ISS vai receber a primeira equipa de astronautas totalmente privada
A Estação Espacial Internacional (em inglês, ISS) conta com a colaboração de várias agências espaciais, recebendo frequentemente os seus astronautas para missões. Contudo, agora, vai acolher, pela primeira vez, uma equipa totalmente privada.
Os astronautas pertencem à Axiom Space.
A ISS vai acolher a bordo quatro astronautas da Axiom Space, a primeira equipa totalmente privada a voar para a estação internacional. Juntamente com a NASA e outras entidades da indústria espacial, a Axiom Space considerou o lançamento como um “ponto de viragem” na expansão dos empreendimentos especiais comerciais.
É o início de muitos inícios para a comercialização da órbita terrestre baixa. Estamos como nos primeiros tempos da Internet, e ainda nem sequer imaginámos todas as possibilidades, todas as capacidades, que vamos oferecer no espaço.
Disse o cofundador e presidente executivo da Axiom Space, Kam Ghaffarian, numa entrevista à Reuters.
O lançamento da Ax-1 estava previsto acontecer na quarta-feira, dia 6 de abril. Depois de ter sido adiada e se o tempo permitir, a equipa constituída por quatro astronautas partirá na sexta-feira, dia 8 de abril, a partir do Kennedy Space Center da NASA, na Florida. Serão enviados pelo Falcon 9 fornecido e pilotado pela SpaceX.
Se a missão correr como planeado, os astronautas chegarão à ISS 28 horas depois do lançamento. A bordo estará o líder da missão Michael Lopez-Alegria, astronauta reformado da NASA e vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Axiom Space, acompanhado pelo piloto Larry Connor, um empreendedor imobiliário e tecnológico e aviador de acrobacias aéreas, e por dois especialistas da missão: Eytan Stibbe, um investidor-filantropo e ex-piloto de caça israelita, e Mark Pathy, empresário e filantropo canadiano.
De acordo com a Axiom Space, a equipa de astronautas levará para a ISS equipamento e mantimentos para 26 experiências tecnológicas e científicas. Antes de regressarem à Terra, 10 dias após o lançamento, investigarão questões de saúde cerebral, células estaminais cardíacas, cancro e envelhecimento, bem como uma demonstração tecnológica para produzir ótica utilizando a tensão superficial de fluídos em microgravidade.
Kathy Lueders, administradora associada da NASA para operações espaciais, descreveu o papel da Axiom Space como uma “parceria importante daqui para a frente”. Além disso, a empresa contratou a SpaceX para realizar mais três missões nos próximos dois anos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
E o fisiologista da missão é Português!! O Prof Emiliano Ventura