NASA afirma que nenhum asteroide registado vai colidir com a Terra nos próximos 100 anos
Há hoje uma preocupação maior relacionada com os asteroides. Ameaças do asteroide do Apocalipse ou do Deus do Caos estão a ser vigiadas pela NASA que desdramatiza os possíveis casos de colisão com a Terra. Segundo a agência espacial, nenhum asteroide conhecido representa um risco significativo de impacto com a Terra nos próximos 100 anos.
Conforme as informações divulgadas, dos cálculos efetuados, os prováveis riscos aparecerão entre 2175 e 2195.
NASA vigia asteroides que conhece e esses não nos visitarão tão cedo
A NASA relata que nenhum asteroide conhecido representa um risco significativo de impacto com a Terra nos próximos 100 anos.
Contudo, alguns meios mais dedicados ao assunto, abordaram a perigosidade do asteroide 99942 Apophis, apelidado de "Deus do Caos", poder passar muito perto da Terra nos próximos 10 anos.
Asteroide Deus do Caos poderia provocar muita destruição
Na descrição do astro, o 99942 Apophis tem cerca de 350 metros de largura e passará apenas a 30.500 quilómetros da superfície da Terra.
Na verdade, este corpo celeste chegou a trazer preocupação em dezembro de 2004. Nessa altura as observações iniciais indicavam uma probabilidade pequena (até 2,7%) deste poder atingir a Terra em 2029.
Se o Apophis chocar com a Terra, o resultado será devastador
O astro Apophis é um dos maiores asteroides que passará muito perto da superfície da Terra. Dessa forma, na eventualidade deste colidir com o planeta, o potencial de devastação de toda a vida na Terra é grande.
O jornal britânico The Express publicou que a NASA iniciou preparativos para este evento. Além disso, referiu que a agência está atenta a mudanças na sua trajetória que possam aumentar o risco de impactos futuros na Terra.
De forma a tranquilizar as pessoas, a NASA informa, no seu site, que o maior risco de impacto para um asteroide conhecido é uma probabilidade de impacto de 1 em 714 por um asteroide designado por FD 2009 em 2185. Portanto, estamos perante uma possibilidade de impacto inferior a 0,2 por cento.
Sentinela da NASA regista todos os asteroides conhecidos
A Tabela de Risco de Impacto Sentinela, mantida pelo NEO Study Center do Jet Propulsion Laboratory, é continuamente atualizada conforme novos asteroides são descobertos.
Nesse sentido, a informação mostra que a NASA estuda de perto um astro chamado Bennu. Efetivamente, este asteroide tem uma hipótese em 1.700 de atingir a Terra entre 2175 e 2195.
A nave espacial OSIRIS-REx irá realizar uma investigação de 2 anos sobre Bennu. Posteriormente, será extraída uma amostra de material asteroide da sua superfície e enviada à Terra.
Ao mesmo tempo, OSIRIS-REx também estudará como a luz absorvida pelo Sol e re-irradiada por Bennu afeta a sua órbita e, consequentemente, como essa órbita pode tornar-se mais perigosa para a Terra.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: NASA
Fonte: Europapress
É sempre bom saber, pois caso aconteça o inverso podem sempre dizer que não estava registado.
Verdade
Ufff…. Já estou mais descansado… Tava a ver que tinha de usar o guarda-chuva
Nao fique muito despreoucupado nao homem,porque o homem nao saberá completamente tudo nem sobre a terra quanto mais o céu. Veja que somos falhos,será que o inperfeito faz alguma coisa perfeito? Os satélites e os meios de toda a comonicação são perfeitos? Vai e vé quantos já foram para o lixo. Estude a biblia sagrada é saberás que alverca do dia ninguem saberà, más unicamente Deus. Portanto é em vão que os cientistas procuram saber quando isso pode acontecer. Mateus 24:36
corrento, no entanto não confunda a queda de um asteroide com a volta de nosso pai, um simples estudo da bíblia sanaria sua falta de informação.
informação credível…
Gostaria de saber como é que eles podem saber isso com firmeza, ou com previsões é o que eles podem apontar e ai acredito mais. Porque o universo é grande e estamos anos e anos a fio de saber todas as suas potencialidades e a forma como o conhecemos. Portanto isto é como os meteorologistas, (ah previsão de chuva para amanha) e dizem bem não passam de uma previsão. O mesmo se aplica aqui, prevê eles e bem, mas nada garante que algum possa aparecer a qualquer momento.
o universo é grandito mas as leis da fisica são conhecidas. A trajectória dos corpos celestes pode ser prevista com alguma exactidão (há sempre variáveis como impacto com outros asteróides que faz com que a trajectória possa alterar).
