Marte: Imagem incrível mostra o polo norte marciano cheio de neve
Uma imagem captada no mês de junho aos polos de Marte mostra o polo do hemisfério norte cheio de gelo. Estas fotografias, nunca antes conseguidas, foram captadas pela câmara de alta resolução da sonda Mars Express. Segundo a ESA, esta é uma imagem impressionante que mostra o planeta vermelho com uma resolução raramente vista.
São muito raras as imagens do inverno marciano. No entanto, durante este inverno, "chove" bastante sobre o Polo Norte...
Marte de polo a polo com impressionante resolução
O topo desta impressionante vista global de Marte mostra o hemisfério norte com o Polo Norte ainda estendido no inverno. Na imagem de alta resolução é possível ver um véu fino e nublado que se estende sobre os vales baixos adjacentes, parcialmente cobertos de areia escura.
Com um olhar atento ao centro da imagem, verificamos que há uma fronteira terrestre. Segundo os especialistas, esta marca a fronteira entre as terras baixas do norte e as terras altas do sul de Marte. As areias escuras também cobrem áreas das terras altas cobertas de crateras.
Por outro lado, no extremo sul da imagem, podemos ver parte das nuvens brancas que pairam sobre esse polo. A vista do planeta é ligeiramente "inclinada" para o sul, de modo que uma vista do Polo Norte é possível, mas não do Polo Sul. De polo a polo, Marte tem um diâmetro de 6.752 quilómetros e a imagem mostrada cobre cerca de 5.000 quilómetros.
O inverno marciano
Durante o inverno no hemisfério norte, o frio intenso causa a precipitação de quantidades significativas de dióxido de carbono para fora da atmosfera sobre o Polo Norte. Isto forma uma película fina no topo da camada polar permanente, que de outra forma consiste predominantemente em gelo de água.
Como resultado, esta camada de gelo estende-se até cerca de 50 graus norte. O conteúdo de vapor de água na atmosfera marciana, que poderia congelar para formar gelo de água e cair à superfície como neve ou gelo, é extremamente baixo.
Estes dados da imagem foram obtidos no início da primavera, no norte. Nesse sentido, a noite polar no Polo Norte acabou e a camada polar, que tinha crescido durante o inverno, começou a recuar gradualmente.
Este crescimento e contração podem também ter sido observados na camada polar sul. A fina faixa branca de nuvens (provavelmente composta de cristais de gelo de água) é uma das muitas que aparecem no hemisfério norte nesta época do ano.
Planícies enormes
As planícies avermelhadas da Arábia Terra e Terra Sabaea, no centro da imagem, são notáveis pela presença de muitas crateras de grande impacto. Estas indicam que estão entre as regiões mais antigas de Marte.
Dessa forma, vemos ao longo da fronteira norte há uma escarpa surpreendente, com uma diferença de vários quilómetros de altura. Isto separa as planícies, com as crateras das terras baixas do norte das terras altas do sul. Estas últimas têm muitas mais crateras.
Assim, esta mudança notável no terreno, conhecida como a dicotomia marciana, marca uma divisão topográfica e regional fundamental em Marte.
Isto reflete-se nas diferentes espessuras da crosta, mas estende-se também às propriedades magnéticas da crosta e ao seu campo gravitacional. Há ainda um debate científico sobre como surgiu essa dicotomia da crosta. Terão sido forças "endógenas" no interior de Marte ou serão "forças externas", asteroides, as responsáveis pelo estado do solo marciano?
Um planeta congelado no tempo
Os processos geológicos (vulcanismo, tectónica, água e gelo) pararam em Marte. No entanto, atualmente, as mudanças que podem ser observadas na superfície são causadas principalmente pelo deslocamento induzido pelo vento das areias escuras.
Assim, enquanto estas areias, que são de origem vulcânica, formam vastos campos de dunas em depressões como crateras de impacto, elas também são frequentemente depositadas noutras grandes áreas, fazendo com que partes da superfície planetária pareçam escuras.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: ESA
Fonte: Orbiterch Space News
Neste artigo: ESA, espaço, gelo, Marte, polo norte
Climate change, is real!
😀
Eis o Planeta B!
Planeta Bai Lá Bai!
Quanto mais olho para esta imagem, mais acho que aquele planeta ja foi fustigado por guerra nuclear ….!
Tbm tenho essa ideia, creio que a terra foi um refúgio.
Alguém se esqueceu de tomar os comprimidos.
