NASA – Asteroide perigoso passará perto da Terra a uma velocidade de 40 mil km/h
No próximo dia 25, sexta-feira, passará "perto" da Terra um asteroide à velocidade de 40 mil km/h. De acordo com o Centro de Estudo de Objetos Próximos à Terra da NASA, o objeto 162082 (1998 HL1) tem um tamanho de cerca de 700 metros de diâmetro e é da categoria Apollo.
A rocha espacial foi descoberta em 1998 e é vigiada desde então. Segundo os especialistas, se algum dia este asteroide colidir com o nosso planeta, as consequências serão desastrosas.
Asteroide perigoso debaixo de olho da NASA
Conforme está catalogado pela NASA, este é um asteroide do tamanho de um arranha-céus. Descoberto em 1998, foi já visto pela nossa vizinhança pelo menos 408 vezes. A sua classificação refere que é um Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA).
No século passado, quando foi descoberto por astrónomos no projeto Lincoln Near-Earth Asteroid Research (LINEAR) em Socorro, Novo México, deram-lhe o nome de 1998 HL1.
1998 HL1 vai passar perto, mas o que é esse "perto"?
De facto vai passar perto. A passagem mais próxima do asteroide Apollo este ano será de 241.401.600 km de distância, ou 16 vezes a distância da Lua. Claro, comparando com a nossa noção de proximidade terrestre, esta rocha vai passar muito longe. Mas na unidade astronómica, ele vai passar aqui mesmo pertinho!
Apesar de ter já passado várias vezes no quintal da Terra ainda irá passar mais algumas vezes "sem entrar". Segundo os cálculos da NASA, este não tem uma rota de colisão com o planeta nos próximo 120 anos.
A próxima vez que passar perto da Terra, como agora, será somente no dia 26 de outubro de 2140. Nessa altura, esta rocha passará a uma distância de 6,18 milhões de quilómetros. Mas antes disso, a gigantesca rocha Apollo continuará a girar o Sol uma vez a cada 508 dias enquanto ele se move numa órbita elíptica.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: NASA
Fonte: NASA
Uma curiosidade interessante para quem gosta deste assunto. Obrigado pela informação. Enquanto nos formos vivos, estamos seguros e esperemos que o mesmo aconteça para os nossos descendentes.
Estamos seguros em relação a este asteróide mas não em relação a outros ou mesmo a outras coisas que o homem faz por exemplo…
Isso é verdade. O maior perigo ainda são os humanos
Mais “notícias” do medo?
Ainda bem que temos um domo pois nós proteger. Kkkkkkkkkkkk
???
@Antero Ferreira, não ligues a terraplanistas. 😛
“…asteroide Apollo este ano será de 241.401.600 km de distância, ou 16 vezes a distância da Lua”.
As contas estão mal feitas.
O sol está a 146.000.000 Km. A lua a 384.400 Km.
Exacto, este asteroide vai passar a cerca de 6 milhões de kms… e não 241 milhões como aqui foi noticiado.
Sim é verdade
Havia muito para dizer,mas? Vai passar PERTO da terra 241 milhões de Kilómetros !!!!!!!!!! São só histórias aos quadradinhos.
Eu avisei que o perto nesta temáticas poderia deixar alguns confusos, os que acham que perto é daqui a li, da beira da estrada até à estrada da Beira 😉 mas eu avisei. Cosmicamente falando, vai passar pertinho sim 😉
Bom dia Universo!
Vai passar a 6 milhões, a notícia não está correcta em relação ao número de km de distância.
Os Humanos são mais perigosos que os asteroides , antes de um desses asteroide cair em nosso planeta , a ganância dos humanos terá feito todo serviço .
Uma pena. Esses meteoros ou cometas não estão com nada. Nem na Terra eles tem coragem de aterrissar kkkkkkk
Todos anos passa muita mr$?%!a pela cabeça desses encrencqueiros que querem por a gente a ler a porcaria que eles publicam. E tmb muitos asteróides e cometas e estrelas cadentes. Falta mesmo é essas coisas todas caírem mesmo em cima deles pra ver se temos paz.
Se cair ao menos que arrebente com tudo. Kkkkk….