Mosquito que transmite dengue e zika aterrou em Lisboa pela primeira vez
Embora tenha sido detetada no norte de Portugal, em 2017, esta foi a primeira vez que a espécie de mosquitos aterrou em Lisboa.
Há infeções que, a menos que viajemos, nos são muito distantes, pois nunca representaram perigo para as nossas vidas. Esta vantagem não é estanque, tendo em conta vários fatores que podem variar ao longo dos anos.
Assim sendo, pela primeira vez, foi identificada, em Lisboa, a espécie de mosquitos Aedes albopictus, que transmite os vírus do chikungunya, dengue e zika. A informação foi avançada, ontem, pela Direção-Geral de Saúde (DGS), numa nota enviada à comunicação social.
Este mosquito pode transmitir às pessoas doenças como chikungunya, dengue e zika. No entanto, em Portugal, não foram identificados nestes mosquitos quaisquer agentes de doenças que possam ser transmitidas às pessoas, nem se registaram casos de doença humana até ao momento.
No entanto, a DGS reforçou a vigilância entomológica e epidemiológica, estando em curso a implementação de medidas para controlar a população de mosquitos.
Embora seja uma estreia, na capital, esta espécie já havia sido identificada, em 2017, no norte do país, e na região do Algarve e Alentejo, um ano depois.
Sabe-se que a espécie de mosquitos tem chegado ao sul da Europa nos últimos anos, espalhando-se em países como a Itália, França e Espanha.
Em Lisboa, os mosquitos foram identificados no âmbito da vigilância entomológica, através da Rede de Vigilância de Vetores (REVIVE), implementada em todo o território nacional.
Para já, "não existe risco acrescido para a saúde da população, pelo que não se justifica a definição de recomendações à população".
Este artigo tem mais de um ano
É tudo para Lisboa. “Lisboa é Portugal e o resto é paisagem!” 🙂
Na Madeira há muitos.
Para já, “não existe risco acrescido para a saúde da população, pelo que não se justifica a definição de recomendações à população”.
Não foi a pouco tempo que disseram a mesma coisa..???
Lá vem o conspiracionista da Covid…
Não, não é a mesma coisa. Em 2017 também foi detectado e não houve mais nenhum alerta.
Portanto essa tua teoria que a DGS é alarmista, só porque sim, cai por terra…
Já andam no Funchal a mais de 15 anos, e já houve muitos casos de dengue no Funchal em 2011.
Nota, as ilhas tb fazem parte de Portugal, e não e mencionado no texto.
não importam, é logico é que nas ilhas já devia existir, dengue é gerivel, problema é o zika
Logico porquê?
Não não animais nativos das ilhas portuguesas.
Boa tarde. O Clima na Madeira é muito estável (poucas variações de temperatura entre a noite e o dia, cerca de 5 a 8º no máximo) e é muito mais quente, naturalmente que, com estas condições, estes mosquitos encontraram um paraíso para se reproduzirem… e de facto é impossível para quem passa pela Madeira não dar pela presença deles.
Porque só conhecem Lisboa, coitados…nunca saíram do buraco e só conhecem o seu mundinho.
🙂 eheheh…
Neste caso não tenho nada contra o centralismo. Se quiserem ficar com os mosquitos todos em Lisboa, fiquem à vontade.
Estás com inveja? diz-me me a tua morada que te envio um exemplar do mosquito. Assim já ficas famoso e tua terra entra par a as estatísticas.
Qual a novidade?
Encontrei-o a voar, e zurziu que veio do Algarve, onde está disseminado há anos5hvu9iuii9jhj99h99j9ui999ujjuúiujjju97y70 e onde vai todo o povão passar férias.
Há lá um projeto há alguns anos de controlo desta praga, através da esterilização.
Portugal sendo uma nação inclusiva tem que receber todos de braços abertos
Já esteve no norte e nas ilhas para agora que chegou a Lisboa, o centro do universo, vamos já acalmar a população que não é nada de grave… Que sabemos que é mentira que daqui a uma semana picou metade dos idosos dum lar qualquer.
300€cada um para ficarem legais
Eles procriam mais rápido que os humanos, ao final de 2 dias já estão legais
O bom para nós é que temos um inverno nada agradável para mosquitos e basta começar o frio e vão todos à vida, o que não sucede nos locais de onde são nativos onde faz calor o ano todo. O nosso inverno mata muita dessa bicharada.
Eu então sou fustigado mensalmente faz mais de 23 anos pelo do mosquito IRS….de ano pra ano está cada vez pior…fez febres fortes todos os fins de mês e em maio chego quase a precisar de internamento
E normal, com tanta imigração vinda do Brasil até os mosquitos vem com eles. Para além de se ouvir cada vez mais português do Brasil em todo o lado, agora também vamos ter que levar com as duencas deles.
Tu é que me saíste uma linda duenca…
É um teste para o novo aeroporto?