Vendas de NFTs caíram 92% desde o mês de setembro de 2021
Muito se tem falado na tecnologia dos NFTs, sendo que este já é um conceito sobre o qual os internautas começam a ter cada vez mais conhecimentos. Várias empresas, especialmente ligadas ao setor dos jogos eletrónicos, já aderiram a esta novidade, no entanto nem todos a veem com bons olhos.
Agora foram revelados novos dados que indicam que as vendas de NFTs caíram na ordem dos 92% desde o mês de setembro de 2021 até agora.
NFT regista queda de 92% desde setembro de 2021
De acordo com os novos dados revelados pelo The Wall Street Journal, o mercado de NFTs teve uma estrondosa queda de 92% no que respeita ao número de transações desde o seu pico, em setembro de 2021. Neste sentido, estas informações mostram que este é mesmo um mercado instável, e que os bons momentos destes tokens estão agora a atravessar uma fase menos próspera.
Os detalhes divulgados indicam que no final do ano passado foram registadas em média 225 mil transações diárias de NFTs. No entanto, atualmente esse valor encontra-se na ordem das 19 mil transações por dia. Para além disso, esta quebra também se verificou no número de carteiras ativas, as quais passaram de 119 mil no mês de novembro de 2021, para apenas 14 mil, segundo os dados atuais, o que representa uma queda de 88%.
Já em março, dados do Google Trends revelados pelo Statista mostraram também que diminuiu significativamente o número de pesquisas relacionadas com os NFTs. Os pormenores indicam que em janeiro foi atingido o pico de pesquisas, mas, desde então, houve uma queda de cerca de 80% nesta procura.
Segundo Daniel Ahmad, analista de mercado, esta diminuição de interesse pelos Tokens Não-Fungíveis pode ter acontecido "provavelmente porque as pessoas perceberam que a maioria dos projetos de NFT são JPEGs sem valor tangível, nos quais não vale a pena investir”.
Probably because people realised that the majority of NFT projects being JPEGs with no tangible value wasn't worth investing in, not to mention all the current barriers / issues
At least with gaming you can make an argument that they're tied to in game assets, which is something https://t.co/FQ9i0r7BFw
— Daniel Ahmad (@ZhugeEX) May 4, 2022
Por outro lado, há também quem questione estes valores revelados pelo TWSJ, indicando haver outros dados que mostram uma forte tendência de crescimento no mercado dos NFTs.
Lembramos que várias empresas estão a apostar nesta tecnologia, como a SEGA, Konami, Ubisoft, ASRock e Hyundai. Recentemente foi também revelado que o popular jogo Habbo Hotel iria regressar este ano, mas já com NFTs.
NFT é uma espécie de certificado digital, estabelecido via blockchain. Este título define originalidade e exclusividade a bens digitais. Sigla para "Non-fungible Token" ("Token não-fungível", em tradução livre), os NFTs têm chamado a atenção depois de serem pagas somas milionárias para adquirir este tipo de ativo na Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Videogames Chronicle
Aguardem até a Gamestop aparecer neste mercado !
Ganhem juízo!
Juízo? Pensa no caso da Steam, o monopólio que eles têm. Agora pensa vender um jogo como nft, que podes vender quando quiseres ao preço que quiseres
Em que é que isso iria beneficiar a steam??? Ou venderes um jogo ao preço que quiseres?? O mercado não funciona assim, vende se tiver procura NFT supostamente sao coisas unicas, irias vender um jogo pra 1 player?! Os NFT podem ter a sua utilidade mas nunca como estavam, a venderem imagens a preços idiotas, as pessoas demoraram a acordar, as vezes penso que o ser humano é capaz de coisas extraordinárias, outras parece um calhau com olhos…
Boa, “um calhau com olhos”. Isso dá um excelente NFT a……. 100 mil euros……. acho que é um preço justo para um imagem “única” 🙂
Não digo o proprio jogo, mas por exemplo um mercado de skins para dado jogo(s) sendo que cada skin é unica ou existe um número limitado (NFT).
Nessa linha de pensamento, os jogos podem ter a sua ‘premium currency’ (aquelas moedas/gems/etc. que só se compra com €), como sendo um token como Axie Mana e afins.
Isto já existe. Só que os jogos que existem são bastante limitados e são muito focados em mining basicamente.
Com 643300000000 milhões de dólares investidos em pouco mais de 6 meses, é o 2 maior investimento de 2021… com metade do valor investido em criptomoedas. E com 400000 vezes o valor investido em medicamentos, como as vacinas.
Portanto está de vento em popa… Uma mini micro descida não é nada. É como as cripto moedas descerem 50%, daí a 3 meses sobem 1000%. É a normalidade.
Não passa de mais um esquema para lavagem de dinheiro … e como tal não admira que tenha adesão. É como um sistema Swift para a trafulhice.
+1
92% é uma mini micro descida?
Alguém investiu muito dinheiro ali, e agora quer dar a ideia que aquilo ainda é rentável…… Lol
Tudo que seja menos de 100% é uma pequena descida
É preciso alguém pagar o que se quer e antes ter a certeza que o pode vender por mais.
O resto é tretas.
É parte de esquema em pirâmide: compras por X, depois só tens de arranjar o parolo a seguir a quem vais vender por três ou quatro vezes X. O problema é que ninguém valoriza JPGs feios, além de que se fizer botão direito e save, fico com o JPG para sempre e não tenho de dar contas a ninguém.
Um caso diferente poderão ser as skins nos jogos, aí já se pode justificar cobrar um valor elevado por algo que é “escasso” ou exclusivo, mas é o que já se passa, pelo que não sei muito bem onde é que os NFTs podem fazer diferença.
Em resumo, cheira tudo a um esquema de aproveitamento e especulação, sem verdadeiro valor acrescentado.
Caem que nem tordos!
Os NFTs são um belo esquema de pirâmide, só que não existe qualquer produto para vender! Nem sequer é comprar um JPG, é comprar um recibo de um JPG! A tecnologia blockchain é bastante interessante, mas há ainda vários desafios técnicos (por exemplo a nível de segurança), mas os NFTs no modelo que existem, simplesmente não têm futuro.