NASA mostra-nos um fantástico time-lapse de 10 anos do Sol (vídeo)
A nossa estrela é o garante da vida no planeta Terra. Assim, ao longo dos séculos, o Sol foi alvo de teorias, descobertas e curiosidades imensas. Hoje, com a tecnologia que o ser humano possuiu, este astro é mais familiar, sem, contudo, deixar de ser ainda muito enigmático. Apesar de estar a 149.597.870.700 metros de distância, a NASA, através do seu Observatório de Dinâmica Solar (SDO), lançou um vídeo com uma década de imagens fabulosas do Sol.
Conforme poderão ver, o vídeo tem uma hora de filme em time-lapse, com início a 2 de junho de 2010, até 1 de junho de 2020. Cada segundo no vídeo representa um dia inteiro.
Imagens do Sol numa década de grande evolução humana
As agências espaciais, como a NASA, Roscosmos ou ESA, têm dedicado muita tecnologia, ao longo das últimas décadas, para perceber o Sol. Assim, como sabemos, o ser humano depende do Sol e perceber este astro é cada vez mais importante. Como tal, foram recentemente desenvolvidos projetos que visam "aproximar-se" mais da estrela para a conhecer de perto.
Da sua órbita no espaço à volta da Terra, a SDO reuniu 425 milhões de imagens de alta resolução do Sol, acumulando 20 milhões de gigabytes de dados ao longo dos últimos 10 anos.
Referiu Goddard da NASA.
In its 10 years observing the Sun, our Solar Dynamics Observatory satellite has gathered over 425 million high-resolution images of our star. We’ve put together a time lapse showcasing this decade of observation. Watch the full-length video in 4K: https://t.co/teJT2PkXQQ pic.twitter.com/dUZB4zVWOe
— NASA Sun & Space (@NASASun) June 24, 2020
Segundo a NASA, as imagens resultaram da utilização de "uma tríade de instrumentos", para a SDO captar uma fotografia do Sol a cada 0,75 segundos. Segundo a NASA, a AIA (Atmospheric Imaging Assembly) grava uma imagem a cada 12 segundos, com 10 comprimentos de onda de luz diferentes.
Este time-lapse de 10 anos mostra fotografias tiradas num comprimento de onda de 17,1 nanómetros, que é um comprimento de onda ultravioleta extremo que mostra a camada atmosférica mais externa do Sol - a coroa. Compilando uma foto por hora, o filme condensa uma década do Sol em 61 minutos. O vídeo mostra a subida e descida da atividade que ocorre como parte do ciclo solar de 11 anos do Sol e eventos notáveis, como o trânsito de planetas e erupções.
Explicaram os responsáveis por este projeto.
Eclipses, presença humana no Espaço e a Lua
Apenas muito poucos momentos ao longo da última década foram perdidos pela SDO. Segundo explicam, os quadros escuros no vídeo são o resultado do eclipse da Terra ou da Lua pela SDO, à medida que passam entre o Sol e a nave espacial.
Em 2016, foi causado um blackout prolongado devido a um problema temporário com o instrumento da AIA. No entanto, uma semana após o mau funcionamento, tudo foi restaurado.
Dentro do vídeo, ocorrem alguns eventos dignos de nota:
- 6:20 (7 de junho de 2011) uma erupção de proeminência explode a partir da parte inferior direita do Sol
- 12:24 (5 de junho de 2012) pode ser visto o trânsito de Vénus através do Sol. Isto não voltará a acontecer até 2117.
- 13:03 (19 de julho de 2012) um ciclo complexo de campos magnéticos e formas de plasma e que dura horas
- 13:50 (31 de agosto de 2012) a erupção mais icónica deste ciclo solar irrompe a partir da parte inferior esquerda do Sol.
- 20:25 (29 de setembro de 2013 uma erupção de proeminência forma um longo 'canyon' que é então coberto com laços de plasma.
- 26:39 (8 de outubro de 2014) as regiões ativas no Sol assemelham-se a uma lanterna "jack o' mesmo a tempo do Halloween
- 36:18 (9 de maio de 2016) Mercúrio transita através da face do Sol. Mais pequeno e mais distante do que Vénus é difícil de detetar.
- 43:20 (5 de julho 2017) um grande grupo de manchas solares passa duas semanas a atravessar a face do Sol.
- 44:20 (6 de setembro 2017) a sequência mais poderosa de erupções durante este ciclo solar crepita durante vários dias, atingindo um pico em X9.3.
- 57:38 (11 de novembro de 2019) Mercúrio volta a transitar pelo Sol para a SDO. O próximo trânsito não será antes de 2032
Temos muita urgência em saber mais do Sol
A SDO e outras missões da NASA continuarão a vigiar o nosso Sol nos próximos anos, fornecendo mais informações sobre o nosso lugar no espaço e informações para manter os nossos astronautas e bens seguros.
Concluiu a NASA.
Portanto, com estas notas em cima, observe aqui o vídeo e delicie-se com imagens incríveis:
Este artigo tem mais de um ano
Bem, imagens impressionantes. Mas parece-me que existe mexidas no video. as erupções/atividade foram atenuadas ao longo dos últimos anos.
Provavelmente o aquecimento global, é na verdade uma consequência da atividade Solar.
Digo que existe atenuação porque noto diferenças na definição de “blur” dos ultimos anos comparado com os primeiros anos. a erupções estão lá, mas estão desfocadas ?…
Não estarás a falar do ciclo solar de Schwabe? Este ciclo mostra uma série de fenómenos determinados do sol que ocorrem em intervalos de aproximadamente 11 anos. Aliás, espera-se que este ano comede mais um ciclo de 11 anos de maior atividade solar.
Realmente percebo muito pouco da astrofisica. comentei por notar diferença, se existe de facto o tal Ciclo com um nome estranho. acho que tudo bem.
Com base no histórico, será mais um ciclo mas mais intenso ? Questiono.
O tal conceito do aquecimento global, poderá ser influenciado por estes ciclos, serem mais intensos a cada volta ? não descartando o efeito de estufa obviamente.
53:29 parece ser um eclipse.
Devem ter feito o vídeo durante a noite.
Alguem acredita em cgi ?
Pelos quem joga consolas deve perceber logo lol
O ponto que a NASA chegou , ate podiam mostrar o niribu do drahon ball que as ovelhas acreditavam hahaha
Cada vez que sai notícias sem credebilidade nenhuma da pena de como a sociedade se tornou em prol da ” ciência da mentira” ate Deus renegaram.
Não que Deus prove a ciência mas deixou testamentos a avisar que não somos um acaso do big bang como estes filósofos pseudo cientistas do passado recente.
O campo está a inverter e isto ainda está no início.
Irá mexer com o sol certamente que e como um pólo positivo da terra e a lua negativa , mas pior vai abrir terra vai tremer a terra o mar , tempestades de plasma deverão começar a aparecer , as extremas temperaturas e mais diversos fenômenos meteorológicos serão cada vez piores e a mexerem com a estabilidade do ecossistema e animais , insectos , doenças etc etc
Se a estupidez fosse música fazias uma orquestra… um bocadinho de mais instrução não te fazia nada mal…
Quanto à credibilidade, imagino que o canal de YouTube de alguém igualmente ignorante seja a tua fonte credível não?!