Amazon coloca câmaras térmicas nos armazéns para detetar febre nos colaboradores
Nesta fase de pandemia, e uma vez que se estima que o comércio possa ir abrindo aos poucos em breve, é fundamental que as empresas não facilitem e tomem as mais eficazes medidas de prevenção. E isso aplica-se ainda mais a grandes empresas com uma quantidade significativa de trabalhadores, como é o caso da Amazon.
A empresa de serviço de entregas, em entrevista à Reuters, referiu que como precaução e para evitar surpresas, colocou câmaras térmicas nos seus armazéns, para detetar rapidamente casos de febre.
Armazéns da Amazon com câmaras termais que detetam se os funcionários têm febre
A Amazon começou a colocar câmaras térmicas nos seus armazéns, como forma de conseguir detetar se os seus funcionários apresentam temperaturas altas.
Em exclusivo à Reuters, os funcionários da empresa de encomendas indicaram que esta iniciativa visa acelerar a triagem de quem esteja com febre e que possa estar infetado com o vírus SARS-CoV-2.
As câmaras conseguem medir a quantidade de calor que as pessoas emitem, comparativamente ao ambiente. Este sistema facilita o processo uma vez que não exige um contacto próximo com as pessoas.
A medida vem no seguimento da notícia de que vários funcionários dos mais de 50 armazéns da Amazon nos EUA, estariam infetados com COVID-19. Como consequência, vários trabalhadores deixaram o emprego para salvaguardarem a sua saúde e segurança.
Então, as câmaras pretendem preencher a lacuna existente, transmitindo aos colaboradores uma maior confiança na contenção da propagação do vírus.
Nas últimas semanas a empresa implementou o sistema de câmaras térmicas em pelo menos 6 dos seus armazéns fora de Los Angeles e Seattle. Estas câmaras também vão substituir os termómetros à entrada de muitas das lojas Whole Foods da Amazon.
No entanto, caso a câmara detete alguém com temperatura alta, será aplicada a verificação através do termómetro de testa, como forma de determinar a temperatura exata da pessoa. Isto porque o método tradicional é mais preciso.
Segundo a opinião de alguns trabalhadores, este sistema de câmaras termais é muito mais rápido e sem necessidade de estar perante um ecrã. As câmaras ligam-se a um computador e, à distância, um funcionário poderá ir analisando os resultados.
O que pensa desta medida da Amazon?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: Amazon, câmara termal, Covid-19
Boa tarde desde sempre ouvi e escrevia-se Trabalhadores no qual estou incluído
Agora com as modernices é que se chama colaboradores o que acho uma treta
É para parecer Bonito?
Para mim são trabalhadores
Obrigado
Um trabalhador de uma empresa externa não é um colaborador. Além de mais na maioria das grandes empresas, como multinacionais, desde o adiministrador da empresa, até ao varredor não passamos todos de colaboradores, apenas com uma diferença na hierarquia, funcções, e remunerações. Colaborador / funcionário, empregado podem ser considerados sinónimos, trabalhador não.
À é então ;
Colaborador é um termo que vem sendo usado pelas empresas, sobretudo a partir dos anos 1990, como sinônimo de funcionário ou empregado. Ao contrário do funcionário, que é aquele que executa uma função, a palavra colaborador possui uma dimensão mais participativa. Ser colaborador de uma empresa é, portanto, ser aquele que verdadeiramente colabora integrando-se a equipe e ao trabalho.
Especialistas em recursos humanos afirmam que um colaborador não pode ser apenas uma peça na engrenagem. Ele não deve ser alguém que se foque apenas na realização das tarefas para as quais foi contratado, sem ter uma consciência mais global da organização.
Para que seja um colaborador, o funcionário deve não apenas conhecer as metas e os objetivos da empresa, mas também contribuir para que elas sejam alcançados. Ou seja, em vez de ter como missão cumprir a sua tarefa, o colaborador deve ajudar a empresa a cumprir sua meta.
No entanto, para que isso aconteça não basta usar o termo “colaboradores” para substituir “funcionários” ou “empregados”. Sobretudo se a empresa que fizer isso mantiver um processo de gestão autocrática.
A empresa que quiser ter colaboradores precisa adotar uma política de motivação. A estratégia motivacional no ambiente corporativo começa pela adoção de uma administração participativa, na qual os funcionários têm espaço para dar opiniões e onde existem canais para que essas ideias sejam colocadas em prática.
Outro ponto importante é a adoção de um plano de carreira, que permita que os trabalhadores vejam que o seu futuro está diretamente associado ao sucesso da empresa para a qual trabalham.
Críticas ao uso do termo “colaborador”
Alguns acadêmicos não veem com bons olhos a utilização da expressão “colaborador” no lugar de palavras como “funcionário” ou “empregado”. A principal crítica reside no fato de que o termo poder ser utilizado para esconder a assimetria na relação de trabalho.
Para esses críticos, para existir uma colaboração real, é preciso que haja um equilíbrio de forças, o que não acontece em uma relação entre empresa e trabalhador. O uso de “colaborador”, para eles, é uma forma de camuflar as tensões nas relações de trabalho.
A expressão pode levar o trabalhador a se esquecer de sua condição de submissão, que não deixa de existir mesmo quando uma empresa é mais participativa. Em alguns casos, segundo os críticos. o termo pode ser manipulado pelas empresas para negar direitos trabalhistas.
Não ligue ao Sergio J, ele está completamente absorvido pela ilusão de que acha ser um colaborador da empresa, provando exatamente o que disse acima:
“A expressão pode levar o trabalhador a se esquecer de sua condição de submissão”
Muito bom apanhado, é exatamente com a semântica e doublespeak que se tem dado a volta à mente dos indivíduos.
Parabéns pela pesquisa.
E tu pela submissão.
A guerra será paz. – George Orwell