Humanidade terá de esperar… NASA volta a adiar a missão tripulada à Lua
A NASA voltou a adiar a missão que levará, pela primeira vez em cerca de 50 anos, astronautas à Lua. Na viagem, seguirá um canadiano e três astronautas americanos.
A missão Artemis II, que deveria descolar em finais de 2025, foi adiada para abril de 2026. A missão enviará os astronautas da NASA Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, com o astronauta da Agência Espacial Canadiana Jeremy Hansen, numa viagem à volta da Lua.
Serão testados sistemas-chave da cápsula espacial Orion, como o seu equipamento de suporte de vida.
Depois, em meados de 2027, a missão Artemis III levará astronautas à superfície lunar, utilizando a Starship da SpaceX, uma nave espacial construída e lançada comercialmente e atualmente em desenvolvimento.
A notícia sobre o atraso surge após uma longa investigação sobre problemas relacionados com o escudo térmico da nave espacial Orion, que foram descobertos durante uma missão de teste sem tripulação, no final de 2022.
Depois de a cápsula retornar à Terra, os engenheiros descobriram pedaços carbonizados do escudo térmico, que partiu inesperadamente. Este é responsável por proteger a tripulação de temperaturas de quase 5000 graus Fahrenheit durante a reentrada.
A NASA descobriu a causa do problema, que se deveu em parte à quantidade de tempo que a nave espacial passou na atmosfera durante a reentrada. A agência determinou que o escudo térmico seria seguro para a Artemis II e a sua tripulação humana, com alterações na trajetória de regresso da nave espacial que limitariam o tempo que esta passaria a suportar o calor da reentrada.
Segundo Bill Nelson, administrador da NASA, numa conferência de imprensa, ontem, "o espaço é exigente". Por isso, os meses adicionais darão às equipas o "tempo necessário para se certificarem de que a cápsula Orion está pronta para levar em segurança os nossos astronautas ao espaço profundo e de volta à Terra".
Por vezes, no espaço, os atrasos são agonizantes. Abrandar é agonizante, e não é o que gostamos de fazer. Apreciamos muito a vontade de correr o risco de abrandar e compreender a causa principal, determinar o caminho a seguir [e] a ação corretiva para a Artemis II e a Artemis III.
Disse o comandante da Artemis II, Reid Wiseman.
isso só impacta numa coisa… na idea dos conspiranoicos que dizer que nunca estivemos lá. 50 anos depois andam a ver “coisinhas do escudo termico”… desculpem la… com a tecnologia de hoje e o desenvolvimento tecnologico dos últimos 50 anos parece que andam as aranhas…
Mas é muito difícil perceber que não existe a tecnologia que construiu as naves que foram ao espaço a 50 anos?
Basta ver os Walkmans dos anos 80 e ver os actuais, os topo de gama eram fininhos e hoje são um tijolo, porque já não existe as fábricas que os fabricaram
Depois o atraso maior nem é do escudo é da starship que já devia ter aterrado na lua este ano?!!!
Em 1969 foram gastos 127 mil milhoes de euros para por o homem na lua, neste momento ira custar 520 milhoes apenas. Percebes a diferenca?
Yap, mas depois olham para o Musk como se fosse um Deus. Ele só está no espaço porque os EUA (Estado) deixou de investir no espaço e como capitalista que é (nada contra) deixaram de Investir e abriram o mercado a privados (porque o privado faz mais barato que o Estado).
Muita gente não percebe, nem sabe e aparentemente nem quer saber nem perceber coisas simples.
Acreditam porque deu na TV…
Por exemplo: a própria NASA ter dito que destruiu TODOS os registos dessas missões ‘espaciais’.
Só isto é suficiente para perceber que algo não está certo e não é preciso entrar em teorias da conspiração.
Basta apontares um telescopio de 100 euros a lua e ves la a bandeira americana. Quem la pos se o homem não foi a lua?
Não com um telescópio de 100€ que se faz isso e também não é com um de 1000€. Á uns anos estive no centro de ciência viva de Constância onde têm telescópios em condições e perguntei exatamente isso e a resposta que tive de um dos astrónomos é que não é possível ver esse equipamento da terra. Nem o quadriciclo muito menos a bandeira.
Só se for da marca Samsung.
Sabes que existem sondas espaciais que tiram fotos de alta resolução da superfície da lua? E que em algumas dessas fotos estão identificados módulos lunares e outros objetos deixados pelas missões lunares?
não existe telescopio no mundo com essa capacidade, nem mesmo o JWT.
Existem muitas outras evidencias, mas essa não é verdade.
“Por exemplo: a própria NASA ter dito que destruiu TODOS os registos dessas missões ‘espaciais’.”
