Já pode seguir a trajetória do Tesla Roadster no Espaço
No passado dia 6 de fevereiro, a SpaceX, empresa privada do setor Espacial liderada por Elon Musk, efetuou o primeiro lançamento do seu foguetão mais poderoso, o Falcon Heavy. O lançamento foi um sucesso e mostrou que é possível ir mais além na epopeia de tornar o Ser Humano numa Espécie multi-planetária; que é o grande objetivo de Musk e da sua equipa da SpaceX.
Dado que era um lançamento de teste, a SpaceX decidiu colocar um Tesla Roadster a orbitar o Sol. Se tudo correr como planeado, o carro de Elon Musk deverá continuar a seguir esta trajetória. Se é um curioso destas novidades, siga a trajetória do Roadster num novo website que lhe mostramos hoje.
Onde está o Tesla Roadster?
Depois do entusiasmante lançamento do Falcon Heavy e da colocação do Tesla Roadster no Espaço começaram a surgir online várias perguntas online acerca do lançamento e da trajetória que o carro iria tomar. Assim, o engenheiro Ben Pearson, cuja paixão pelo Espaço e sua exploração existe desde o seu terceiro ano de escola, decidiu criar o website whereisroadster.com que permite saber onde, no Sistema Solar, é que se encontra o carro de Elon Musk.
Se estiver interessado em saber, quando estava a escrever este artigo, o Tesla Roadster encontrava-se a cerca de 3.460.000 km da Terra e a circular a uma velocidade de 10.860 km/h. Para além disso, através do Website também é possível encontrar este tipo de estatísticas relativamente a Marte e ao Sol.
O futuro do Tesla Roadster
Após a colocação do Tesla Roadster em órbita do Sol, Ben Pearson, começou a realizar uma série de cálculos e esquemas para tentar determinar a posição exata do carro. No entanto, passado pouco tempo, Elon Musk lançou um esquema a mostrar a órbita que o Roadster deveria tomar e Ben percebeu que os seus cálculos claramente tinham dado diferente dos de Musk porque obteve um resultado final diferente.
Third burn successful. Exceeded Mars orbit and kept going to the Asteroid Belt. pic.twitter.com/bKhRN73WHF
— Elon Musk (@elonmusk) February 7, 2018
No entanto, quem estava errado era Elon Musk (sim, ele também erra).
Assim, agora que sabemos que os cálculos de Ben Pearson estão correto podemos fazer algumas previsões sobre o futuro do Roadster. Graças ao esquema apresentado no site whereisroadster.com sabemos que até 2020, o Tesla de Elon Musk irá passar bastante perto da Terra e de Marte.
Mas uma das passagens do Roadster mais próximas do nosso planeta irá ocorrer em 2091. Na opinião de Pearson, essa deverá ser uma ótima altura para que os amantes do Espaço possam, talvez, recuperar o carro e colocá-lo num museu.
De qualquer modo, o mais provável é que o Roadster continue a vaguear pelo nosso Sistema Solar e que daqui a alguns milhões de anos venha parar à Terra, Marte, Vénus, ou até colida com o Sol.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
14 de Outubro de 2020 vai colidir com Marte… :p
Que palhaçada…A prioridade seria gastar biliões de biliões e cuidar do planeta onde vivemos e não procurar outro planeta. Sinceramente, tenho uma filha de 2 meses e espero continuar cá com ela sem ter que me preocupar em ir para outro planeta. A sério, isto é extremamente surreal. Té nos faltam as palavras.
Este tipo de pensamentos, de algumas pessoas que têm a mania que por terem imenso dinheiro, ou serem (também ) acionistas, julgarem que podem fazer de cada um de nós, pelo menos como eu, um mero ‘expetador’ sem possibilidade de intervir e decidir sobre o planeta que é de todos nós. Sinceramente.
Resumidamente. Se formos para Marte ou outro planeta e sendo ocupado por nós, algo irá mudar?
Mandar um tesla para o espaço é cuidar do planeta…. 🙂 menos litio, plastico, etc.. para limpar 🙂
O problema não está na exploração espacial. Nós somos exploradores por natureza, caso contrário não saberiamos da existencia do Brasil. Certo?
Rui, não é surreal é uma necessidade. As tuas filhas viverão num planeta com problemas demográficos gravíssimos por excesso. Os recursos não serão suficientes. Temos de investir na exploração e na expansão ao invés de continuar a investir mais em armamento do que na cura do cancro!
A exploração espacial desenvolve tecnologias que podererão ser aplicadas para melhorar a sustentantabilidade do planeta.
Mas tua pergunta é pertinente. Se formos para Marte continuaremos a esgotar os recursos como sempre fizemos. Mas não de preocupes muito com isso, será quanto muito, para os teus bisnetos.
Se formos para Marte, aí é que aprendemos a não esgotar os recursos, pois lá não há nenhuns, é só o que lervarmos.
E no meio disto tudo, ninguém refere a carga especial a bordo?
Boa!
2091 hein?!?!?!
Bem… O Tesla Roadster certamente dará uma boa teoria do Fim do Mundo!!! Ora vejamos:
Elon Musk também e CEO da SpaceX que por sua vez partilha o “X” com o célebre Planeta X (que supostamente ira destruir a terra num apocalipse perto de si)…
vá… quem é que consegue elaborar mais esta teoria???
ahahahaha
Elon musk diz que vai exceder a órbita de marte em direcção ao cinturão de asteróides, mas na realidade nem lá próximo chega? Não abona muito para a space X. Um erro deste tamanho pode significar deixar uma equipa de astronautas a vaguear no espaço sem hipótese de salvamento. É não é o Elon musk que faz as contas, portanto não é ele que erra, mas sim a equipa de engenheiros da space X, pois eu tenho sérias dúvidas que Musk perceba algo de mecânica celeste.
Têm que entregar definitivamente, estes cálculos, a quem descobriu o Mundo para o Mundo e agora, já está a descobrir o Universo para o Universo. Tecnologia de Navegação Espacial Portuguesa.
Tinha 12 anos quando comecei a gostar do espaço por causa dos UFO hoje tenho 80 anos e cada vez me apaixono pelo Universo, por isso vou acompanhar dentro do possível a viagem maravilhosa do Tesla