Helicóptero Ingenuity assustou a NASA: 3 mil milhões a torrar em Marte
O Ingenuity é um helicóptero experimental enviado a Marte como parte da missão Mars 2020 da NASA. Apenas com 49 missões, o equipamento deixou de comunicar. Por algum tempo a agência espacial norte-americana pensou que o tinha perdido. Mas foi só um susto!
A NASA revelou na semana passada que o seu helicóptero Ingenuity, a operar na cratera Jezero, em Marte, perdeu o contacto com a equipa da missão durante seis dias no início de abril.
Seria um eufemismo dizer que a equipa do helicóptero ficou aliviada [ao receber um sinal de vida do dispositivo].
Escreveu Travis Brown, engenheiro chefe da missão.
Segundo a equipa responsável pelo Ingenuity, inicialmente esta falta de comunicação não gerou preocupação. Desde janeiro, quando o inverno começou no hemisfério norte de Marte, o robô voador movido a energia solar apresentou instabilidades no modo de sobrevivência noturno.
Neste estado de economia de bateria, o helicóptero mantém energia suficiente para evitar quedas durante a noite.
Esta instabilidade gerou incerteza entre a equipa da missão sobre o momento em que o Ingenuity voltaria a dar "sinais de vida". Além disso, nesta época, um amontoado de rochas tornou-se um obstáculo entre o helicóptero e o rover Perseverance – parceiros de viagem que comunicam entre si para enviar comandos.
Contudo, o Perseverance continuou locomover-se pela superfície marciana, e a comunicação entre os robôs não voltou ao normal.
[O Ingenuity] não estava em lugar nenhum, a situação começou a gerar algum desconforto.
Escreveu Brown.
Em mais de 700 dias marcianos de missão, a equipa nunca havia experimentado um blackout total das comunicações.
Silêncio que poderia ter custado milhões de dólares
O silêncio do Ingenuity começou a 5 de abril e só acabou cerca de 6 dias depois, quando a equipa detetou um sinal vindo do helicóptero durante o que seria a sua janela de ativação – o início das atividades do dia.
Um segundo sinal no dia seguinte confirmou que o helicóptero estava são e salvo.
O Ingenuity fez o seu 50.º voo em Marte no dia seguinte, 13 de abril no calendário terráqueo, e atingiu os 18 metros de altitude, quebrando o seu próprio recorde. O helicóptero voou novamente em 22 de abril, mas permaneceu no solo desde então.
O robô chegou ao Planeta Vermelho em fevereiro de 2021, dentro do Perseverance – que o libertou após encontrar um lugar seguro para o fazer, em abril do mesmo ano.
Enquanto o rover recolhe amostras de rochas e do solo marciano com o objetivo de encontrar evidências de vida passada, o helicóptero capta imagens do planeta e serve como demonstração de tecnologia para futuros veículos voadores.
Este artigo tem mais de um ano
Tendo em conta que o Ingenuity foi projectado para efectuar 5 voos no espaço de 30 dias marcianos, penso que dizer “Apenas com 49 missões…” não seja o mais correcto.
E mesmo que não conseguissem recuperar as comunicações com o aparelho, discordo do “Silêncio que poderia ter custado 3 mil milhões de dólares” visto que em muito excedeu o seu objectivo original.
Custaria 3 mil milhões porque?
O Helicóptero custou 80 milhões. E era essencialmente uma prova de conceito, para testar se era realmente possível voar em Marte. Já cumpriu a sua missão 50x.
Não percebo estes títulos…
Missão MER e MSL (agora o susto do Ingenuity) rondam os 3 mil milhões a torrar no solo de Marte.
Isto é um site de tecnologia e usam a expressão “torrar” num dos maiores avanços da humanidade…
Sabes que não tinhas WD40 se não fosse a NASA “torrar” milhões em investigação?
Isto é só um minúsculo exemplo de como o dinheiro que tu dizes que é “torrado” serve o homem comum.
Quando estivermos a sacar porcarias de Marte para montar telemóveis, chips e carros eléctricos será que ainda vais achar que o dinheiro foi “torrado”?
