China vai restringir a exportação de drones que podem ser utilizados para fins militares
A China vai proibir a exportação de todos os drones civis não regulamentados que possam ser utilizados para fins militares ou em atividades terroristas.
A informação foi avançada pelo Ministério do Comércio da China, que anunciou que o país vai proibir, a partir do dia 1 de setembro, a exportação de todos os drones civis não regulamentados que possam ser utilizados para fins militares ou em atividades terroristas, bem como restringir certas características dos drones.
A decisão foi tomada, conforme recordado pelo Assoaciated Press, numa altura em que a China enfrenta críticas do Ocidente pela sua posição relativamente à invasão russa da Ucrânia.
Em comunicado, o Ministério do Comércio revelou, também, que a decisão foi tomada para evitar a utilização de drones na "proliferação de armas de destruição massiva", acrescentando que aspetos como o equipamento de imagem infravermelha, os lasers para indicação de alvos e o equipamento de medição de inércia de alta precisão serão colocados numa lista de controlo das exportações.
Os meios de comunicação social e os serviços secretos do Governo dos Estados Unidos têm afirmado, frequentemente, que a Rússia comprou drones à China para uso militar.
Em abril, funcionários dos Estados Unidos que falaram com a The Associated Press, sob condição de anonimato para discutir descobertas sensíveis, disseram que as vendas da China à Rússia aumentaram e que os drones estariam a ser usados contra a Ucrânia.
Mais do que isso, revelaram que ambos têm trabalhado para produzir conjuntamente veículos aéreos não tripulados dentro da Rússia.
De facto, os drones tornaram-se parte integrante da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, tendo assumido um papel de destaque no conflito, e as autoridades americanas de segurança têm-se preocupado cada vez mais com a sua utilização.
Imagem: Aljazeera
Se deixassem de copiar tudo é que era bom ..por isso é uma medida sem interesse uma vez que tudo o que eles produzem são cópias…
Existe inovação na China que não foi copiada!! A BYD tem baterias de laminas que não foi apresentada por qualquer outra marca.
E ardem para burro apesar de dizerem qvnao ardem 😛
é raro aparecer BYDs a arder, aparecem da concurrencia chinesa.
Podes escolher os q não são:
https://youtu.be/yOA7qKMcjcE?si=BRv-_tRZQo83BuPK
“China vai restringir a exportação de drones” “tudo o que eles produzem são cópias” logo só vão beneficiar os construtores originais, e mesmo estes se forem pelo mesmo caminho de restringir a exportação/importação, qualquer “gato-pingado” com habilidade manual constrói um, nem que tenham de desmanchar a máquina de lavar.
Vejam o novo bombardeiro americano e logo a seguir saiu a cópia chinesa….um novo drone militar dos USA e logo a seguir a China aparece com um quase igual ….quando é que surgem com algo de realmente original ?
Todos podem ser utilizados para fins militares.
Isto deve ter sido por causa das insistências da Rússia, que a China recusou por dar muito nas vistas. Vai ter que continuar a usar drones do Irão nos ataques criminosos contra a Ucrânia.
O que eles querem dizer é que vão restringir exportação de drones para que a Ucrânia não os use contra a Russsia. Os que eles exportam para a Russia ninguém saberá.
Não é novidade que determinados grupos que a gente sabe, usam estes drones para a guerra, e também para atentados terroristas dentro da Russia…é infomação publica.
Agora a china já ha muito que tinha dito que o iria fazer, mas nunca o fez, porquê??Pois, balurdios de dinheiro…é muita massa, e ainda por cima são europeus que estão a morrer..