NASA reage à queda do descontrolado foguetão chinês
As empresas, tanto privadas, como públicas, estão numa incessante corrida à exploração do espaço. Contudo, é preciso cautela, porque as missões podem surpreender pela negativa. Foi o caso do já muito mencionado foguetão chinês sobre o qual o administrador da NASA já exprimiu opinião.
O referido foguetão estava numa queda descontrolada, tendo os seus destroços aterrado perto das Maldivas.
As nações que exploram o espaço devem garantir a segurança da Terra
Após a China anunciar que os destroços do seu foguetão Long March 5B estavam em queda descontrolada, o mundo ficou alerta, uma vez que podiam cair em qualquer parte. Embora tenham caído nas Maldivas, no Oceano Índico, e não tenham realmente ferido ninguém, o que aconteceu deve ser evitado a todo o custo, porque não é suposto que a exploração espacial ponha em risco as pessoas da Terra.
Nesse sentido, o administrador da NASA exprimiu as suas preocupações relativamente a eventos deste tipo. Numa declaração, Bill Nelson disse que “as nações que exploram o espaço devem minimizar os riscos para as pessoas e bens na Terra de reentradas de objetos espaciais, e maximizar a transparência relativamente a essas operações”.
Além disso, referiu que é essencial que todas as nações e entidades comerciais de exploração do espaço atuem de forma "responsável e transparente para garantir a segurança, estabilidade, proteção e sustentabilidade a longo prazo das atividades do espaço”.
NASA quer que companhias aprendam a sua lição
Apesar de representar um perigo eminente, a queda descontrolada do Long March 5B na Terra estava prevista. Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, a maior parte da carga útil do foguetão arderia a entrar na atmosfera. No entanto, o que dele restou caiu na Terra e inundou o mundo de incerteza.
É evidente que a China não está a cumprir as normas de responsabilidade relativamente aos seus detritos espaciais.
Disse Nelson.
Apesar de a mais descontrolada reentrada ter acontecido pelas mãos da própria NASA, parece que a empresa aprendeu a lição e quer as restantes companhias sigam o exemplo.
Este artigo tem mais de um ano
Esqueceram rápido que um dos foguetes da spacex caiu numa quinta, mas é foguetão americano os destroços são educados.
Até quando isso? Claro que isso não exime a China ou outra potência espacial de responsabilidades, mas é incrível o fumo que se faz quando são os chineses ou russos, até mete nojo, e a “imprensa” a fazer o seu jogo!
E aqui neste canto do mundo já escolhemos para qual janela atirar pedras, enquanto isso os chineses mandam o primeiro módulo para uma estação espacial…. As os chinocas!
O que ele disse resume-se a isto:
“As nações que exploram o espaço devem garantir a segurança da Terra”
Não está a dizer mentira nenhuma, portanto não estou a ver qual é o teu problema.
O problema é que os americanos dizem uma coisa e fazem outra.
São os chamados hipócritas e aqui estão com uma dor de cotovelo de todo o tamanho porque a China vai ter a sua própria estação espacial e os americanos não. Temos pena dos yankes.
Em primeiro, ninguém está com inveja da china e da sua própria estação espacial, apenas preocupados com a segurança, porque não se deve deixar um foguetão cair descontroladamente como a china faz.
Em segundo, gostas da china? Então convido-te a ires para lá viver num ditadura sem direitos humanos, depois disso falamos outra vez.
Se percebeste a minha abordagem ela se baseia essencialmente no “estardalhaço” mediático e não só a volta disso, claro que não minimizo o risco, não quero levar com restos de foguetão nem americanos, russos ou de quem quer seja.
As vezes é preciso saber interpretar o texto.
E parece haver quase sempre alguma dualidade nos critérios quando se trata de “julgar” ou avaliar este ou aquele acto, daí eu ter citado o foguetão da SpaceX, que quando eu falava disso noutro fórum fui chamado de maluco, tive de ir buscar 5 publicações americanas para comprovar, enfim…. Sejam felizes.
Não entendo qual é a dualidade!
Nenhum foguetão americano das últimas 3-4 décadas foi deixado propositadamente numa entrada descontrolada. Todos têm sido planeados para uma reentrada controlada para não cair em áreas habitadas. Se fores ler as notícias sobre a SpaceX é claramente mencionado que ocorreu uma falha, e que era suposto ter uma reentrada controlada.
O que ele diz é que o foguetão caiu porque os Chinocas assim quiseram , o que é bem diferente de cair por acidente ……como estão previstos vários novos lançamentos de foguetões Chinocas , se utilizarem a mesma lógica , um dia ainda acabam por matar alguém ….
Os destroços da China podiam ter caido em qualquer parte do mundo, os da SpaceX foram controlados e nem sequer tinham a possibilidade de cair noutros paises, há uma grande diferença.
Onde anda a ESA ?
Pois é! Deverá ser uma pergunta sem resposta por algum tempo.
Os destroços aterraram? Essa está boa.
estão e se cai-se em cima de uma casa quem pagava a despesa? os chinos?
“Nenhum foguetão americano nas últimas 3-4 décadas foi deixado propositadamente numa entrada descontrolada” isso dizes tu… logo essa situação ganha contornos macabros, já que os chineses “deixaram propositadamente que o seu foguetão entrasse de forma descontrolada”. Incrível!
Não sou eu que digo, são as próprias entidades! Os Chineses não planearam qualquer reentrada controlada para o foguetão, e não é a primeira vez. O mesmo aconteceu há cerca de 2 anos.
Serão os foguetões da space ex demasiado “controlados” Ou os dos Chineses totalmente descontrolados e por isso estarem preocurados?