SpaceX está a construir uma poderosa nave espacial Dragon para destruir a estação espacial
A NASA encomendou à SpaceX a construção de um "US de-orbit vehicle" (USDV) para destruir a Estação Espacial Internacional. A primeira imagem revela que se trata de uma nave espacial Dragon em esteroides.
Quatro vezes mais potente do que uma Dragon normal
O USDV baseia-se no design da nave espacial que a SpaceX utiliza para transportar carga e astronautas para a Estação Espacial Internacional, mas com a bagageira convertida num enorme módulo de serviço para conter vários tanques de combustível e muitos mais motores.
A SpaceX revelou no seu perfil do X que o USDV terá seis vezes a capacidade de combustível e quatro vezes a potência da atual Dragon. Só o combustível pesará mais de 10 toneladas, o que leva a especular que será necessário uma Falcon Heavy para o colocar em órbita.
A SpaceX recebeu um contrato de 843 milhões de dólares para desenvolver o USDV, mas a NASA ainda não contratou o lançamento do veículo. Sendo uma Dragon em esteroides, não há dúvida de que será lançada num foguetão da SpaceX.
Como será destruída a Estação Espacial Internacional?
A estação em órbita deverá ser abandonada em 2030, mas não de repente. Numa conferência de imprensa, a NASA explicou que, primeiro, a estação será gradualmente retirada de órbita. Esperarão 12 a 18 meses, até atingir uma altitude de cerca de 220 quilómetros.
Os astronautas permanecerão a bordo para a manter até seis meses antes da data designada para a sua destruição. Nessa altura, o veículo de desorbitação da SpaceX, operado pela NASA, acoplar-se-á a uma das suas portas e impulsioná-lo-á em segurança de volta à atmosfera.
A Estação Espacial Internacional tem sido um símbolo da cooperação internacional desde o seu lançamento em 1998. Graças às suas condições de microgravidade, permitiu avanços científicos e tecnológicos que beneficiaram a humanidade de várias formas.
No entanto, está a envelhecer e o desgaste é evidente. Para além do risco crescente de impacto com detritos espaciais. Mas a sua reforma não será em vão, pois dará início a uma nova era de estações espaciais comerciais.
Leia também:
Cheguei adiantado…..
Ainda não há comentários dos falhados invejosos anti musk 🙁
Eu faço-te a vontade, tendo em conta o histórico das empresas do Elon Musk espero bem que haja planos para manter a estação em órbita mais uns anos ou alternativas para a destruir em segurança, dos contractos actuais que a SpaceX tem com a NASA a missão Artemis II já foi adiada 14 meses e a Atermis III 18 meses.
Ainda está para vir um projecto do Elon Musk que seja entregue na data anunciada.
A spacex em nada tem a ver com os lançamentos da artemis ahah
Tem razão nao tem a ver com os lançamentos tem a ver com as aterragens…
https://oglobo.globo.com/mundo/clima-e-ciencia/noticia/2023/08/09/artemis-iii-nasa-enfrenta-desafios-com-a-starship-de-elon-musk-e-pouso-lunar-tripulado-pode-ser-adiado.ghtml
Aliás peço desculpa aos moderadores, nem era preciso um link externo… Noticia desta semana até
https://pplware.sapo.pt/ciencia/nave-espacial-da-spacex-pode-danificar-a-superficie-da-lua/
Melhor “invejoso” que lambe botas… Ja disse varias vezes o Musk engenheiro/empreendedor sim é alguem que deve servir de inspiração, na maioria dos casos (tal como outro utilizador apontou e bem, prazos têm sido difíceis de cumprir tanto na SpaceX como na Tesla…).
Agora, O Musk pessoa, pode morrer longe «, que asco de ser… então agora que sempre que abro o Twitte… perdão X…. e tenho que levar com mais um post completamente sério, nao patrocinado ou partidario dele…
preferias levar com censura e wokismo com fartura, né? Aceita que dói menos!
Dói é ter de ler comentários destes… e acho que haverá poucas coisas mais woke que alguém que chame o filho de algo que faz lembrar os robôs de Star Wars.
Para além disso vou repetir aquilo que já disse antes censura e moderação são coisas diferentes. Já sei que para alguns ou as redes especialmente são uma anarquia ou estão se a impor censura mas não é assim que o mundo funciona, tem de haver limites para tudo
Os invejosos começam a aparecer….
A questão que ainda não se fala muito e que deverá ser extremamente ambicioso é a nova estação espacial internacional que irá substituir a actual. Espero que seja um autentico colosso.
Não haverá. A cooperação chegou ao fim para dar espaço ao setor privado e para outro tipo de investigação. Citando a BBC “For Nasa, freeing up the $3bn (£2.4bn) spent on the ISS each year will allow the agency to pursue other human spaceflight goals, namely sending astronauts back to the Moon and, eventually, to Mars.”.
A China tem uma, na Europa vamos continuar a regular
heheheheehehe 🙂
“Destruir” é propaganda.
Será melhor dizer “Desconstruir” ou ” Desmontar”,
Também “Desmantelar”.
Tudo com regras.
“Quem destrói não conquista”
Propaganda:
1. Conjunto de actos que têm por fim propagar uma ideia, opinião ou doutrina.
2. Associação que tem por fim a propagação de uma ideia ou doutrina.
https://dicionario.priberam.org/propaganda
Ainda se vão arrepender deste plano 🙁
Destruir, é com o charlatão Musk.
Só depois de destruída se formarão novas estações comerciais, isto é burro, só vindo da NASA. Podia ser rentável para apoio a construção das novas estações.
Finalmente espero ver novas estações operadas por privados (entre as quais a SpaceX) e ter outra dimensão de utilização do espaço, para viver, trabalhar ou passar férias.
Cheguei a tempo de ler os comentarios dos totos anti musk. A escrever isto no meu model Y….beijinhos invejosos, dediquem se ao vosso linux ja que não tem mais nada nem ninguem vos quer
Preciso de mais informações, eu não entendi como a vão destruir, vão destruir fazendo cair e queimar na reentrada? ou vao lançar fora de orbita?