
eu faço mineração e as minhas placas digo te que a temperatura esta muito abaixo do que se tivessem a jogar e mais pasta termica sempre nova todos os meses e pads
Quem queres enganar ? tens a placas com o gpu a 100% 24/7 ? Ou menos , tudo bem ,mudas as pastas e daí ? Queres ver que não há desgaste ?
Coitado, mas eu disse que estao 24/7 a trabalhar ?
tenho ar condicionado, controlador de humidade entre outras coisas para proteger e prolongar a vida util das gpu mas se quiseres comparar as tuas que só ves videos com as minhas que dou uso 🙂
graficas com mais de 1 ano se te meter na caixa nem consegues dizer se é nova ou usada
Depende de quanto tempo é o X e das condições de uso.
Ai primeiro metes “Sadokan 2.0” e nas seguintes “Sandokan 2.0” ?? Vai-te tratar pá,ganha juízo.Deixem de ser parolos.Vocês sabem a quem me “refiro”.
Quase tudo o que existe no mercado segue padrões de obsolescência programada: tudo está projetado para rebentar ao fim de x usos/tempo (por norma tudo está por natureza, até nós, mas esse threshold é artificialmente baixado ainda mais para promover a circulação de bens nos mercados).
Dito isto: é óbvio que quem comprar placas gráficas usadas de mineração arrisca-se. POdes argumentar que até estão bem ventiladas, mas ninguém sabe quantas horas já trabalharam: tudo está projetado apra rebentar ao fim de x horas de uso no mundo da eletrónica – que compra usado arrisca-se sempre a ficar sem o produto na semana seguinte. Dito isto: é válido para tudo o o que é eletrónica usada, mas no caso das minerações é pior porque eram usadas 24h por dia e sabe-se lá desde há quantos anos o pessoal tinha os rigs… (num uso regular num portátil ninguém tem a placa gráfica ligada 24h por dia, nem metade do tempo).
Por isso é lógico ter medo de comprar gráficas de mineração. É claro que podes ter a sorte de comprar uma que só foi usada 6 meses e até foi bem ventilada, mas ninguém te pode garantir isso. É um risco que cada um lá sabe de si. Eu compraria só se fosse a preço ultra mega de salto, tipo 1/20 do valor original, sem medo de perder o dinheiro no ano seguinte.
Existem outras tantas que podem ser mineradas… e muitas são autenticos unicornios que darão bem mais do que minerar ETH…..
+1 Exactamente o que estava a pensar
O que se pode fazer com placas gráficas, jogar? Porque é que devemos passar o vida a jogar?
Eu cheguei tarde e só consegui minerar 1Eth. Achas que minerar Ergo é um bom investimento? Cumps
Acho que sim. Aproveite bem os incentivos do estado para poupar na energia que usa para esse fim tão necessário.
Afinal vivemos numa bolha, não é verdade? O que importa é fazer alguns trocos, o resto é conversa.
/s
Não sei do que falas quando dizes ” nerds criminosos se apertados cantam como canários ” xD
o preço das gráficas podem ter disparado mas isso é como tudo eu se quiser compro 50 gráficas para jogar ou para minerar eu é que sei o que faço com elas as fabricas têm é de acompanhar a demanda, e agora com a escassez dos chips vamos ver onde vão meter as culpas…
ETHW já anda aí, se não for scam pode ser uma boa alternativa
As ovelhas querem matar a mineração e estar submissos a bancos e governos… Cambada de tansos!!!!!!!!!!!!
Faltou ao artigo explicar ou falar um pouco sobre o que implica essa mudança.
não sabem
só vim ver os comentários 🙂
Até costumo trazer pipocas … é pena é ser uma perda de neurónios. Os comentários por aqui são piores que ver o Big Brother…
Notícia d’ “O Público”
“Biden admite criar dólar digital para esvaziar o apetite ilícito por criptomoedas”
Não chamem é ao dólar digital uma criptomoeda.
https://kekocripto.blogspot.com/2022/09/sacar-ethereum-usando-rede-bep-20.html