NASA suspende contrato com a SpaceX depois do processo da Blue Origins
Foi notícia há poucos dias que a empresa espacial Blue Origin de Jeff Bezos estaria a processar a NASA na sequência da sua decisão de conceder um contrato de 2,9 mil milhões de dólares à SpaceX, com vista a colocar novamente humanos na Lua, excluindo a Blue Origin do processo.
Agora a NASA veio a público revelar que o acordo com a SpaceX está temporariamente interrompido.
NASA suspende (temporariamente) contrato com a SpaceX
Na sequência do processo aberto pela Blue Origins, a NASA decidiu suspender temporariamente o trabalho que estava a iniciar com a SpaceX e que envolvia um investimento de 2,9 mil milhões de dólares.
A Blue Origin disse que a sua ação, avançada no Tribunal de Reclamações Federais dos Estados Unidos na semana passada, foi "uma tentativa de remediar as falhas no processo de aquisição encontradas no Sistema de Aterragem Humana - Human Landing System - da NASA".
Com audiência marcada para 14 de outubro, a NASA, através de um porta-voz, anunciou que os trabalhos com a SpaceX para colocar novamente o Homem na Lua estariam suspensos até 1 de novembro, momento em que espera que o processo fique concluído.
Recorde-se que, embora o plano inicial mencionasse um contrato com duas empresas, em abril, a decisão alterou-se. Devido ao défice financeiro, a NASA viu-se obrigada a estabelecer um contrato com uma única empresa, suscitando a discussão.
Blue Origin considera o acordo injusto
Alegadamente, um dos fatores de decisão foi a proposta de preço da missão, e a SpaceX apresentou uma mais barata. Contudo, para Jeff Bezos, o acordo é injusto. Além disso, a Blue Origin alega que são necessários dois fornecedores para construir o sistema de aterragem que levará os astronautas à superfície da Lua, em 2024. Mais do que isso, acusou a NASA de “avaliação ilegal e imprópria” das suas propostas, durante o concurso.
A NASA espera que, em 2024, tudo esteja pronto, em parceria com a SpaceX, voltar e meter humanos na Lua.
Este artigo tem mais de um ano
Já sabemos que a SpaceX não vai comprir o prazo, algo que o musk é o melhor a fazer.
E não vai “comprir” porquê?
É impossível neste momento outra empresa fornecer mais, melhor e mais barato que a SpaceX. Não têm a tech sequer, é só birra.
Se tu o dizes, deves ter boas informações.
Não é birra, estamos a falar é de dinheiro, 2.9 mil milhões, muito dinheiro, pelo menos nos EUA, e estamos a falar de tecnologia espacial.
Cá pelo burgo, ouvi dizer que o Governo tem 15 mil milhões de euros, a tal bazuka, de certeza que quando se esgotar, nem tecnologia espacial vamos ter, nem comboios Lisboa/ Porto em 2 horas.
Nos EUA com 2.9 mil milhões vão à Lua, cá no burgo, com 15 mil milhões, continuamos a ver a Lua por um canudo, e no final, nem luz ao fundo do túnel.
Era o que mais me faltava gastarem o dinheiro da bazuca em ir à lua.
Há muito onde gastar em Portugal.
Aqui esse dinheiro, da bazuca, vão render mutos ferrares; mansões; iates, para os amigos do costume, e dividas para o o povo pagar. Pois quando chegar a altura de pagar já se sabe que esses amigos foram atacados de alzheimer. Os Juízes esses estão cada vez mais gordos, mandando os gatos de fruta para a prisão e obrigando o povo a pagar dividas de cêntimos, e “ilibando” com amigos do costume, com os famosos mega processos…
… cá no burgo existe mas é um “buraco negro”, ao qual nada escapa.
Os cientistas andam distraídos.
Para mim, a NASA quer criar problemas entre estas empresas privadas de exploração para atrasar o processo. Agora pq o está a fazer, é outra questão.
Sim, porque essas empresas não podem ir a Lua sem a autorização da NASA, queres ver…
Isto é uma questão de dinheiros, porque a Blue Origins consegue muito menos investidores privados do que a SpaceX e até da Virgin Galactic. Se não for públicos demoram mais tempo.
A SpaceX está bem mais avançada do que a Blue Origins, e já colocaram pessoas na ISS. A Blue Origins, na pratica só mandou uma “bola” que voltou logo a seguir. Se o prazo é 2024, e só em 2021 é que a Blue conseguiu fazer este lançamento, em 2024 devem mesmo de ter o sistema todo pronto, sem duvida… claro que sim… Vão fazer em 3 anos, o que demoraram uns 5 anos para fazer 1 quarto do caminho…
Se for para atrasar o projeto por ideia da NASA, é para proteger a Boeing de não conseguir construir as 2 ou 3 SLS que a NASA precisa nos próximos 5 anos. Tem surgido vários problemas e já cortaram o projecto Dragonfly ( satélite para ficar na órbita da lua de Júpiter, Europa) que ia num SLS e afinal vai numa Starship. O Congresso Americano quer salvar esse projeto SLS a todo o custo para cumprir contratos com a Boeing
Aqui é mais o Jeff Who a demonstrar o seu mau perder, tendo uma proposta cheia de lacunas e problemas pelo dobro do preço da proposta da SpaceX. Ele diz que a tecnologia da SpaceX nunca atingiu exploração espacial e ele usa tecnologia de tipo Apollo para o lander lunar.
A guerra fria agora é entre o Bessos e o Musk, bons velhos tempos que a guerra atómica era eminente…