Pepsi planeia projetar anúncio gigante no céu noturno através de satélites
O projeto da empresa russa StartRockets parece já ter o primeiro cliente. A Pepsi quer um anúncio luminoso no espaço recorrendo aos satélites Cubesat. Estes equipamentos espaciais são capazes de criar anúncios luminosos projetados no espaço e visto na Terra.
A empresa de refrigerantes americana quer ser a primeira a ter publicidade no Espaço.
Pepsi quer anunciar no Espaço para se ver na Terra
A startup russa StartRocket está a planear usar satélites em miniatura para lançar anúncios que podem ser vistos no céu noturno. Desta forma, o espaço publicitário parece já ter um cliente: PepsiCo.
Segundo o que foi veiculado pela porta-voz da PepsiCo, Olga Mangova, o anúncio, que usará a rede de satélites CubeSats, irá promover a bebida energética Adrenaline Rush. Assim, sob o lema “campanha contra estereótipos e preconceitos injustificados contra os jogadores”, irá nascer um novo meio de publicidade.
the orbital display in action from Vlad Sitnikov on Vimeo.
A StartRocket informou no começo do ano que os seus equipamentos estariam prontos para enviar anúncios ao espaço até 2020. Contudo, a startup já informou que planeia lançar o seu sistema em órbita em 2021.
A empresa está atualmente a publicitar o seu serviço para colher frutos entre possíveis anunciantes e parceiros. A título de curiosidade, a tabela de preços informa que oito horas de publicidade no céu noturno poderá custar 20 mil dólares. No entanto, o valor que a Pepsi pagou à empresa russa não foi revelado.
Por outro lado, há fatores que também ainda não foram explicados. Como será o aspeto do anúncio no céu noturno?
Iremos ter publicidade no céu? Haters gonna hate!
A StartRocket revelou anteriormente o seu plano de usar o CubeSats para iluminar diferentes mensagens no céu durante seis minutos cada um. As imagens seriam projetadas pela constelação de satélites e seriam visíveis do solo a uma altura entre 400 e 500 quilómetros. O sistema é possível graças aos desenvolvimentos recentes na tecnologia de satélite que está a tornar mais fácil e barato lançar os CubeSats.
O plano de negócios da startup russa recebeu críticas de diferentes frentes. Enquanto algumas pessoas odiariam ver um céu noturno repleto de anúncios, também há preocupações de que as constelações artificiais tornem a órbita baixa da Terra ainda mais saturada, aumentando o risco de colisões causadas por lixo espacial. Já em 1993, a ideia de painéis espaciais foi condenada pela American Astronomical Society, com o falecido astrónomo e cosmólogo Carl Sagan a chamar de "abominação".
O membro da equipa da StartRocket, Alexey Skorupsky, no entanto, disse anteriormente que “haters gonna hate”, e permaneceu inflexível quanto à viabilidade do projeto. A startup agora afirma ter testado a tecnologia com um lançamento bem-sucedido de um balão de hélio para colocar um dos seus refletores na estratosfera.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Astronomy
Fonte: Futurism
Neste artigo: Pepsi, publicidade, satélites, StartRockets
Será que conseguimos arranjar um ad-block para isto?
🙂
Míssil terra-ar!
Não tarda e o céu à noite fica perecido com os sites cheios de popups cheios de publicidade
Não tarda e o céu à noite fica perecido com os sites cheios de popups cheios de publicidade
Falando em lixo espacial… inventam esta!
Não se pode abatê-lo?
Tem de se falar com os indianos.
Não! NÃO! e NÃÃÃÃO!!!!
Absolutamente contra esta ideia que mais parece um movimento intestinal. Mas quem lhes dá direito de poluirem o céu noturno sem mais nem menos? Basta esta ter sucesso para comecarem a aparecer popups por todo o lado.
como se já não bastasse a poluicão luminosa das cidades ainda vem com esta m*****.
Alguém para se juntar a mim e criarmos uns rockets para abater isso?
Não nos façam isto…por favor… não existem maneira de fazermos um “abaixo-assinado” online pelo mundo fora? Isto é ridiculo…
Para mim é muito simples, publicidade que eu veja no céu, será publicidade de coisas que deixarei de usar.
+1
Mas que #¿$?%!¡.. acabem já com essa ideia!
Se aparecer no ceu fica na minha memória para não comprar mais..
Poluição nos céus do planeta, obrigado, mas não obrigado.
Talvez seja preciso uma campanha de boicote contra a Pepsi para mudarem de ideias e portarem-se como pessoas responsáveis.
Plenamente de acordo com o Carl Sagan!!!
É uma verdadeira ABOMINAÇÃO!!!
Gostava mais da ideia de ter uma Deathstar a orbitar o planeta…isto não
Lembrei o Blade Runner original em que passavam dirigíveis com publicidade além da que já figurava nas fachadas dos edifícios. Tranquilos que a Portugal não chegará nos próximos 5 anos. E mesmo do espaço, não será visível a 70km da periferia duma cidade nem vai tirar qualquer brilho às estrelas enquanto também não houver geoengenharia. Mas acho que a maioria nas cidades vai adorar isso, e se possível com muitas cores.
Obviamente completamente contra. O céu é de todos nós. Vejo todos a falar de poluição visual. Nos anos 80 éramos todos contra a poluição visual nas serras, hoje é cool falarmos de energias renováveis, mas não olhamos ao impacto visual das eólicas e hídricas nas nossas serras, para já não falar de outros impactos, mas que para esta discussão não importam.
Com isto quero dizer que o que nos chamamos de aberração, as proximss gerações podem ver outros benificios que agora não estamos a ver. Mas voltando a frisar o céu noturno é de todos nós e não de uns marmelos quaisquer.
Finalmente parece que estamos no futuro, agora vamos esperar os zé-modinha-astronomos querendo estragar a modernidade.
O bom é que esses anúncios vão acabar com a festa UFO no céu.