Falso, a NASA não destruio os registos, isso é adaptar a possição official com outras palavras até estar a favor da conspiração.
Registos originais perderam-se, e as copias não têm a mesma qualidade, ex audio.
O equipamento foi desmantelado, já que não iria ser mais usado e nao “destruido”.
Naturalmente que quem quer acreditar nas teorias da conspiração, intrepreta como quer.
Sim, os terraplanistas e conspiracionistas também não acreditam que dentro de 100 anos, os atuais mais de 8 mil milhões de habitantes da Terra estarão mortos. Temos de ter fé 😀
Agora mais a sério…. temos de perceber que hoje as condições para ir à Lua são mais exigentes, há mais exigência no que se vai lá fazer, não é só chegar e vir embora.
Realmente, há 50 anos, os americanos foram os primeiros a chegar à Lua. 50 anos depois, esqueceram como podem voltar lá (missão tripulada). Dá que pensar.
Na dúvida accionavam o Waze!
Desde a primeira viagem tripulada à Lua em 1969 e 1972, foram realizadas 6 missões no total.
Dá que pensar… pensar, pesquisar, pensar, interpretar, pensar antes de escrever….
É verdade, a NASA realizou seis missões tripuladas à Lua entre 1969 e 1972. O que eu quis dizer é que, apesar dos avanços tecnológicos, a NASA ainda não conseguiu recriar o impacto histórico das missões Apollo. Depois de 50 anos, as missões tripuladas para a Lua pararam. A complexidade e os desafios técnicos não desapareceram, e é um tema que vale a pena pensar. Obrigado pelo seu comentário.
Enquanto não souberem transmutar corpos, da inferior 3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA, para a superior 4° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA AR:
A MORTAL RADIAÇÃO TERMONUCLEAR, os impedirá.
Nesse PLANETA-H3 que chamam erradamente de TERRA, apenas um homem, conhecedor da ALQUIMIA ELELEMNTAR CÓSMICA AVANÇADA, poderia os ensinar.
Diário de um ET?
Se calhar o melhor é mesmo usar novamente o clássico foguetão com 50 anos….. Teoricamente já sabe o caminho e tudo….
Desde que a nasa mudou para windows nunca mais chegaram a lua, o software que pos o homem na lua e os chineses e russos no espaco chama se linux! Devia ser obrigatório todos usarem linux
Devia ser obrigatório a todos os que querem obrigar os outros a usarem linux a tirarem o pinheiro que têm espetado onde o sol não brilha antes de obrigarem os outros. Obrigado!
O CGI ainda não estava pronto, só isso!
😀
LOL. Mais um ponto para os negacionistas.
“Segundo Bill Nelson, administrador da NASA” … até janeiro.
Trump já indicou outro (bilionário, tinha que ser) – o astronauta particular Jared Isaacman.
“No início deste ano, Isaacman, de 41 anos, tornou-se o primeiro astronauta não profissional a andar no espaço. Financiou a missão Polaris Dawn que o transportou num foguete de propriedade da SpaceX. Pagou 200 milhões de dólares por quatro lugares, à empresa do colega nomeado por Trump, Elon Musk.”
Espera-se que Isaacman entregue, ainda mais, os projetos espaciais a empresas privadas.
Lol, alguém lhes roubou a papelada…
Ir à Lua para quê ? Com tanto que há para fazer na Terra, com tanto sitio onde estourar com dinheiro…querem ir à Lua….
Faltou alguns apetrechos para o cenário Hollywood!
Devem estar a negociar com o Christopher Nolan para dar seguimento ao trabalho do Kubrick há umas décadas (e não estou a falar do 2001: Odisseia no Espaço)… Quando um astronauta da NASA diz que tinham a tecnologia para ir à Lua mas que já não a têm… Penso que não está a falar dos ecrãs verdes e arneses que tanto brilham nos vídeos da ISS. E não são teorias, dão mesmo factos
Parem de queimar dinheiro, todas as nações deviam de ser proibidas de o fazer, o homem só foi à lua para encher o ego dos politicos da altura.
Foi?
Foi, não podiam ficar atrás da URSS, dava má imagem.
E a URSS queria ir porque?
“The space race played a significant part in the Cold War as the Americans and Soviets competed to prove their technological and intellectual superiority by becoming the first nation to put a human into space. From beginning to end, the world’s attention was captivated by this contest for dominance.”
Egos de politicos e o povo a a passar fome.
Mas a queima do dinheiro não foi no espaço, foi na terra, para proveito de todos.
Os bilioes foram parar aos bolsos das empresas e trabalhadores envolvidos, e a vasta maioria das inovações têm aplicabilidade na terra.
Se é só alterar a trajetória acho estranho adiarem ainda mais tempo…
NASA = Never A Straight Answer