Australianos descobrem a defesa imunológica contra o COVID-19
Lentamente, vão surgindo notícias positivas face à pandemia que tem traumatizado o mundo inteiro. Agora, cientistas australianos descobriram a forma como o sistema imunológico combate o COVID-19.
A notícia abre um pouco o caminho para uma solução, até porque nesta semana tanto os EUA como a China desenvolveram vacinas que podem vir a trazer uma solução à doença.
Continuamos sobressaltados com os números do Coronavírus que já totaliza 208.550 casos, 8.312 mortes e 83.230 pessoas recuperadas, em 170 países já afetados.
Em Portugal neste momento conta com 642 casos, 2 mortes a lamentar e 4 recuperados.
Investigadores descobriram como o sistema imunológico combate o COVID-19
Durante esta semana já surgiram novidades positivas no combate ao COVID-19. A primeira vacina experimental criada nos Estados Unidos da América, e a vacina criada pela China que entrará brevemente em testes a humanos.
Agora, um grupo de investigadores australianos descobriu a forma como o sistema imunológico combate a doença do COVID-19. Esta informação é uma das mais importantes e vitais para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus SARS-CoV-2.
O artigo científico foi publicado nesta terça-feira, na revista Nature Medicine.
A equipa de cientistas do Instituto Peter Doherty de Infeção e Imunidade, da Universidade de Melbourne, afirma que a reação do sistema imunológico no combate ao COVID-19, é semelhante ao que faz contra a gripe.
No artigo os investigadores referem que:
O nosso estudo fornece novas contribuições para a compreensão da amplitude e cinética das respostas do sistema imunológico durante um caso não grave de Covid-19.
Estudo envolveu uma mulher de 47 anos com COVID-19
Para esta pesquisa, os investigadores estudaram então amostras de sangue de uma mulher de 47 anos, infetada com o Coronavírus. A mulher tinha viajado de Wuhan, na China, para a Austrália. A paciente não tinha um historial clínico de patologias, e, após ter contraído o vírus, foi colocada em isolamento, tendo recuperado da doença 13 dias depois.
No entanto, por ser recente, os especialistas têm ainda poucos dados acerca do comportamentos do SARS-CoV-2 e forma como o corpo reage, mas esta descoberta pode vir a facilitar significativamente o modo de o combater.
De acordo com o que Katherine Kedzierska, chefe da equipa da investigação, referiu à emissora local australiana ABC:
Esta informação vai-nos permitir avaliar qualquer candidato à vacinação, já que num mundo ideal a vacina deve imitar a resposta imunológica do nosso corpo.
Para além disso, Kedzierska adiantou ainda que as células que os investigadores viram "emergir" pouco antes da recuperação do paciente, são as mesmas que combatem a gripe.
Este artigo tem mais de um ano
Peço desculpa, mas a vacina não é para trazer a cura da doença, mas para evitar a doença. Quando muito, poderá contribuir para minimizar os efeitos, tal como a vacina da gripe – e outras. Compreendo a ideia, mas rigor é rigor.
Sim não é cura evita sim dada a pessoas saudáveis para evitarem ficar contaminadas.
tb não é bem assim, porque quem faz a vacina da gripe pode contrair a gripe e ficar doente na mesma.. A vacina serve apenas para que o nosso sistema imunitário “acorde” e não fique “adormecido” quando aparecer a cópia do vírus usado na vacina…quem vai combater o vírus é a força do nosso sistema imunitário que pode resultar ou não, isto dependerá do estado de saúde da pessoa, da idade.. mas vai haver uma guerra dos dois lados e não apenas do lado do vírus.
A dois tipos de vacina uma pode curar e outra pode prevenir.
o antibiótico não é vacina..
acho que ate tou contaminado psicologicamente , com esta coisa do estado da treta , sera psicologico ou ja estou contaminado?
O problema não é uma pessoa saudável ser contaminada e depois recuperar.
O problema é que durante esse processo infetas outras pessoas que estão de alguma forma debilitadas e elas têm probabilidade de falecer.
Portanto, por uma questão de saúde e por uma questão de civismo precisamos tomar medidas já.
Se calhar já está contaminado como Bolsonaro Jr
O sr. nelson mota já nasceu contaminado com uma doença chamada estupidez. Não há anda a fazer no seu triste caso.
agora parecias o chefe da relegião brazileira da wurtem a falar 🙂
mas nao deixa de ter razao…
E voltamos ao mesmo…isto é, não estamos a olhar para todos os factores. Esclareço:
Deveríamos perguntar, se o sistema imunológico, em geral, das pessoas…como está?…fácil, está uma lástima!
Considerando que o nosso sistema imunológico, para alem de outros aspectos (saúde do instestino, pois é lá produzido 80% do mesmo), necessita de matéria-prima para essa produção…quem fala nisso?
Necessita DIARIAMENTE de Vit C e de 10.000 Unidade de Vitamina D.
Se a vitC até se consegue fácil…a vitD só com Sol ou suplementação…o deficit é geral (cerca de 80 a 90% trabalham em ambientes protegidos do sol).
Muito mais poderia dizer, mas, para quem se interessar em viver mais e melhor e não ficar nos 20% (casos graves, como acontece nos milhares que morrem anualmente com a gripe) quando apanhar o Covid (sim, todos iremos apanhar, este ano ou nos que virão) pesquise…
Nota: Eu e Familia toda, tomamos diariamente 10.000 UI de Vit D…depois deste surto, regressamos a rotina de 5000 UI/dia.
Cuidem-se…protejam-se, e não é só ficar em casa.
Para quem quiser ler algo mais, com fontes, etc… https://www.facebook.com/americo.mendes.2710/posts/10215424833039836
Portanto o que sugeres é enfardar o pessoal todo com vitamina D, percebi bem?
Sim, e só o faz quem quer, não és obrigado.
calado eras um poeta! le bem o que ele escreveu e sim tomar todos os dias vitamina D como suplementacao visto que hoje em dia quase ninguem apanha sol.
a imunologia das pessoas só depende de uma coisa, apanhar o dito vírus ou tomar a vacina para que o nosso organismo reconheça que existe um vírus no organismo e que o sistema imunitário tem de acordar e atacar o vírus e não outras células benéficas que pode estar a ser usadas como máscara do vírus. Se temos falta de sol ou de certas vitaminas, defesas, só vai quantificar a força do nosso sistema imunitário e a rapidez de resposta, porque o organismo vai ter de fabricar os anti-corpos quando o vírus for detectado.
…faz muita falta os desenhos animados educativos como o “Era Uma Vez… O Corpo Humano” na vez da fantochada que os nossos miúdos vêm agora…alguns são uma autêntica estupidez e pura regressão cerebral para os miúdos