Prova nacional de Matemática do 9.º ano decorreu com falhas técnicas no formato digital
A prova nacional de Matemática do 9.º ano realizou-se esta sexta-feira em formato híbrido, combinando a componente digital com a resolução em papel das questões de Geometria. Durante o primeiro turno, registaram-se diversos problemas técnicos, nomeadamente falhas no funcionamento de itens interativos, o que levou à emissão de uma nota de orientação às escolas por parte do Júri Nacional de Exames (JNE).
Poderão estas falhas prejudicar os alunos?
Um dos erros mais reportados ocorreu no item 2 da prova, que envolvia uma correspondência por arrastamento.
O erro impedia a interação normal com a questão, sendo aconselhado que os alunos prosseguissem com o exame e regressassem a esse item mais tarde, antes de finalizar a prova. O problema foi, entretanto, identificado e resolvido com a colaboração do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).
Foram também registadas outras falhas técnicas, como a não visualização dos menus de navegação (separadores de atalho), e erros associados ao comportamento da aplicação digital.
Segundo informações, nalguns casos, a aplicação encerrou inesperadamente, sendo depois reaberta com a prova a surgir como concluída, ou com os ecrãs a ficarem em branco.

Foram notadas falhas no acesso, atualizações de última hora e dificuldades na revisão da prova marcaram o primeiro dia de exames online.
Prova nacional de Matemática representa 30% da classificação final
Foram ainda assinaladas dificuldades relacionadas com a ordem aleatória das alíneas em perguntas interativas, o que poderá ter causado confusão entre a resposta e a alínea selecionada.
De forma geral, o exame decorreu em dois turnos em várias escolas, por razões logísticas e para garantir a confidencialidade do enunciado. Os alunos do primeiro turno foram isolados à saída para evitar contacto com os colegas que iriam realizar a prova mais tarde.
Este processo exigiu o envolvimento de equipas escolares para assegurar o cumprimento das regras.
Foram também reportados constrangimentos relacionados com a rede informática, tanto nas ligações via rede do Ministério da Educação como através de hotspots. A plataforma digital usada nas provas apresentou mais falhas nesta sessão do que nas provas ModA, realizadas por alunos do 4.º e 6.º anos. Esta diferença poderá estar associada à complexidade técnica e aos requisitos específicos da prova de Matemática.
A prova nacional de Matemática representa 30% da classificação final da disciplina. A próxima prova, de Português, está agendada para quarta-feira, dia 25 de junho, e será integralmente digital.
O impacto dos erros técnicos na avaliação dos alunos ainda está a ser analisado pelas entidades responsáveis.
Esses exercícios em que tens de selecionar texto ou arrastar já nas do primeiro ciclo davam problemas. Na Madeira houve suspeita de fraude por causa do uso de assistentes virtuais por parte de alunos…
Papel e caneta não dava erro.
Deixem lá o formato digital, isso é uma aberração e uma completa perda de tempo e de juízo. Façam as provas no formato em papel, como sempre elas foram feitas. Sempre com professores rígidos para andar tudo em ordem e que ninguém copie. Vocês vão ver como assim isto ia para a frente.
Isso, façam testes de matemática no pc, só com cruzinha. Deixem a calculadora, régua, lápis. Os miúdos nem sabem desenhar um gráfico! Qualquer dia acabam também com o papel, livros e professores. A IA é o futuro!