O cérebro humano aquece muito mais do que os cientistas achavam inicialmente
Pesquisas recentes concluíram que o cérebro aquece mais quando trabalha mais, assim como acontece com outros sistemas mecânicos que conhecemos. O estudo demonstrou que esta tendência varia consoante vários fatores, como o sexo da pessoa analisada e a hora do dia.
Os cientistas tiraram conclusões inéditas e surpreendentes.
Se é dono de um portátil, por exemplo, já se deve ter apercebido que ele aquece, naqueles momentos em que está a puxar mais por ele. Segundo um novo estudo, assim como acontece com estes mecanismos, o nosso cérebro também aquece de uma forma que era até agora desconhecida.
Embora a investigação tenha concluído que a oscilação de temperatura depende de uma panóplia de fatores, como o sexo e a hora do dia, algumas partes do cérebro profundo podem atingir 40º C, sendo que a temperatura normal do corpo humano é tipicamente inferior a 37º C.
Segundo os investigadores, este não é um sinal de mau funcionamento do cérebro. Pelo contrário, poderá ser, na realidade, uma prova de que ele está a funcionar de forma saudável.
Para mim, a descoberta mais surpreendente do nosso estudo é que o cérebro humano saudável pode atingir temperaturas que seriam diagnosticadas como febre em qualquer outra parte do corpo.
Disse o biólogo John O'Neill do Laboratório de Biologia Molecular do Medical Research Council (MRC), no Reino Unido.
Os estudos anteriores, que deram as principais perceções aos cientistas relativamente a esta questão, mediram a temperatura de pessoas com lesões cerebrais. Ora, desta vez, os cientistas analisaram o órgão durante o quotidiano.
Cérebro aquece por vários fatores
Para o estudo, a equipa utilizou numa técnica chamada espectroscopia de ressonância magnética (MRS) – que pressupõe a medição de padrões químicos através de campos magnéticos -, para medir a temperatura do cérebro, de forma não invasiva, de 40 voluntários saudáveis, com idades compreendidas entre 20 e 40 anos. Além disso, combinaram a informação recolhida com os dados sobre o ritmo circadiano e a hora do dia.
Os investigadores detetaram que a temperatura média do cérebro era de 38,5º C, tendo sido observadas variações baseadas na hora do dia, na região analisada, na idade, no sexo e no ciclo menstrual dos participantes.
Conforme revelaram, os cérebros femininos eram, em média, 0,4º C mais quentes do que os cérebros masculinos – esta diferença deve-se, provavelmente, ao ciclo menstrual, de acordo com o Scince Alert. As variações diárias eram, em média, de 1º C, com as partes exteriores do cérebro a registar temperaturas mais frias, e a temperatura mais alta registada foi de 40,9º C.
Descobrimos que a temperatura do cérebro cai à noite antes de dormir e sobe durante o dia. Há boas razões para acreditar que esta variação diária está associada à saúde cerebral a longo prazo - algo que esperamos investigar a seguir.
Explicou O'Neill.
Mais do que isso, os investigadores concluíram que a temperatura do cérebro parece aumentar com a idade e que a regulação dessa pode ser crucial para um cérebro saudável. Por sua vez, este pode fazer a diferença aquando de um dano cerebral significativo.
A partir da sua pesquisa, os investigadores conseguiram elaborar um mapa da temperatura do cérebro em 4D e esperam que este seja utilizado como guia de referência para se perceber um cérebro saudável. Ainda assim, é necessário recolher mais dados, abrangendo uma amostra maior.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
aquece é para ter ideias quentinhas
Porque acham que uso o chapéu de alumínio?
o chapéu de chunbo é muito mais potente 🙂
o chumbo até dá para derreter e fazer balas para usar contra a invasão russa
Havendo mais actividade há também mais corrente eléctrica (ou impulsos) circulando, normal que a temperatura aumente por consequência. E normal também femininas aquecerem mais, são mais inteligentes, têm capacidade única para multi-tarefas enquanto simultaneamente podem estar pensando em miríade outras coisas sem perderem o foco ou concentração nas tarefas excepto quando chega o masculino para demolir tudo com ar inocente e culpar depois o cão.
Falta de Pasta/Massa Térmica dá nisso
Não metam água no radiador não, se querem ver onde vão parar…
Então quanto era antes para ficarem espantados com um “40.9C”? Isso não me parece nada de especial tendo em conta o abuso de processamento que um cérebro faz ao minuto. Se chegasse às temperaturas de um portátil aí sim ficava preocupado.
A diferença é que somos perfeitos na nossa imperfeição. Dizem que o cérebro precisa de apenas cerca de 20W para funcionar bem. O mais rápido supercomputador precisa de toda uma central eléctrica só para o alimentar e mesmo assim não consegue (por enquanto) movimentar a quantidade de dados que se movimentam no cérebro. Sendo que movimentar=/processar.
Se acreditas em átomos, num nível atómico até podem ser mais de 42°C, quem sabe? Somos perfeitos na nossa imperfeição. Dizem que o cérebro consome cerca de 20W a dado momento num normal funcionamento. O mais rápido supercomputador do mundo deve precisar de toda uma central eléctrica para o alimentar e mesmo assim não consegue ainda (e por enquanto) nem de longe movimentar a quantidade de dados que dizem movimentar-se no cérebro. Movimentar=/processar, no processamento qualquer computador leva a vantagem.
daí o fumo
o cerebro dum corvo com um ano já sabe resolver enigmas , mas para um bebe mexer no telemovel sò aos 3 anos leva o dobro do tempo , trabalha a vapor
o meu cachorro as 6meses já sabia retraçar a almofada
uma anemona um peixe metade planta metade animal quase não tem cerebro e um debil sistema nervoso , mas já sabe que tem de fugir quando vê uma tartaruga 🙂
uma medusa um peixe do mar com um aspecto pre historico , já sabe que tem de passear os tentaculos , se quer pescar algo
um macaco com 6 meses já sabe carregar no botão , do dispensador de comida, comida comida comida o cerebro do macaco bastante activo
uma mosca ao meio dia já sabe voar e sem a ajuda de inteligencia artificial 🙂
um bom prato de camarão já se sabe servir á mesa aos 3 meses deliciosamente
Uma formiga com 2horas ja carrega 100x o seu peso as costas
Uma tartaruga sai do ovo e já sabe que tem que cavar na areia até chegar à superfície, sabe que tem imediatamente de ir para o mar o quanto antes e uma vez lá, já sabe nadar. Se consegue ou não sobreviver 15 minutos é outra história, mas ela não tem medo. A natureza é fascinante.
o ideal é que um miúdo de 5 meses já fosse independente para andar de gatas , ir a casa de banho, e a partir dos 2 meses já sobesse mexer no telemovel
Estão a ver aqueles dias em que saem do trabalho com uma enxaqueca de tão puxado que foi o dia? Provavelmente será só o cérebro que sobre aqueceu