Carregamento rápido de 40W pode prejudicar a bateria do smartphone
O carregamento rápido é uma característica que tem sido implementada para vários smartphones. O objetivo é permitir que a bateria dos equipamentos carreguem a uma velocidade muito superior comparativamente ao carregamento tradicional.
Mas agora, uma publicação no Twitter indica que a chinesa OPPO alertou que, apesar de ser extremamente útil, o carregamento rápido pode prejudicar a vida da bateria.
Para além do OPPO A92s, a marca chinesa também lançou recentemente o seu modelo Ace 2, alimentado pelo Snapdragon 865, um ecrã de 90Hz e impressão digital no ecrã. O smartphone traz uma bateria de 4.000 mAh, com suporte para carregamento rápido com fios de 65W e sem fios de 40W.
Mas parece que a empresa tecnológica tem algumas considerações quanto a esta funcionalidade de carga veloz.
Oppo terá alertado que o carregamento rápido de 40W degrada a bateria
Para a marca de Dongguan, em Guangdong, a tecnologia de carregamento rápido de 40W prejudica a bateria do smartphone, degradando-a para 70% da sua capacidade. Já o de 15W reduzirá essa capacidade apenas para os 90%.
As declarações foram deixadas na rede social Twitter pelo utilizador @andreif7, que terá tido essa confirmação diretamente da OPPO. No tweet também se pode ler uma dura crítica a este facto, indicando que se trata apenas de uma corrida de marketing em que cada marca procura ter os maiores números.
Oppo outright confirmed to us that their 40W degrades to 70% capacity in the same cycles 15W would to 90%. It's all a crock of shit marketing race seeking to have the bigger numbers.
— Andrei F. (@andreif7) May 8, 2020
Talvez este aspeto possa explicar o porquê de algumas OEM (Original Equipment Manufacturer), como por exemplo a Google e a Apple, não tenham ainda apostado nas velocidades elevadas de carregamento rápido.
Aliás, para muitas fabricantes, o carregamento rápido de 15W é mais do que suficiente para a maioria das pessoas.
Resumidamente, o carregamento rápido permite que os smartphones voltem a ter a bateria completa num curto espaço de tempo. No entanto, isso poderá afetar a vida da bateria, diminuindo-a também rapidamente.
Neste sentido, sabe-se que algumas fabricantes de smartphones estão a tentar adiar esta degradação da bateria. Uma das estratégias é diminuir o carregamento da bateria após esta carregar 50% da sua capacidade.
Este artigo tem mais de um ano
Por isso é que os Iphones trazem um carregador de 5W na caixa em vez de um mais potente.
Assim não é para os utilizadores terem que gastar dinheiro a comprar um mais potente mas sim uma feature para proteger a bateria…
e depois baixam a permanence do CPU via updates para garantir a satisfação do cliente em relação a bateria.
Apple numero 1
Tens toda a razão,de vez em quando o meu CPU desaparece. O sacana não consegue ficar em permanência no smartphone.
O problema de ter dois corretores no telefone XD.
Trazem um de 5w??? Estamos em 2010?
Até me custa a querer que venha com um carregador tão reles.
https://www.apple.com/pt/shop/product/MU7V2ZM/A/adaptador-de-corrente-usb-c-de-18-w
Esqueci de mencionar que vem com o iPhone 11 Pro
Mas e novidades? Já se sabe disto há anos. O carregamento rápido é útil em situações de emergência, mas para uso normal carregar durante a noite é o ideal, e desgasta menos a bateria.
Excepto se andar a atingir constantemente cargas de 100%
Os iPhones com iOS 13 têm Optimized Battery Charging, que mantém a bateria nos 80% o máximo de tempo possível enquanto está a carregar, para só no fim chegar aos 100%.
Claro que o ideal era ter a bateria sempre entre os 20% e os 80%. Agora, se se puder evitar os carregamentos rápidos, sempre é menos um factor que irá agravar a vida útil da bateria.
+1
Isto não é novidade, carregamento rápido faz com que a temperatura da bateria suba logo perde tempo de vida.
Agora fica a questão existe forma de desligar carregamento rápido num smartphone Android?
Ou temos que ligar a um carrregador sem essa tecnologia?
Acho que algumas marcas (1 ou 2) permitem isso, mas a maioria das vezes terás que utilizar um carregador diferente ou pelo menos um cabo diferente. Por exemplo, com a Realme, tens o SuperVOOC charge, mas penso que se utilizares um cabo diferente, a velocidade de carregamento diminui.
Pelo que sei a implementação do carregamento rápido da OPPO e Oneplus, a maior parte do hardware está no carregador, o que faz com que o carregador aqueça e o telemóvel nem tanto.
Os Samsung têm opção de desligar há anos. Também podes ligar a um carregador de 1A e já está.
Carrego sempre a bateria do meu Xiaomi Redmi Note 5 até aos 100% desde a altura que o comprei,desde o mês de Julho de 2018.Quer isto dizer que há 22 meses que não tenho tido problemas alguns,graças a Deus.A bateria dele é de 4000mAh,que promete 19 dias de autonomia em standby,14 horas de reprodução de vídeo e 8 horas em execução de jogos.Sempre me fiei nele.Nunca me deixou em maus lençóis. 🙂
O meu Oneplus 5 tem Dash Charge 20W e, com mais de 3 anos, não noto grande diferença no uso da bateria em relação a quando era novo.