Starlink: Elon Musk é “o homem que poluiu os céus”, acusam os astrónomos!
O espaço está a ser ocupado com tecnologia nunca antes enviada para a órbita da Terra. Só à conta da SpaceX estão já 120 satélites em operação dos 12 mil que a empresa quer colocar no espaço. Assim, este projeto de Elon Musk pretende fornecer Internet de banda larga ao mundo. Contudo, os astrónomos denunciam que estes dispositivos Starlink estão a cegar os telescópios terrestres.
O lixo espacial começa já a ter uma forte interferência e são muitos os astrónomos a apontar o dedo a Musk.
Elon Musk, o Poluidor!
O projeto de satélite Starlink da SpaceX, baseado nos EUA, tem perturbado astrónomos em diferentes partes do mundo. Segundo eles, estes equipamentos em órbita baixa terrestre têm dificultado o trabalho dos telescópios terrestres.
Conforme é conhecido, Elon Musk e a SpaceX, querem colocar em órbita uma rede de 12.000 satélites, para fornecer Internet de banda larga em todo o mundo. Até ao momento já foram lançados 120 desses dispositivos para o espaço.
Satélites da Starlink estão a cegar os telescópios na Terra
Depois de termos visto os satélites em ação, seguindo uma órbita baixa e passando numa forma de comboio, estes dispositivos provaram serem suficientes para cegar a Câmara de Energia Negra (DECam) do Observatório Interamericano Cerro Tololo no Chile, segundo Clarae Martínez-Vázquez, astrónoma da instituição em 18 de novembro.
Wow!! Estou em choque !! A enorme quantidade de satélites Starlink cruzou os nossos céus hoje à noite em @cerrotololo. A nossa exposição DECam foi fortemente afetada por 19 deles! O comboio dos satélites Starlink durou mais de 5 minutos!! Um pouco deprimente… Isso não é fixe!
Confessou esta especialista no Twitter, explicando que a passagem do 'comboio' composto por estes satélites prejudicou as observações.
O "verdadeiro legado" de Musk
Além destas críticas, juntaram-se outras reclamações de pessoas que estudam o universo. Nesse sentido, estes estudiosos usaram o Twitter para expressar a sua frustração com a iniciativa de Elon Musk. Segundo o astrónomo americano Cliff Johnson, o pior ainda estará para vir. O cientista publicou um instantâneo da imagem DECam onde mostrou a poluição luminosa causada pelos satélites artificiais do SpaceX.
Este problema pode ser incomum agora, mas quando toda a constelação [Starlink] estiver em órbita, será todos os dias.
Apontou Jonathan McDowell, investigador do Harvard-Smithsonian Astrophysics Center.
Há já um coro ao redor do mundo contra este projeto de Musk. Matthew Kenworthy, professor de Astronomia no Observatório de Leiden, na Holanda, disse que este evento "não é bom para a astronomia terrestre" e obrigaria os cientistas a processar grandes quantidades de dados adicionais para apagar as pistas desses satélites artificiais.
Estou certo de que Musk pensa que é algum tipo de herói ambiental por vender carros elétricos, mas o seu verdadeiro legado permanente será o do homem que poluiu os céus.
Escreveu o astrofísico da NASA Simon Porter.
SpaceX quer lançar mais 30.000 satélites Starlink
A SpaceX indicou que pintaria a superfície dos satélites de preto para reduzir a sua luminosidade, mas os cientistas disseram que tal medida não resolveria o problema porque os telescópios dos satélites captariam os dispositivos de qualquer maneira.
Em outubro, soube-se que a empresa solicitou uma nova autorização à União Internacional de Telecomunicações. Assim, está já a ser planeado o lançamento de mais 30.000 satélites Starlink em órbita baixa da Terra. Isto a somar aos 12.000 que já têm permissão para orbitar a Terra.
Contudo, diante das preocupações dos astrónomos, Elon Musk disse em maio que a Starlink não teria um impacto negativo na astronomia com o argumento de que hoje "há 4.900 satélites em órbita e as pessoas percebem isso cerca de 0% do tempo".
Este artigo tem mais de um ano
Só que 4900 satélites é um número ligeiramente diferente de mais de 40000…
Desta vez concordo com os astrónomos!! São os satélites mais as partes do foguetão que os leva para lá. Elon Musk só faz é porcaria e foi a pior escolha para liderar a Tesla.
Isso durante 50 anos, entretanto milhares satélites já lá estão. Mais as dezenas de foguetões descartáveis
Não é por ser ter feito asneira durante 50 anos que se há de continuar a fazer o mesmo…
Nisso concordo. Mas acusar o Elon Musk ppr esses 50 anos não fax sentido nenhum.