E desculpa lá se foi só uma expressão que usaste sem querer mas estranhei a exporessão “torrar”.
Como não percebestes, posso explicar. A expressão torrar não quer dizer propriamente desperdiçar, como entendeste, é mesmo torrar a tecnologia devido à radiação solar e cósmica (tecnologia que toda junta, dos que já se perderam, rondam os 3 mil milhões de dólares, como diz no texto). Como o Ingenuity é carregado pelos painéis solares, se em determinado tempo o heli não se mexer, fica sem receber energia do sol (coberto por poeiras dos ventos marcianos) e acaba por perder as reservas de energia. E acaba por ficar com o hardware torrado, como aconteceu com 3 sondas que jazem em solo marciano.
Ok peço desculpa. Torrar era literal e não figurado.
Diz a NASA : “O Ingenuity Mars Helicopter da NASA completou 51 voos desde que chegou aos céus do Planeta Vermelho, em 19 de abril de 2021, excedendo em muito a demonstração de tecnologia originalmente planeada de até cinco voos”. Voou muito mais do que estava previsto. Custou 75 milhões de euros.
O helicóptero pesa 1,8 quilos e tem 48 centímetros de altura. Opera junto com o rover Perseverance, um robot do tamanho um jipe. A NASA de vez em quando põe-os a brincar à “apanhada”.
„3 mil milhões“ ?! Ora ajudem por favor, isto não seria 3 bilhões?
Aqui em Portugal, e nos restantes países que usam a escala longa, são 3 mil milhões. Nos que usam a escala curta são 3 biliões.
Billion (EUA, Grã-Bretanha) = Bilhão (Brasil) = 1.000 x (1.000×1.000) = mil milhões
Bilião (Portugal e a generalidade dos países europeus) = (1.000×1000) x (1.000×1.000) = milhão de milhões
Em vez de robots saia mais barato levar humanos para la. No tempo das descobertas eram os prisoneiros que iam, e agora porque nao? Bem melhor que robots
Iam todos os que se conseguia, voluntários ou recrutados compulsivamente, o que incluía presos e degredados.
Não queres ser voluntário? A gravidade de Marte é 1/3 da da Terra. Já viste como ficavas bem num vídeo aos pulos em Marte! Lolada!
Se espaço-tempo-i houvesse porque não há, daqui a 2.000 anos, estariam enviando um helicóptero um pouco mais tecnológico, mas que enfrentaria a mesma abrasividade por lá.
Preparem-se para CORRENTES DE AR fortíssimas que chamam de VENTANIAS vindas brevemente por todo PLANETA-H3 que chamam indevidamente de TERRA… Pois o MACRO SISTEMA ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente e erradamente de MUNDO MATERIAL e UNIVERSO MATERIAL, encontra-se super-aquecido… Necessitando de FORTÍSSIMAS VENTILAÇÕES MACRO-COOLER, para o devido resfriamento.
Quem avisa: amigo é.
Já tomaste os medicamentos?
Não tomes, e explica lá melhor as tuas “ideias”.
E se der, deixa umas referencias (links), para o comum mortal tbm aprender qualquer coisa.
Depois, podes tomar os medicamentos… mas só depois.
Obrigado
Mota Espacial;
O que chamam primitivamente e erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, um MACRO SISTEMA ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR PI é, não interligado por primitivos sistemas de fios e sim através de pulsos eletromagnéticos emitidos, infinitamente mais avançados do que se conhece, como WI-FI…
Sendo também UM MACRO SISTEMA ELETROMAGNÉTICO que como teu micro-sistema-eletromagnético “LAPTOP” em maior actividade aquece, necessitando de forte ventilação cooler, para necessário resfriamento…
Como tu não és uma pessoa burra, após o acima explicitado, já deves ter imaginado também qual a origem, do que chamam de AQUECIMENTO GLOBAL.
Alguns medicamentos, ajudam no bom funcionamento do cérebro.
3 mil milhões ? E depois ? Portugal gastou mais do que isso com a TAP…..se me explicarem para que serve a TAP…