Perseverance encontrou uma rocha estranha em Marte e está a intrigar os cientistas
A NASA tem agora no solo de Marte um equipamento altamente tecnológico com mais mobilidade e, acima de tudo, com "outros olhos". Depois do rover Perseverance pousar com sucesso em Marte no passado mês de fevereiro, a máquina tem estado a testar os seus dispositivos, mas sem perder o foco no que a levou lá. Em breve vai largar o helicóptero Ingenuity que dará uma nova dimensão à exploração marciana. Contudo, o rover tem "olhado em volta" e foi então que descobriu algo curioso.
Uma rocha em particular chamou a atenção de Perseverance, e a NASA diz que os seus cientistas estão intrigados com o aspeto e ainda não têm uma resposta.
Rover da NASA descobre uma pedra estranha
A imagem foi captada no final de março e tem um aspeto vidrado, perfurada e, no lugar onde se encontra, não tem relação aparente com o solo. Conforme podemos ver num tweet publicado pela conta oficial do Perseverance no Twitter, a NASA revela que disparou um laser na pedra para tentar perceber mais sobre a rocha.
Nesse mesmo tweet a agência espacial desafia os internautas a dar palpites sobre o que será e de onde virá a rocha.
While the helicopter is getting ready, I can’t help checking out nearby rocks. This odd one has my science team trading lots of hypotheses.
It’s about 6 inches (15 cm) long. If you look closely, you might spot the row of laser marks where I zapped it to learn more. pic.twitter.com/sq4ecvqsOu
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) March 31, 2021
Perseverance capta fotos incrivelmente nítidas
Na foto, que tem uma qualidade fantástica graças às câmaras de alta resolução embutidas no Perseverance, podemos ver a rocha no solo marciano. A cor do solo na foto varia de um castanho escuro claro a um bronze claro, com rochas menores espalhadas ao redor do objeto maior. Os buracos da rocha estão cobertos de poeira que se espalha pela superfície do planeta o ano todo, mas nada disso ajuda a explicar as suas origens.
Enquanto o helicóptero está a preparar-se, não posso deixar de verificar as rochas próximas. Este estranho [corpo] tem a minha equipa de ciência a negociar muitas hipóteses. Tem cerca de 15 cm de comprimento. Se olhar de perto, pode ver a linha de marcas de laser onde eu a atingi para saber mais.
Diz o tweet do rover, que fala na primeira pessoa.
Estas marcas de laser são visíveis no meio da rocha perto do lado direito da foto. Uma série de pequenos pontos podem ser vistos se aumentarmos o zoom. Conforme é referido, estas marcas artificiais, resultantes do disparo laser que o rover fez, servem para tentar descobrir indícios da sua composição.
A rocha parece bastante lisa e até brilhante em muitas áreas, apesar do facto de ter sido empoeirada pelo pó que existe na superfície do planeta. Numa resposta ao tweet, a NASA diz que tem algumas teorias.
A equipa formulou muitas hipóteses diferentes - será algo que saiu da rocha local? É um pedaço de Marte lançado na área de um evento de impacto extenso? É um meteorito? Ou alguma outra coisa?.
Apesar de ainda estar a dar os primeiros passos no planeta vermelho, este rover irá ajudar a NASA a encontrar muitos outros motivos de estudo que nos vão surpreender.
Seguir e epopeia do rover nas terras de Marte
Para os fãs da exploração espacial, são sempre indícios de que há muito no planeta que ainda se desconhece e que pode revelar uma realidade contrária àquela que efetivamente se pensa lá existir.
A agência espacial norte-americana tem atualmente vários robôs ao serviço, mas o Perseverance é o mais evoluído e com tecnologia de ponta.
Este artigo tem mais de um ano
É um calhau sem olhos.
kryptonite
Não tem nada de estranhar…..planeta diferente, obviamente tem de haver coisas com aspecto e constituição diferentes das de cá….
Enfim….ficam todos pirolos só de verem algo diferente, pensam que tudo tem de ser igual à Terra.
Então não sei o que diriam se fossem a um planeta que em vez de água, é constituído por liquido em metano….já não sei que planeta é
E uma Lua de Saturno, Titã. Esta lua tem mares e rios de metano, como também chove metano na sua superfície.
É isso 🙂 obrigado
É estranho porque a rocha é diferente do resto do solo onde se encontra. Não tem nada a ver com comparações com a Terra. Pode ter vindo de fora do planeta, pode ter sofrido erosão de outra maneira. Existe uma miríade de perguntas que podem ser feitas.
É um fragmento de um meteorito, possivelmente… Visto o rover também estar numa enorme cratera e muitas das pedrinhas à volta também terem a mesma cor…
Tenho a mesma convicção. Nada é de espantar visto que com uma atmosfera tão pequena. os meteoritos chegarão à superfície em condições muito boas. Com esta dimensão 15 cm na atmosfera terrestre seria polvorizado.
Bom bom
Era a NASA emitir os trabalhos em streaming, sem tratamento de imagem nem nada.
Em vez de ver tretas na TV e publicidades, podia estar sempre que apetecesse a ver Marte.
Têm medo que apareçam Aliens em direto é, sem filtros.?
Modo de proceder de há dezenas de anos atrás sem pensar na facilidade de comunicação atual e fomentar nos jovens que a raça humana está numa epopeia.
Se houvesse mortos e feridos já tinha interesse para a TV e para o telelixo.
Penso ser algum artefacto antigo deixado pelos nossos antepassados, (o extinto povo Atlante) que na altura teriam uma capacidade de efetuar viagens estelares bastante mais apurada que nós atualmente, não sendo descabido pensar que manteriam algumas construções/bases em Marte.
Põe mais tabaco nisso.
e mais bagaço!!
A mim, parece restos de algum meteorito… engraçado como a imagem deslizante do vídeo tem duas tonalidades
distintas da mesma região? parece ser um “stitching”de varias mas mesmo assim…
Acabaste de responder à tua própria questão…
acho que vi lá num cantinho “made in china”
Pedaço de Meteorito que veio de algum lugar .
claro, não poderá ter vindo de lugar nenhum
He pá, tenho que contactar a nasa e pedir-lhes desculpa, não tinha ideia que arrear o calhau em Marte fosse por tanta gente intrigada e a analisar a poia que lá deixei.
Esmeralda ou Turmalina nao pode ser, pode ser Berilo…. mas acredito que seja Pátina tipo composto quimico que se forma a superficie do metal que esta na rocha… por exemplo
azinhavre na oxidacao do cobre… como no bronze… e no ferro oxido ferrugem… Tipo Estatua da liberdade em Nova York!…