PplWare Mobile

SpaceX quer capturar CO2 e transformá-lo em combustível para foguetes

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Há cada gajo says:

    Parece fazer mais sentido limpar a sujidade produzida e reutilizá-la do que evitar produzir essa sujidade pois já se viu que isso não passa de um frustrante fundamentalismo ambiental desprovido de sentido pois uns deixam de poluir e outros aumentam a poluição já para não falar dos enormes custos que estes iluminados governos dos ditos países ricos nos querem impor com estas politicas de “limpar o bolso” do contribuinte.

    • Nuno Teixeira says:

      Segundo o teu ponto de vista, por alguns não ajudarem na limpeza, então não se faz nada.
      A ideia da taxa de carbono (que é o que penso que queiras dizer com limpar o bolso) é de forçar a ideia de boas práticas ambientais. Vai resolver tudo? Claro que não. Mas deixar as coisas andar é que não é o caminho certamente.

      • Há cada gajo says:

        Quem são os mais poluidores ? Sabes ? Não somos nós, que pagamos tudo e mais alguma coisa. A UE nem sequer é responsável por 10% das emissões de CO2.

        • Toni da Adega says:

          Não consigo perceber o fascínio que querer viver num sitio onde a água e o ar são extremamente poluído. O que ganharia Portugal por ter o sol tapado com poluição durante dias ou ter as praias e rios cheios de lixo?

          Se o estado das águas em Portugal estão demasiado limpas, nada impede de se ir passar umas ferias na índia e tomar uns banhos no Rio Ganges. É de aproveitar e encher uns garrafões de água para beber durante a estadia.

          • Há cada gajo says:

            Não tens as praias e rios cheias de lixo porque muitas das praias e rios que tu frequentas são limpas pelas autarquias ou por empresas em projectos de voluntariado ou ainda pelos concessionários. Mas tens muito (demasiado) lixo em tudo quanto é sitio.

          • Toni da Adega says:

            Muito devido às políticas ambientais europeias que tanto se queixam. Já não pode fazer uma descarga à vontade que cai tudo em cima.
            Na Ásia não têm esse tipo de problemas e restrições, existe liberdade para fazer o que se quiser

        • Nuno Teixeira says:

          Concordo contigo que não seremos os mais responsáveis mas isso quer dizer que não se faça nada ou pelo menos que se tente ser mais consciente ecologicamente a nível global? Os países ‘ricos’ acabam por ser os maiors responsáveis quer pelo maior consumo de energia quer pela poluição em certas zonas do planeta.
          Quanto ao tópico é uma questão de se avaliar se essa tecnologia de captação de carbono é eficiente ou não.

          • Há cada gajo says:

            Não há qualquer consciência dita ecológica na medida em que o objetivo é só um : fazer dinheiro e alimentar um sistema instalado.

  2. Não digo says:

    Qualquer porcaria que sai da boca do musk é notícia, e pior é os média nem sequer validarem se o que ele diz é possível ou não!
    São mais as quantidades de mentiras que sai da boca dele do que as verdades!!

    • Vítor M. says:

      Mas ele disse que ia colocar o ser humano em Marte. Será possível a SpaceX fazer isso? Ele disse que iria poder ajudar as pessoas com problemas (determinados problemas) mentais, será que a Neuralink consegue? Ele disse que ia trazer a condução autónoma para a estradas do planeta. Será que a Tesla consegue?

      As respostas são sempre de crédito ao que ele prometeu fazer. Ele já mostrou que mudou a forma de se conduzir e de ir aos espaço. O crédito está do lado dele. Se é um louco, um sonhador, um problemático, isso o tempo o irá mostrar. Para já ele mostrou que poderia fazer mais do que muitos conseguiram. Neste projeto, já não é o primeiro.

      • Manuel da Rocha says:

        Para Marte precisa de 22000 milhões de dólares e da NASA suportar o dobro disso no resto das despesas. E de 4 kamikazes a quem alguma seguradora aceite um seguro de 3000 milhões de dólares por cada um.

  3. Memória says:

    Uma série de perguntas fáceis, com respostas fáceis: Não.

    De resto com o Elon Musk . . . mais vale não dizer o que penso dele.
    Até agora o mais notável que conseguiu foi tornar-se o mais rico (?) homem do planeta.

    E é verdade que não é o primeiro neste projecto espacial, um pequeno apanhado de
    “loucos, sonhadores, problemáticos” está em

    https://www.youtube.com/watch?v=X3tJ5Nfxn9I
    Zambia’s Forgotten Space Program and the Backyard Space Race

    Gosto sobretudo dos Afronautas

  4. Memória says:

    Estes “loucos, sonhadores, problemáticos” podem ser também perigosos.
    Tenho grandes dificuldades em aceitar a “molécula da vida” CO2 ser ultrajada como “poluição e “sujidade”,
    Imaginem que ele (ou os amigos dele) realmente conseguem erradicar o CO2 da atmosfera . . .:-(

    Elon Musk faz-me lembrar o Jules Verne, do qual li “A Viagem ao Redor da Lua” quando tinha 10 anos.
    Neste livro explica como o explosivo para o canhão gigantesco que servia para enviar uma bala com os astronautas dentro era produzido, O processo era simples, mas felizmente não o consegui reproduzir, senão o prédio de 5 andares em Lisboa onde morava tinha ido pelos ares.
    Deve ser uma coisa genética, porque o meu pai quando era miúdo. com as experiências eléctricas dele conseguiu quase rebentar com as instalações eléctricas de todo o Bairro Alto, numa altura em que não estava tudo protegido com fúsiveis

  5. Silva Lopes says:

    Na noticia pplware.sapo.pt/planeta/acabou-se-portugal-ja-nao-produz-eletricidade-a-partir-de-carvao/ , com a noticia nesta pagina se pode analisar:

    1º Pressupõe que todo o carvão queimado faz mal…. todo o carvão queimado e CO2 e derivados libertado na atmosfera faz mal.
    2º Directly converting CO2 into a gasoline fuel, CO2 can be hydrogenated to hydrocarbons by either direct or indirect route. http://www.nature.com/articles/ncomms15174
    3º As centrais a carvão que Portugal desactivou podiam estar a trabalhar com combustível de para foguetes… tem lógica… lol

    *Queimador híbrido para um circuito de CO2 fechado…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.