Vc assistir o caso do menino russo boriska, que disse ter vivido em marte em outra vida, ele disse que lá era habitado como a terra e uma guerra buclear acabou com o planeta, mas que existem marcianos vivendo no subsolo até hj, e o mais impressionante, são as informações sobre a nossa galáxia, coisas que o menino não teria como saber, se não fosse um físico ou um astrólogo…
astrônomo*
astrônomo*
Sim, o teclado escreve por mim as vezes e nem vejo kkkk
Ou adestrado para tal.
Alguém tem que tomar seus remedinho s, viu?
E pena q estas imagens são tudo CGI ,ñ existi planeta Marte coisa nenhuma e outros q conhecemos ,isso tudo é uma farsa .guerra nuclear kkkkk acorda pra realidade gente.
Em que roça você vive em que jamais teve acesso a uma boa luneta ou telescópio doméstico?
Se tem gelo tem água, afinal todos estes anos, sondas foram enviadas para procurar água e só tinham de esperar pelo inverno para ser observado por um telescópio?? Algo aquí não bate certo
Isso, não bate, Marte não tem gelo superficial, muito menos chove, pq não tem atmosfera suficiente pra isso, ou seja, não tem umidade. A radiação lá é tão forte q um ser humano morreria em menos de 1 minuto. Tenho certeza, a ESA não falou essa bobagem, leram algum é interpretaram errado.
Isso, não bate, Marte não tem gelo superficial, muito menos chove, pq não tem atmosfera suficiente pra isso, ou seja, não tem umidade. A radiação lá é tão forte q um ser humano morreria em menos de 1 minuto. Tenho certeza, a ESA não falou essa bobagem, leram algum é interpretaram errado.
Concordo plenamente
Estudem o assunto e deixem de inventar (nos comentários) 😛
Acho que escondem informações. Há décadas que se tiram foto de Marte e nunca admitiram a presença de gelo em Marte como nessa foto. Alguém está nos enganando há décadas…
Isso, não bate, Marte não tem gelo superficial, muito menos chove, pq não tem atmosfera suficiente pra isso, ou seja, não tem umidade. A radiação lá é tão forte q um ser humano morreria em menos de 1 minuto. Tenho certeza, a ESA não falou essa bobagem, leram algum é interpretaram errado.
Sempre tive esse mesmo pensamento em relação a outros planetas, existe muita coisa que não estão querendo publicar para população mundial.
Alguém como você está enganado à decadas!.
O seu comentário demonstra o vazio de conhecimento cientifico tecnológico customeiro.
Imagem bonita, pena não ser uma “foto” real. Mas até aí tudo bem, nada muda. Estranho mesmo foi colocarem gelo nela.. pq só agora?!
Vdd chamam a gente de trouxa o tempo todo e pior tem gente q acredita…
Acho muito curioso que a grande maioria dos defensores destas teorias sejam BR’s.
Marte tem polo norte, e um tempo atrás se discutia se tinha água em Marte?
Vejam bem a definição de água, deste tipo de gelo porque está descrito no texto. Cump.
Acredito que há no universo, várias composições que podem sim gerar vida. A nossa, é composta pelos componentes aqui existentes. Em outros planetas, pode haver vida com diferentes composições e portanto com diferentes formas físicas, químicas, de inteligência, longevidade, socialidade etc.
Parem com isso… Nada disso existe… So eles vem o que querem mostrar… O homem foi a lua dentro da area 51.. As coisas não sao o que parecem. Continuem a gostar de futebol.. Pelo menos vem tudo em tempo real.. Acordem
já sabemos, já sabemos, e a terra não é redonda e o aquecimento global é treta…
Sim, se há coisa em que se deve acreditar é no futebol.
o universo e infinito,assim como infinito,ilimitavel e imensuravel e o poder de Deus.
Que matéria forçada, daqui a pouco vamos ver os ETS, homem na Lua, gelo em Marte kkk piadas mal contadas…
Foto shop entre muitas!
Não dizem que onde tem água pode haver vida?
É O QUE EU FALADO… NÃO TEM JEITO DE CONSEGUIREM UMA FOTO DE JEITO.
ALGUÉM SE LEMBRA DAQUELE VEÍCULO QUE DIZEM QUEM ENVIARAM PRA MARTE, ERA UM ROVER, NÃO ERA?
POIS, ENTÃO?! ELE NÃO FUNCIONA NO INVERNO? FICOU COM A LENTE CONGELADA? TERÁ O GELO OU A AREIA COBERTO A LENTE?
POXA, NUNCA CONSEGUIMOS VER NADA DE JEITO.
A Nasa é muito mentirosa esconde muita coisa.