Um.dia dizem que o trânsito nas cidades é culpa da Tesla
Acho que o que se está a debater é esse projeto dele e suas implicações negativas para a pesquisa científica.
Na Não importa, se isso continuar assim, vai ser uma caus
90% dos “foguetões descartáveis” já arderam na atmosfera… ou nunca lhe ensinaram o que a fricção com a gravidade terrestre? Os que restam estão bastante longe e mesmo que fossem 100000, são demasiado pequenos, pois estão a uma distância muito superior aos 80km a que vão ficar os 93000 (é o valor mínimo) dos satélites da Starlink. Assim que cheguem aos 5000, você poderá ver “estrelas cadentes” a cada 3 minutos da sua própria janela.
E não são milhares… são menos de 5000 em, mais de, 720400000 milhões de quilómetros. Os starlink ficarão numa linha contínua de 32000km e formarão 730 linhas em simultâneo.
Devia passar duas horitas num observatório astronómico para lhe ensinarem o que é a órbita terrestre.
Que eu saiba um dos objetivos da SpaceX é acabar com os foguetões descartáveis. Nem percebo o porquê de falar nesse assunto, provavelmente querias responder ao comentário anterior.
Apenas o primeiro estágio é reaproveitado. O segundo estágio é descartado. Uma parte cai de volta e queima na reentrada, mas várias peças e componentes descartados durante o desacoplamento, como por exemplo as coifas de proteção da carga útil, podem permanecer em órbita por muito tempo.
Olha lê bem o comentário!! Eu falei nas partes que envolvem os satélites. Só estás a dar razão aos astrónomos ao falares de “730 linhas em simultâneo”.
Em LEO tens poucos comparados ao starlink
A coisa mais valiosa que a Humanidade pode obter do espaço é o conhecimento científico. A denúncia de que esse projeto irá prejudicar as pesquisas astronômicas é gravíssima.
Eu concordo!!
Já existem várias satélite e muito lixo espacial.
Se isso continuar assim nos próximos anos, vai ser um caus para a humanidade.
MUITO INTERESSANTE TANTA BOCA CHEIA DE PREOCUPAÇÃO, TODOS ECOLOGIA TODOS APARENTEMENTE PREOCUPADOS QUE UNS ESTORVAM OS OUTROS, E UNS E OUTROS TODOS SÃO OUTROS PARA OS OUTROS.
E JÁ AGORA, A UNIÃO INTERNACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES, E QUEM A CRIOU PEDIU AUTORIZAÇÃO A QUEM?
O SENHOR QUER PÔR SATÉLITES HÁ INCÓMODO PORQUE SÃO MUITOS. AGORA VAI UM, DEPOIS MAIS MEIA DÚZIA E POUCO A POUCO FAZEM MUITOS.
NÃO ESTARÁ AÍ ENTREVISTO A CIUMEIRA PORQUE O SENHOR PODE FAVORECER ACESSO DE INTERNET? QUE É PAGA E BEM PAGA E NINGUÉM SE LEMBRA DE ENSINAR OU PERMITIR QUE SE SAIBA COMO A TER.
QUAL O SER SUPERIOR A QUEM PEDIRAM PERMISSÃO? QUEM FOI QUE ATIROU A PRIMEIRA PEDRA?
ALGUÉM SE LEMBRA DO AFUNILAMENTO CAUSADO NA BANDA ELECTROMAGNÉTICA DO PLANETA PORQUE CAÍU SATÉLITE?
UM DIA DESTES CAEM AOS CENTOS OU PORQUE SE FOI A BATERIA, OU PORQUE UMA ROCHA BATERIA NUM DELES, QUALQUER DIA LÁ EM CIMA VAI PARECER UMA MESA DE BILHAR SATÉLITE CONTRA SATÉLITE E CÁ EM BAIXO ALGUÉM A LEVAR COM ELES.
DEPOIS PARECE QUE SÓ UNS TERIAM APTIDÃO PARA ELES ( OS SATÉLITES )E SONDAS E FOGUETES E FOGUETÕES, DEPOIS SE VAI A VER E AFINAL O QUE PARECE CERTO JÁ NÃO É, QUEM LER OU OUVIR FALAR ATÉ PARECE QUE JÁ ESTIVERAM NAS CONSTELAÇÕES E PLANETAS DOS QUAIS FALAM.
HAJA CONSENSO E MENOS FOLCLORE E CASTANHOLAS QUE TODOS VÃO OUVIR CÁ EM BAIXO E VAI SER UM CORRIDINHO.
EM VEZ DE ESTRAGAREM TANTO O PLANETA E A HUMANIDADE, SE SE PREOCUPASSEM MAS ERA, DESDE QUE QUISESSEM, PODERIAM, EM MELHORAR O QUE HÁ CÁ POR BAIXO ISSO É QUE ERAM LINDOS.
