Empresa líder de mineração compra 24.000 servidores com 223.000 placas gráficas
A mineração de criptomoedas é um mercado que se destina a diferentes tipos de alvos. Desde o utilizador individual, a pequenos e médios grupos, até às grandes empresas que se dedicam a esta atividade.
Nesse sentido, recentemente, a empresa líder de mineração Northern Data anunciou a compra de 24.000 servidores equipados com 223.000 placas gráficas e processadores Epyc da AMD.
Empresa de mineração compra servidores com 223.000 GPUs
A empresa alemã Northern Data é especializada em HPC (computação de alta performance) e em mineração. E, para expandir o seu negócio, a marca adquiriu agora 24.000 servidores da empresa Block.one. Estes servidores são compostos por processadores AMD Epyc e 223.000 placas gráficas da AMD e da Nvidia. Segundo o que foi referido todos os CPUs Epyc da AMD que fazem parte do sistema totalizam mais de 500 mil núcleos.
De acordo com as informações da Northern Data, a aquisição custou cerca de 365 milhões de euros, sendo que 195 milhões serão pagos em prestações ao longo de 12 meses. Já 170 milhões vão ser pagos em ações.
A empresa estima que a implementação do novo sistema termine ainda durante este terceiro trimestre. Os servidores ficarão localizados na Europa, em países como a Holanda, Noruega e Suécia.
Com esta compra, a empresa conquista assim mais poder de computação do que o computador mais rápido do mundo, o Fugaku do Japão. Ou seja, a partir do novo sistema, a capacidade de processamento de todos os servidores passará de 1,29 exaflops para 2,6 exaflops de FP32. Um outro ponto positivo é que a Northern Data garante que todo o hardware será alimentado por energia 100% renovável.
O objetivo da empresa é aumentar a sua capacidade de atividade HPC e também aumentar significativamente a sua capacidade de mineração. Para além destas, visa também intervir na área da renderização, IA, blockchain e IoT para os clientes.
No entanto, a Nortehrn Data não revelou qual o modelo dos processadores Epyc utilizado nos servidores, nem das placas gráficas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Northern Data
Neste artigo: AMD Epyc, mineração, mineração de criptomoedas, Northern Data, placa gráfica, Servidores
365 milhões de euros em 24.000 servidores !! Ao que isto chegou com a mineração de criptomoedas !! Anda tudo completamente maluco. 😐
+1
Aconselho te a ler sobre os milhões “reais” que é preciso anualmente para impressao do dinheiro e valorização (essa mesma valorização que é nula ou negativa)
Nem me refiro aos gastos para os valores totais existentes no mundo a nivel digital…
Onde temos cerca de 20/25% de dinheiro vivo e os restantes valores sao digitais…
maluco? chama-se investimento
maluco é quem nao quer ganhar e deixa passar estas oportunidades
ao que ainda tu nao chegaste vai saber os fundamentos das criptos!
Até eu se tivesse gastava esse valor e mais miners e placas gráficas
Ou o mundo proíbe isto, ou o preço da energia estará sempre balizado pela mineração.
tu es mais um maniatado dos midia! sabaias que as luzes de natal gastam mais luz que as crypto??? vaomos proibir tambem?
as crypto veem devolver o poder do dinheiro de novo ao povo! o gorvernos nao param de imprimir dinheiro! e nos pagamos com a inflacao!
Primeiro que jamais gasta mais luz que as luzes de Natal que hoje dão meros Leda pequenos. Segundo, digame: em qual lugar do mundo as luzes de Natal funcionam 24/7, 365 dias por ano?
lol se subirem o preço da energia nada tem a ver com isto
Não? Vá pesquisar o motivo da proibição da mineração onde foi proibido.
Proibiram a mineração porque o preço estava a subir, com o qual o estado encaixa mais dinheiro? Tá bom…….. lol E eu a pensar que só foi proibido em países que têm interesse em ver as criptomoedas bem longe.
Deves ser terra planista também.
Os países que estão a proibir são aqueles que querem “implementar” a sua própria moeda porque sabem que isto da BTC é uma ameaça ao seu poder de imprimir moeda, inflação, etc etc mas ao que parece o terraplanista és tu que ainda não percebeste como funciona
Pimba, exatamente
Então Portugal deve ser dos paises do mundo que mineração faz.
Ó Cromo, ao menos lê a noticia:
“… todo o hardware será alimentado por energia 100% renovável.”
E daí? Só porque é o que renovável não tem pressão nos custos? Não. É o que uma energia retirada da rede elétrica? Eu disse custos e não poluicao.
E então, é grátis a energia renovável? O meu contrato diz que a minha energia é 100% de renováveis e pago um valor bem alto por ela.
Enquanto não proibirem esta maluqueira e fecharem estas moedas virtuais, a especulação vai ser brutal.
Um dia “roubam” tudo e quem se ri são os das gráficas e energéticas, agradecem aos tolos o direito em METAL.
A praga continua………. e que tal começarem a pagar todos os impostos e outras coisas e ter que ser regulado como os outros “investimentos”? Ah pois é…….. não pode ser, ai já não se pode falar. Fala-se e escreve-se da compra de X disto e abriram em Y lugares e a tanga que agora é moda mas a farsa já foi descoberta em varios paíse que afinal os recursos renováveis é meias verdades e que tal artigos onde expõem que cada vez mais este é o meio predileto para o crime organizado (especialmente lavagem de dinheiro e forma de camuflar financiamento a terrorismo) népias, é só unicórnios e arco-íris, “se dizes algo inconveniente sobre crypto é porque és maluco etc etc etc” -> as crypto veem devolver o poder do dinheiro de novo ao povo! o gorvernos nao param de imprimir dinheiro! e nos pagamos com a inflacao! <- Vai estudar Historia e Economia e aprender a escrever português xD
Como é que pagas impostos de uma moeda que não existe fisicamente?
Para mim, minerar criptomoeda equivale a imprimir moeda em casa. Se imprimir moeda em casa e2 proibido, pq gerar criptomoeda não é?
Para mim, minerar criptomoeda equivale a imprimir moeda em casa. Se imprimir moeda em casa e2 proibido, pq gerar criptomoeda não é? No final o destino é o mesmo das moedas oficiais, vai no mercado, compra e Produtos e serviços e gera inflação. Mas a Malta anarquista acha lindo e revolucionário.
Não é de todo imprimir moeda.. Tu prestas um serviço à rede, e és pago por isso. Tão simples quanto isso. Informa-te, escusado passares por tamanho ignorante.
“Ou o mundo proíbe isto, ou o preço da energia estará sempre balizado pela mineração”
O que está errado no meu português? Meu português é pt-br, e escrevo com cuidados mínimos, pois estou a escrever um comentário e não um artigo para jornal. Transcreva para o PT-PT para eu ver como fica.
E continuam a chorar, vamos chegar a 2040 e a BTC a $400.000 e os mesmo vão continuar a chorar!
E por isso que ja minero a 10anos e tenho mais de 40 cryptomoedas. Emquanto uns choram os outros como eu riem se com a conta bancaria a aumentar.