Blogger que divulgou o Xiaomi Mi 10 antes do tempo tem que pagar 150 mil dólares
Já estamos habituados a conhecer antecipadamente determinados produtos tecnológicos antes de estes serem apresentados oficialmente. Contudo, até aqui, raramente se ouviu falar em consequências para os autores dessas publicações. Mas agora há uma história diferente.
Um blogger chinês partilhou o seu unboxing ao modelo Xiaomi Mi 10 Extreme Commemorative Edition antes do seu lançamento oficial. No entanto, como consequência, foi agora condenado a pagar 150 mil dólares à marca.
O mundo da tecnologia não há espaço para aborrecimentos, uma vez que é repleto de histórias insólitas, interessantes, animadas e pertinentes. E nem sempre as notícias são as melhores, mas não deixam de ser curiosas.
Blogger condenado a pagar 150 mil dólares por revelar Xiaomi Mi 10
O blogger Gu Xuyuang, dono do site Beautiful Technology, realizou o unboxing ao telefone Xiaomi Mi 10 Extreme Commemorative Edition antes do seu lançamento oficial. No entanto esta revelação custou-lhe agora um problema judicial sério.
Como consequência deste unboxing antecipado, Gu Xuyuang foi agora condenado a pagar uma indeminização de mais de 150 mil dólares (~126 mil euros) por violar o acordo de confidencialidade com a fabricante chinesa.
O blogger recebeu o equipamento mas com a condição de salvaguardar a confidencialidade, ou seja, estava proibido de divulgar detalhes do smartphone antes do lançamento oficial. Mas o internauta passou por cima desse acordo e lançou no blog o seu unboxing da edição comemorativa do Mi 10 em agosto de 2020.
Xiaomi aponta para "prejuízos irreparáveis"
Na ótica da Xiaomi, esta quebra de confidencialidade resultou na divulgação antecipada de praticamente todos os detalhes do equipamento. Assim, segundo a empresa chinesa, esta situação causou "prejuízos irreparáveis". Como consequência, a marca teve que parar e reformular a sua estratégia de divulgação e lançamento desta edição especial do Xiaomi Mi 10.
Desta forma, a justiça considerou que o blogger não respeitou o que estava acordado, sendo então condenado a pagar 1 milhão de yuans, cerca de 154,7 mil dólares, à Xiaomi.
Caso Gu Xuyuang não pague, então ao valor serão adicionados os juros e coimas de atraso. Para além disso, o blogger ficou obrigado ainda a divulgar um pedido de desculpas formal à empresa nos próximos 7 dias.
O internauta, no entanto, já partilhou na sua conta da rede social Weibo uma declaração onde pede desculpas aos utilizadores da marca, à empresa e ao CEI Lei Jun. Essa declaração pode ser vista na imagem acima.
Este artigo tem mais de um ano
Ei,que troçada.Logo 150.000 dólares,foge. 😐
Não foi a publicação de um leak. Recebeu o equipamento ao abrigo de um acordo de confidencialidade que lhe permitiu fazer a review antes de outros. Foi condenado em tribunal, não tinha escapatória.
Mais interessante é a ameaça da Apple a conhecidos bloggers que os processa se divulgarem leaks. Não lhe fica nada bem.
No texto não diz que foi um leak “ por violar o acordo de confidencialidade com a fabricante chinesa.”
E depois o que tem a ver a Apple aqui com o caso? Que obsessão pela Apple. 😀
Quando li a notícia pela primeira vez já vinha com os dois bloggers chineses ameaçados pela Apple se revelarem leaks.
Uma coisa é a Xiaomi levar um sujeito tribunal que recebe um equipamento para analisar ao abrigo de um acordo de confidencialidade. Outra coisa é divulgar um leak.
Basicamente quando recebemos um equipamento antes dele ser apresentado, e é prática que nos é imposta, assinamos um NDA. Este acordo de não divulgação tem de ser cumprido. E por isso é que temos acesso aos equipamentos com muita antecedência e há uns anos até ainda em modelo protótipo. Lembro-me que fomos em Portugal o primeiro canal a ver e testar o primeiro dispositivo da Microsoft para o então Windows Phone. Ainda era um protótipo. Se não me engano foi prai em 2008 ou 2009.
Na altura se revelássemos era um furo brutal, mas fechavam-se as portas e quebravam-se acordos. Isso não se pode fazer.
Qualquer coisa serve para falar da Apple…obsessao e pouco…
“O blogger recebeu o equipamento mas com a condição de salvaguardar a confidencialidade, ou seja, estava proibido de divulgar detalhes do smartphone antes do lançamento oficial. Mas o internauta passou por cima desse acordo e lançou no blog o seu unboxing da edição comemorativa do Mi 10 em agosto de 2020.”
Como não foi por violar o acordo de confidencialidade????????????? Primeiro precisamos ler e depois comentar
Claramente. Diz tudo no texto.
Ó génio, o que procuro distinguir é entre leak:
– o que acontece todos dias: alguém que publica uma foto, geralmente distorcida, da carcassa de um smartphone que vai ser lançado
– e receber um telemóvel para analisar, ao abrigo re um acordo de confidencialidade e publicar todos os detalhes antes do seu lançamento.
Não me admira que a Xiaomi processe um blogger no segundo caso. Admira-me que que a Apple ameace bloggers no primeiro.
Para a próxima faço um desenho (ou não escrevo nada, que é mais prático).
É uma das coisas normais e que muitas vezes passam por baixo da mesa.
As empresas tem acordos para promover os produtos. É natural serem enviados muitos dias antes, para serem experimentados e os promotores fazerem as suas críticas. Há uma data de embargo que é obrigatória. Quem não cumprir ou paga multas e fica excluído de qualquer outra promoção ou é excluído de quaisquer ligações promocionais (directas e indirectas) à empresa (maioria das vezes a quase todas as empresas do ramo).
Já lá vão muitos anos em que ganhei o livro Harry Potter and the Deathly Hallows. Recebi-o 11 dias antes do lançamento, dentro de uma caixa que referia ser bebida e frágil. Junto ao livro vinha uma carta a agradecer a participação e o aviso que só a partir do dia xx ás 18:30 hora de Londres, podia revelar informações sobre o livro a qualquer outra pessoa. Se um passatempo inglês tem estas normas, imaginem uma empresa que faz contratos…