James Webb Space Telescope da NASA tirou a sua primeira fotografia
A NASA lançou o seu James Webb Space Telescope para o espaço no dia 25 de dezembro do ano passado. Além dos dados que já havia enviado para a Terra, o telescópio tirou, agora, a sua primeira fotografia.
A equipa que coordena o telescópio de 10 mil milhões de dólares está “extasiada”.
A NASA deu a conhecer ao mundo a primeira imagem captada pelo James Webb Space Telescope. Na fotografia vê-se a luz de uma estrela, tal como foi refletida por cada um dos segmentos dourados do espelho primário do telescópio. Durante o próximo mês, os engenheiros farão um conjunto de ajustes, por forma a alinhar todos os 18 hexágonos.
A fotografia HD 84406 mostra uma estrela brilhante na constelação da Ursa Maior. Aliás, no céu noturno, ela aparece mesmo à direita da Ursa Maior. A escolha dos cientistas deu-se por não existirem outras estrelas próximas que pudessem perturbar a imagem.
O lançamento do Webb para o espaço foi naturalmente um evento excitante, mas para os cientistas e engenheiros óticos, este é um momento de grande destaque.
Disse Michael McElwain, cientista do projeto do observatório Webb no Goddard Space Flight Center da NASA.
Além disso, revelou que a equipa ficou “extasiada”, uma vez que a imagem representa um marco para um projeto que tem estado em curso há várias décadas.
Terra já conhece o espaço pela lente do James Webb da NASA
Tendo começado a tirar a fotografia no dia 2 de fevereiro, a NASA revelou que o James Webb apontou para 156 posições, durante 25 horas. Os detetores da câmara de infravermelhos captaram um total de 1.560 imagens que foram reunidas num mosaico com cerca de 2 mil milhões de pixels.
Tomar tantos dados logo no primeiro dia exigiu que todas as operações científicas e sistemas de processamento de dados da Webb aqui na Terra funcionassem sem problemas com o observatório no espaço desde o início.
Revelou Marshall Perrin, cientista adjunto do James Webb e astrónomo do Space Telescope Science Institute.
De acordo com Lee Feinberg, gerente do Webb Optical Telescope, para já, cada segmento do espelho primário está a funcionar como o seu próprio telescópio. Contudo, eventualmente, os espelhos serão inclinados de modo a trabalharem em conjunto, como um único espelho. "Identificámos os 18 pontos, e o passo seguinte é fazer um conjunto deles", disse o gerente.
Este espantoso telescópio não só abriu as suas asas, como agora abriu os seus olhos.
Disse Lee Feinberg.
Se tudo correr conforme planeado, o James Webb começará a recolher imagens de qualidade para investigação até ao verão.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fantástico!
O titulo e o inicio do artigo parecem querer indicar que o JWT pertence à NASA… isso é incorrecto. O JWT resulta de uma parceria internacional onde para além da NASA também estão a ESA e a CSA (Agencia Espacial Canadiana)…
https://www.jwst.nasa.gov/content/meetTheTeam/team.html
https://www.esa.int/Science_Exploration/Space_Science/Webb
https://sci.esa.int/web/jwst/-/45728-europe-s-role
Tudo isso é verdade, mas a NASA diz assim “ Webb is NASA’s largest and most powerful space science telescope ever constructed.” Pronto, aqui fica dito de quem é o telescópio e quem o gere.
não, ai diz que é o maior telescopio que a NASA possui. Não invalida que o telescopio possa ser possuido por outros.
A frase correcta, a nasa nunca tinha construído um telescópio tao grande. O resto são ilações tuas
Nada disso, é a NASA que o afirma “ NASA’s Goddard Space Flight Center is managing the Webb Telescope project, and the Space Telescope Science Institute is responsible for science and mission operations, as well as ground station development.”
Concordo com os companheiros, na pagina da ESA
The mission
The James Webb Space Telescope (Webb) is the next great space science observatory following Hubble, designed to answer outstanding questions about the Universe and to make breakthrough discoveries in all fields of astronomy. Webb will see farther into our origins: from the formation of stars and planets, to the birth of the first galaxies in the early Universe. Webb is an international partnership between NASA, ESA and CSA. The telescope launched on an Ariane 5 from Europe’s Spaceport in French Guiana.
Certo, mas a NASA refere isso, e diz o seguinte “ NASA leads an international partnership that includes the European Space Agency and the Canadian Space Agency. NASA’s Goddard Space Flight Center is managing the Webb Telescope project, and the Space Telescope Science Institute is responsible for science and mission operations, as well as ground station development.”
Há uma parceria (que tem cooperação a vários níveis), mas quem gere é a NASA.
Mas é fácil perceber porque razão o telescópio é da NASA” How much does the James Webb Space Telescope cost?
The James Webb Space Telescope (JWST) is expected to cost NASA $9.7 billion over 24 years. Of that amount, $8.8 billion was spent on spacecraft development between 2003 and 2021; $861 million is planned to support five years of operations. Adjusted for inflation to 2020 dollars, the lifetime cost to NASA will be approximately $10.8 billion.
That is only NASA’s portion. The European Space Agency provided the Ariane 5 launch vehicle and two of the four science instruments for an estimated cost of €700 million. The Canadian Space Agency contributed sensors and scientific instrumentation, which cost approximately CA$200 million.“
LOL a NASA foi quem mais investiu e quase 90% do valor, e os outros são os donos… LOL isso é uma espécie de democracia à moda socialista.
Se a NASA tem uma larga maioria do capital no respetivo investimento acho que tem todo o direito fazer as respetivas referências. Eu também tenho meia dúzia de ações duma grande empresa e não reclamo a empresa como minha!
Até sou da mesma opinião, mas o que deve ser realçado é que conseguiu-se levar até ao fim, com sucesso um dos maiores projetos de investigação (e implementação) de sempre com a colaboração dos mais diversos setores e países.
A humanidade está de parabéns e que a busca pelo conhecimento nunca pare, de preferência que continue com a colaboração de investigadores e empresas de vários países.
+1
A Rússia devia aprender com a NASA e deixar de andar a “medir p*linhas” com a Ucrãnia e EUA/China.
Malditas guerras inúteis…infelizmente muito lucrativas.
Ucrânia*