Tomate roxo geneticamente modificado aprovado nos EUA

Autor: Ana Sofia Neto

1. SPr says:

Tão mas é loucos, mas há alguém aqui que acredita nisto? Alterado genericamente.

Não obrigado, estamos a caminhar a passos largos para os alimentos alterados geneticamente e ninguém sabe o que poderá acontecer. Tais como mutações genéticas no nosso corpo.

Isto é contra a lei da natureza. Não foi isto que a vida nos proporcionou.

Sou totalmente contra este tipo de alimento e ainda para mais caso rotulem isto como “Biológico”.

Terão de ser regulamentados com regras como “não biológicos, alterados geneticamente”.

Nunca apoio nem apoiarei este tipo de iniciativas.

• João Corvo says:

Sabe que todos os alimentos que utilizamos atualmente foram feitos através de combinações genéticas (naturais, eu sei), de forma a selecionar os melhores?
      A modificação genética em laboratório (desde que responsavelmente realizada) consegue em pouco tempo o que antigamente se conseguia em anos/décadas.
      Quanto às modificações genéticas no nosso corpo provocadas por este tipo de alimentos, importa-se de me esclarecer sobre isso? Mas nada de recorrer a sites sem credibilidade, por favor.

• Keyboardcat says:

Ele é daqueles que pensa que as cenouras foram sempre cor de laranja, e as bananas sem semente. Não sabe que tudo que comemos hoje em dia não foi fruto da evolução natural mas sim modificado pelo ser humano.

Com o clima a mudar de forma rápida, a única forma de evitar uma nova famina passa por modificar as sementes atuais para garantir que elas continuam a crescer nas novas condições.

• Luis Pereira says:

Subscrevo-me e aguardo a resposta! +1

• KeyboardWarrior says:

Combinações NATURAIS que poderiam acontecer na natureza, e não combinações apenas possíveis de aoncotecer em LABORATÓRIO. Consegues perceber a diferença? Também deves ser daqueles que acredita que isto vai ajudar a acabar com a fome no mundo.

• vanessa says:

Olá João, verdade. Todavia, há um motivo pelo qual na natureza as mutações genéticas ocorram devagar, letamente. Previne a ocorrência de uma “anomia” do sistema organizativo. Todas as alterações têm impacto a nível fitoquímico. E isso vai transformar as próprias propriedades do alimento (desde os nutrientes a que tem acesso, a pluviosidade, a altitude, etc) tudo isso impacta nas próprias propriedades. Daí que, frutos de estufa, têm sempre menor qualidade, por exemplo, que os cultivados naturalmente e respeitando so ciclos naturais….poderia ser uma conversa longa de volta da forma cientifica…mas não há aqui espaço para tal.
        Quanto a modificações no nosso corpo, há sempre. As nossas trocas com o meio ambiente e seu impacto posterior na forma como transcrevemos a informação do ADN é um facto cientifico universalmente aceite. Os alimentos que consumimos, fazem parte do “meio ambiente”.

• Castro says:

também poderíamos meter na discussão, como isto tem mais a ver com a capacidade para estas empresas enriquecerem do que com melhorar a saúde das pessoas – patentear alimentos (é olhar para a Monsanto).
          Ou como os números mencionados exageram os benefícios (os ratos não eram normais e saudáveis, etc).

• Manuel da Rocha says:

O pior problema é que o planeta Terra consegue produzir comida para 3000 milhões de pessoas… há 7200 milhões a viver cá. A diferença é que 81% vivem bem abaixo do mínimo necessário. Os 19% gastam 10000% do que que deveriam consumir.
          Para cobrir essa diferença, há que procurar forma de aumentar a produção alimentar.

• Milhais says:

Nao so naturais como em laboratorio. Muitos alimentos, como milho, macas e batatas sao considerados GMO.
        Tambem animais, como salmao e ate porco sao modificados.

• Antonio says:

SPr, não comas tomate roxo, mas devias experimentar trigo/milho roxo pelo menos uma vez na vida.

• Keyboardcat says:

Tu também és contra a natureza. Não devias existir porque naturalmente a população humana era uma fração do que é hoje em dia.

Tudo que comes foi domesticado, porque a evolução natural das plantas não passa por produzir quantidades enormes de fruta, visto isso ser ineficiente em termos energéticos para a planta.

E sem a criação do processo Haber-Bosch, não havia forma de alimentar toda a população, porque os ciclos de naturais de azoto não permitem os solos atuais de produzirem tanto alimento.

Deixa de ser hipócrita e volta para a escola antes de dizer asneiras.

• FAR says:

Certamente que, com essa preocupação, não toca em pão, e em cerca de 50% dos artigos alimentares à venda em grandes superficies…

É que, caso não saiba, o trigo que compõe praticamente tudo o que come é alterado faz anos.

• Milhais says:

+1, parece que os GMO sao coisas recentes para grande parte das pessoas.
        Proximo artigo vai falar da clonagem e tambem vai chocar grande parte dos leitores ao saberem que muito leite bem de vacas e cabras clonadas.

2. PeFerreira says:

A minha questão inocente é… (E não me atirem com pedras que não sou biólogo e não ando a varrer o Google todo)
    Dado que os alimentos são todos digeridos por acido clorídrico (HCl) no nosso estomago, a nível molecular praticamente, a alteração genética é assim tão nefasta para o nosso sistema?

• Castro says:

o ácido clorídrico não “desfaz” as moléculas em átomos, nem faz toda a digestão, apenas ajuda a quebrar algumas das ligações moleculares para o passo seguinte no intestino em que a digestão continua por via enzimática.
      Uma alteração genética dos alimentos não quer dizer que será nefasta para o nosso organismo, mas pode ter consequências não esperadas (boas ou más).

3. Amilcar Alho says:

Ah ah, muito bom!!!! 😀 😀

4. Doctor Frankenstein says:

It’s alive! It’s alive! começa nas plantas e animais e acabam por selecionar os “melhores” dos humanos, seremos mais um recurso a explorar até dar-mos cabo do equilibrio do planeta… talvez estejamos condenados a este destino.

5. AlexX says:

Se bicho (que não ratos esfomeados numa jaula a quem não é dado outra coisa) pega nisso, é porque não é de todo mau mesmo que ao paladar não diga nada. Se bicho não pega nisso e tem sempre um aspecto bonito (posta a cor de parte), que o comam os humanos. É como quem gosta de ketchup, mais porcaria menos porcaria vai sempre saber bem a quem desconhece o quanto o tomate pode ser um fruto delicioso.