É CÁ NESTA TERRA QUE TÊM QUE CUMPRIR SEU KARMA, DE NADA LHES SERVE QUEREREM PROCURAR OUTRO PLANETA PRA HABITAR, ATÉ PORQUE DEPOIS NINGUÉM CRIA PASSES SOCIAIS PRA IR TODO O MUNDO LÁ PRA ONDE FOSSE.
HÁ VENTOU-SE QUE UMA BOA SOLUÇÃO PARA NÃO POLUIR, ( EMBORA TUDO CADA VEZ MAIS SUJO ),DE PÔR A INDÚSTRIA PESADA NOS ESPAÇO.
E OS TRABALHADORES COMO É QUE FAZIAM PARA VOLTAR À NOITE PRA CASA? IAM TRABALHAR ATÉ A MORTE DE EXAUSTÃO E DEPOIS VINHAM CÁ BUSCAR OUTROS?
ISTO É EXTRAORDINÁRIO. E OS SALÁRIOS? E TODAS ESSAS COISAS? E SERÁ QUE NÃO ÍA POLUIR?!
ENERGIA ELÉCTRICA E TODAS ESSAS CONEXÕES RESULTANTES DO QUE HÁ DE GRATUITO NO ESPAÇO NINGUÉM PEDIU PERMISSÃO AOS SUPERIORES PARA ENGANAR CÁ EM BAIXO COM UM ” AH VAMOS SERVIR A HUMANIDADE E TAL E TAL…” E TUDO ISSO DEVERIA SER GRATUITO E ERA MAS ERA DE APOSTAR NOUTROS INTERCÂMBIOS. TANTA CONVERSA TANTO PATUÁ E A HUMANIDADE ESTÁ CADA VEZ MAIS BEM SERVIDA! ESTÁ ESTÁ. VÊ-SE! SE ESSE SENHOR FOR CEGAR OS SATÉLITES DOS OUTROS TALVEZ ATÉ SEJA BOM PRA ACORDAREM, E DEIXAREM DE USAR SELOFANE NA CONSTRUÇÃO DE NAVES, E POR AÍ FORA.
OUTRA COISA, POR ACASO DO FOI ENSINADO, NO ESPAÇO O TEMPO NÃO É ETERNO, NÃO DIZEM POR AÍ QUE CONSEGUEM VER UMA EXPLOSÃO QUE ACONTECEU NÃO SEI HÁ QUINHANTOS MILHÕES DE ANOS?
SE TUDO FICA REGISTADO NO UNIVERSO QUAL O PROBLEMA PRA IMPLICAR AGORA COM O SENHOR MUSK?
ACELERAVAM A IMAGEM, PUXAVAM A OBJECTIVA ATRÁS OU ESPERAVAM QUE NÃO LHES FAZIAM NENHUM MAL!
ALIÁS TANTO CONTROLAM TANTO CONTROLAM E O QUE É CERTO E SABIDO É QUE OS METEOROS E METEORITOS CAEM E FICAM INSCRITOS NOS QUE NÃO CONSEGUEM MONITORIZAR. OUTROS IRÃO CAIR E ATÉ AMASSAR UNS QUANTOS SATÉLITES,E DEPOIS VÃO FAZER À MODA DE CÁ DE BAIXO ” VOCÊ ?! ATIROU UMA PEDRA À MINHA LATA !” POIS!
COM SORTE O AR DUMA PEDRA AO PASSAR A GRANDE VELOCIDADE DESVIA, COMO QUANDO UM COMBOIO DE ALTA VELOCIDADE ABANA TUDO AO PASSAR.
TANTO ESPAÇO E TANTO BARULHO. CANALHA AUTÊNTICA, É O QUE É!
O Elon vai desenvolver a neurotecnologia!!
Isso é orivel!!
Não quero ser governando com um microshio na cabeça!!!
Pois que a área de neurotecnologia tem haver com ships na cabeça!!
Não vou aceitar Isso!!!
Mas gosto da tesla!!
SEGUNDO NOTÍCIA DE 15 JUN 2019 ,O SOL TEM EXPLOSÕES, ERUPÇÕES DE CALOR QUE PODEM PROVOCAR APAGÕES E AFECTAR SATÉLITES, QUIÇÁ ATÉ DERRETÊ-LOS, E DEPOIS QUEM VÃO ACUSAR DE DIFICULTAR O QUE QUER QUE SEJA?
A ignorância é o que melhor está distribuído pelo universo. Tudo o que está para além de chutes na bola e mesinhas caseiras não está se factor ao alcance da maioria.