Misterioso sinal de rádio detetado na estrela mais próxima da Terra
Numa galáxia tão grande como aquela em que vivemos e com um espaço enorme maioritariamente desconhecido, seríamos ingénuos se acreditássemos que somos os únicos seres vivos a marcar presença. Assim, existem astrónomos que investigam (e andam mesmo à procura) de elementos que possam confirmar essas civilizações alienígenas.
Assim sendo, um grupo de astrónomos detetou um “sinal intrigante” na direção da Proxima Centauri, o sistema estelar vizinho da Terra.
"Sinal intrigante" detetado na nossa vizinha Proxima Centauri
De acordo com as informações adiantadas pelo The Guardian, os astrónomos ainda estão a preparar todo o relatório relativo a esta deteção. Contudo, o sinal é alegadamente um feixe estreito de ondas de rádio de 980 MHz.
O “sinal intrigante” foi detetado em abril do ano passado, pelo telescópio Parkes na Austrália. Aliás, apareceu uma vez e não foi mais detetado. Conforme a Scientific American, essa frequência é importante, porque é tipicamente carente de satélites feito pelo Homem.
Relativamente ao telescópio que detetou o “sinal intrigante”, esse faz parte do projeto Breakthrough Listen, que pretende caçar sinais de rádio provenientes de fontes tecnológicas além do sistema solar. Então, esta tecnologia deteta sinais de rádio invulgares a toda a hora, de várias fontes diferentes.
Contudo, este em específico é um “sinal intrigante”, na medida em que parece ter vindo diretamente do sistema Proxima Centauri, a 4,2 anos-luz da Terra. Além disso, e mais misterioso ainda, é o facto de o sinal parecer ter sido deslocado ligeiramente enquanto estava a ser observado. Isto, de forma muito semelhante à deslocação causada pelo movimento de um planeta.
É o primeiro candidato sério a uma comunicação alienígena, desde o sinal ‘Wow’, um famoso sinal de rádio detetado em 1977.
Revelou uma fonte anónima ao The Guardian.
Procura por sinais de rádio alienígenas
Um desafio que está inerente à procura de comunicações alienígenas é que ninguém sabe efetivamente como essas civilizações comunicam. Além disso, ninguém conhece todas as potenciais fontes naturais de ondas de rádio no universo. Por isso é que é tão apetecível associar sinais desconhecidos a extraterrestres.
Contudo, é possível que, quando as informações concretas sobre este “sinal intrigante” vierem a público, sejam inconclusivas.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
A “estrela mais próxima da Terra” é o sol.
Por isso não me parece que o titulo esteja muito correto
+9999 (critical hit)
+1
Deixa lá que eles mesmo assim não vão corrigir o titulo..
Yup, lá querem eles saber disso. Vim aos comentários para tentar perceber se os “aliens” estão no sol.
E descodificaram uma mensagem qql de lixo que vem do espaço. Supostamente a probabilidade de aparecer wow numa sopa de letras também é grande não? Significa que um ser todo poderoso está a comunicar connosco e está surpreendido pela qualidade da sopa? Acho triste não conseguirmos ter um site de tecnologia e ciência minimamente aceitável e credível. Parece que é escrito por estagiários ou pessoas com a 6a classe.
O trabalho deles é andar pela net e tudo o que for minimamente catchy copiam e colam num artigo próprio. Se existir um dia sem grandes notícias tecnológicas vão buscar lixo qualquer na net para nos espetar a frente, na esperança de terem cliques para sobreviverem.
+ respeito pelos estagiários e pessoas com a 6º classe, muita gente válida se pode encontrar nestes dois grupos!
Se são mais avançados porque comunicarão eles por ondas rádio? Já usam fibra solar e sinais de luz.
“Fibra Solar” e “Sinais de Luz” …
Ok … vou embora e já volto.
Eu sou ingénuo.
“… seríamos ingénuos se acreditássemos que somos os únicos seres vivos a marcar presença…”
Com tantos Austronautas que lá estiveram ninguém se quer filmou/fotografou um alienígena kkk
“seríamos ingénuos se acreditássemos que somos os únicos” … ingénuos não, mas sim egoistas: o ingénuo não pensa na possibilidade, o egoista acho que só ele existe.
é pá houve aqui um grande equivoco, aquele suposto sinal que eles referem fui eu a passar a fundo com a minha zundapp lá ao pé da antena e fez interferência … ehehehe
Boa 🙂
Mentes redutoras levam a comentários como os acima… continuem , o futuro ditará outros eventos , aliás dos fracos não reza a história…
Sinal de rádio? E qual era a música? Ou era um direto da assembleia???
santa ignorância
+1
É a chamada “esperteza saloia” que tanto caracteriza o nosso “povo” completo por velhos do restelo
Se era uma piada falhou no objetivo