Carregamento de bateria de smartphones a 200W chega em 2021. Mas porquê?
É certo que o carregamento de smartphones tem sido a arma das marcas para responder à limitação física de poder incluir baterias com maior capacidade nos smartphones e, assim, aumentar a autonomia. Não é a primeira vez que ouvimos falar em carregamento da 200W, contudo, parece que tudo está a ser preparado para que tal chegue no decorrer do próximo ano.
A questão que se impõe é: mas porquê?
Carregar o smartphone a 200W? Vai ser possível em breve
A Huawei, no decorrer da semana passada, afirmou que estaria a desenvolver e já teria mesmo em funcionamento, uma tecnologia de carregamento rápido de baterias de smartphones a 200W.
Atualmente vemos tecnologias capazes de carregar baterias de 4500 mAh na totalidade em 30/40 minutos. Com apenas 10/15 minutos já ficam com mais de 50% da sua capacidade. Estes valores já são incríveis, mas há ânsia de levar a tecnologia um pouco mais além.
O Xiaomi Mi 10 Ultra, por exemplo, tem uma bateria de 4500 mAh, que carrega a 120W. Só em 5 minutos é capaz de carregar 41% da sua capacidade. Em 23 minutos (que, na verdade, podem ir até à meia hora) carrega os 100%.
O passo além poderá chegar então em 2021. Na rede social Weibo, o já conhecido leaker Digital Chat Station, fez uma publicação que deixa algumas previsões para o ano que vem, onde refere que o carregamento a 200W irá mesmo chegar. Aliás, há um "+" à frente de 200W, pelo que se pode esperar ainda mais potência.
Além desta informação há ainda destaque para o afastamento da ideia de lançamento de um Xiaomi Mi MIX para breve.
Mas sobre o carregamento, a Huawei referiu há dias que, apesar de já ter a tecnologia de carregamento a 200W em utilização, esta ainda não é eficiente para que possa ser colocada no mercado. De recordar que hoje a Huawei, apenas oferece garantias de eficiência com potência de 66W, muito abaixo daquilo que estamos a falar.
Mas porquê?
Além da eficiência há também a questão da segurança. Um carregamento a 200W pode provocar sobreaquecimento da bateria e do próprio equipamento, podendo degradá-los rapidamente.
Se pararmos para pensar, que necessidade tem o utilizador comum em carregar um smartphone em menos de meia hora?... até esse é um tempo exagerado. Carregar 30/40 % da bateria em 15 minutos é algo que muitos já oferecem, sendo um valor perfeitamente aceitável para mais algumas horas de utilização.
Este artigo tem mais de um ano
E o tempo de duração destas baterias, qual vai ser?
Se já hoje em dia degradam “rapidamente” imagino a carregar a 200W… ao fim de 4 ou 5 meses devem de reter metade da carga inicial!
“Se pararmos para pensar, que necessidade tem o utilizador comum em carregar um smartphone em menos de meia hora?”
Por esta ordem de ideias nenhum topo de gama é necessário, nenhum smartphone, nenhum carro mais caro um pouco, etc… Necessario quase nada é mas se ha pessoas que podem pagar marisco compram marisco. Daqui a 2 anos o marisco vira o banal.
A questão é mais marketing que outra coisa. Com a tecnologia a atingir um planalto onde pouco já se consegue inovar, é preciso acelerar seja lá o que for para poder fazer marketing com os números. Quanto maior melhor, mesmo que isso não siginifique um ganho real por aí além.
200W! Acho absurdo, isso é muita potência para baterias pequenas.
Off Topic: alguém está a ter problemas com a revolut hoje? Não consigo nem pagar nem transferir.
200W??? Passo, gosto mais dos ovos mal passados.
Antigamente ficar uma noite a carregar não era problema até aparecerem os que carregavam em 4h..depois 2h..30min..10min…É a evolução! Só sentimos a falta quando experimentamos e depois nos tiram
Pq? Porque o consumidor normal ‘e um sepo que nao percebe nada de nada..mas quando ve 200w, que ‘e um numero grande, pensa logo que ‘e algo bom.
De valor era as berias durarem 2/3 dias com utilização intensa.
Baterias*
200W para quê? Para baterias de 8000mAh ou mais… No mesmo tempo que as habituais 3500-4500mAh.