Meteorologia é ligeiramente diferente porque o numero de variáveis é bem maior mas os modelos de previsão estão bem melhores de que há uns anos atrás.
Agora, apenas uma coisa é discutível – se uma colisão estivesse eminente, o povo seria avisado?
“nenhum asteroide registado”. Pode sempre aparecer algum de que não haja registo ou que finte as leis da física e não seja calculada a sua rota correctamente.
depende se for verdade ele ira atingir a terra em 2119 ou 2069
José Rodrigues a meteorologia da superficie terreste é um sistema bem mais complexo do que a mecânica celeste que dita os movimentos dos corpos celestes.
Esta mecânica celeste é bem compreendida já à muito tempo e permite calcular com grande grau de exactidão as trajectórias de planetas, asteroides e naves espaciais. Imagina a precisão necessária para mandar uma sonda para outro planeta e orienta-lo na direcção das fotos pretendidas ou de forma a aterrar no local escolhido. É uma ciência bem dominada.
É claro que ainda assim, existem variáveis desconhecidas como a forma como a radiação solar afecta a trajectoria do asteroide, por isso quer a Nasa estudar a superficie e a forma deste. De qualquer forma estamos a falar de variações minimas pelo que se for para bater saberemos com antecedência. A não ser que seja um desconhecido, pequeno ou com albedo reduzido que dificulta a sua observação.
Fico mais tranquilo. Daqui a cem anos começa a preocupar-me.
Depois de tantas ameaças, resolveram refrescar? E quando foi que um asteroide colidiu com a Terra?
Há quem diga que foi o que extinguiu os dinossauros! E pelo menos a Lua, tem vários sinais de ter levado com uns quantos.
Andamos preocupados com as ameaças de cima mas devíamos era preocuparmo-nos com as que se passam cá em baixo
Esta escrito na Bíblia em Apocalipse que um grande asteroide ainda vai Colíde com a terra e e uma grande estrela também vai cair no mar eu não acredito na Nada eles mente sabendo eles que é pra não fazer alarme a população do mundo e não causar o caus
Kkkk acredita quem quiser
Gente…toda semana tem um asteróide preste a colidir com a Terra…mas não vamos nos preocupar com isso…afinal isso é apenas uma probabilidade…e se e somente se, isso vier a ocorrer… é porque o Deus do Universo precisa permitir isso. Apenas oremos e deixaremos tudo nas mãos dele. Afinal…com ou sem asteróides…o planeta Terra já está sendo destruído mesmo….
A bíblia tudo fala, no apocalipse cairá um grande asteróide que vai colidir com a terra, e uma grande estrela cairá no mar.
Com a forma como tratamos o planeta, DAQUI A 100 ANOS NÃO HAVERÁ TERRA para algum asteróide colidir.
E pra falar mesmo ent a NASA falou do asteroide em 2012 aconteceu alg coisa?
Não.Ela falou do asteroide esse ano caiu alguma coisa? N tbm. N da mais para acreditar na nasa ela acaba falando algumas besteiras ou são as pessoas falando mer** em?
Não sei mais em quem acreditar se é na NASA ou qualquer pessoa da rua. Mesmo assim a nossa tecnologia deve avançar para podermos para meteoros.
E se caso algum dia venha a acontecer pararmos um planeta que vá colidir com nosso planeta tem várias possibilidades do nosso planeta for destruído mais eu espero que ele fique vivo para sempre em paz armonia e sem guerras se não conseguimos parar isso nossos netos e filhos farão isso por nós mais devemos facilitar isso para que possam focar em armas para poder destruir meteoros e etc.
Olha a macaxeira
Se eu não me engano cada vez que a gente pé de pesquisa algo no Google um cara vê o que a gente escreve se tiver alguém aí me vigiando me deixa em paz eu acredito nisso
que companhia de seguros me recomendam?
“Além disso, referiu que a agência está atenta a mudanças na sua trajetória que possam aumentar o risco de impactos futuros na Terra.”
Então se estão sempre a monitorizar os asteroides na eventualidade de mudanças de trajectoria… e com tantos aparecimentos… como podem dizer que só daqui a 100 anos é que vai existir impacto?
Deixem de ser mentirosos… já começa a enjoar a NASA…
E o asteroide 2007 ft3 vc tem alguma explicação sobre ele por favor se tiver mim fale