Há muito ouro no Universo e os astrónomos não sabem como é produzido
O ouro no espaço parece ser abundante, pelo menos pelas muitas observações que se fazem desde há muitos anos. Segundo os astrónomos, há uma assinatura inconfundível do ouro no Universo e em grande quantidade. Contudo, o que está a intrigar os cientistas é que a quantidade é muito maior do que deveria existir de acordo com as teorias atuais.
Portanto, há alguma coisa a produzir grandes quantidades de ouro "lá em cima", só que ninguém sabe o que é!
Recentemente algumas teorias foram tidas como possíveis para justificar a existência do ouro. Foi referido que este metal poderá ter origem na explosão de duas estrelas de neutrões. Estas acabaram por se fundir no seio de galáxias muito pequenas, tendo depois ficado “coladas” às estrelas e asteroides, que o transportaram até à Terra.
A complexa formação de um elemento chamado ouro
Conforme é sabido, este metal precioso é um elemento, o que significa que não pode ser feito a partir de reações químicas comuns, embora os alquimistas tenham tentado durante séculos. Assim, para obter o metal precioso, é necessário formar núcleos atómicos feitos de 79 protões e 118 neutrões cada. Esta reação de fusão nuclear excede em muito as nossas possibilidades.
Na natureza, existem eventos, geralmente de extrema violência, capazes de fazer ouro e outros metais pesados. No entanto, tais eventos não ocorrem com a frequência necessária para explicar a grande quantidade deste metal que existe tanto na Terra como noutros lugares do Sistema Solar.
Um novo estudo recém-publicado no The Astrophysical Journal acaba de mostrar que o principal candidato à produção de ouro, as colisões entre estrelas de neutrões, também não é suficiente para explicar a abundância observada.
Então, de onde vem o vil metal?
Alguns especialistas apontam para outras possibilidades, como violentas explosões de supernovas, mas mesmo assim a quantidade total de ouro deveria ser muito menor do que é.
As estrelas de neutrões são núcleos extraordinariamente densos de estrelas que explodiram como supernovas ou se desprenderam violentamente das suas camadas externas após um colapso gravitacional. Quando dois destes remanescentes estelares colidem, produzem ouro durante um curto período. Nessa altura são comprimidos protões e neutrões dentro dos núcleos atómicos, sendo posteriormente lançados ao espaço.
Contudo, as supernovas, em geral, não são suficientes para explicar toda a quantidade deste elemento no Universo. O motivo, de acordo com Chiaki Kobayashi, astrofísico da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido e principal autor do estudo, é simples: estrelas com massa suficiente para fundir ouro pouco antes de morrer (que explodem como supernovas) são muito raras. Além disso, quando explodem, estas estrelas transformam-se em buracos negros, absorvendo a maior parte do ouro que poderiam ter se fundido.
Segundo os investigadores, este preciso elemento poderá vir de outros tipos mais exóticos de supernovas. Por exemplo, há casos em que a estrela moribunda gira sobre si mesma tão rápido e é sacudida por campos magnéticos tão fortes que, ao explodir, envia autênticos "jatos de ouro" para o espaço.
Se as supernovas de estrelas massivas capazes de produzir ouro são raras, como já foi dito, estão este tipo específico de supernova magnética giratória é ainda mais rara. Assim, mesmo com as supernovas magnéticas giratórias não é possível conseguir uma explicação.
Ainda não conseguimos explicar a quantidade de ouro observada.
Em resumo, para os investigadores há "algo que ainda não se sabe o que é e que deve estar a fazer ouro".
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
alquimistas do além 🙂
Um sonho
Bem não faz uma dêcada que os cientistas detetam e analisam ondas gravitationais do espaço causado pela fusão entre estrelas neutrões. É cedo para dizer que estes que estes fenómenos eram mais vulgares quando o universo era “jovem”…
A mim ainda não me chegou nada…!
Ainda bem que não petróleo ou lítio… Senão já estava os EUA a invadir seja que planeta for… 😀
Já lá estão a algum tempo.
https://www.netflix.com/pt/title/81021929
🙂
O ouro vale muito mais que o petroleo.
A unica razão para as invasões é para os EUA poderem manter o monopólio do USD.
Agora estão com azar porque a China e Russia comecaram a negociar petroleo noutras moedas e esses eles não se atravem a invadir.
Se eles tivessem ouro ilimitado seria muito mais facil.
O ouro até pode valer mais do que o petróleo, mas também há muito menos ouro e muito menos procura do que o petróleo. Se alguém tivesse ouro ilimitado o preço do ouro caía a pique – houve ao longo da história crises económicas devido ao excesso de ouro.
Das duas uma ou são os anões da galáxia, ou a mais provável é simplesmente na formação do universo ter havido bastante mais explosões e supernovas do que acontece actualmente! Dah!
Deus criou o ouro para que o homem possa presentear a mulher com ele, tornando a ainda mais bela e preciosa. Homem que não compre ouro para mulher fica solteiro, comigo não tem nem chances de conversa.
Sabem pois. Só não querem é saber de falar com “gold diggers” e afins. Não fiques ofendida se te perguntam quanto custas quando no primeiro comentário fazes questão de indicar que estás à venda.
O que torna uma mulher preciosa não é o ouro…basta olhar para essas pindericas cheias de ouro mas por dentro não valem nada querem aparecer nuas nas revistas trocam de marido como quem troca de camisa e por aí fora…
O pior é que tenho, falhaste redondamente! As tantas és tu que não tens ninguem, como és “gold digger” é do genero, digamos em trajes poucos usuais “reciclável” estas a ver?
Pensa pelo lado positivo como se um Robalo se tratasse, antigamente dividia-se o peixe para 3/4 pessoas, ao menos reciclam-te!
O que torna uma mulher bela e preciosa não é o Ouro que ostenta… É a sua personalidade. E tu com essa postura, também vais ficar solteira…. Tens preço mas nao tens valor…
Sim, de facto… Para a mulher valer alguma coisa, tem que se acrescentar uma pipitas de ouro…
Até me admira não saberem quem o está a produzir.
Se até sabem a idade do universo e como começou, deveria ser fácil saber quem produz o tal ouro.
Exceto que não sabem a idade do universo, nem como começou. Tudo teorias caro Miguel. Podem até estar certos, podem estar erradas. Mas olhe que para estarem certas, com elevadíssimo grau de erro que é apanágio na área, seria uma sorte.
Uns dizem que ouvem um deus que não se vê, outros dizem que vêem um tempo que já passou.
It’s a trap! Obviamente são aliens a tentar atrair os humanos para fora do planeta à
caça de ouro, e quando estiverem quase todos foram, BAM! Atacam o planeta e ficamos sem nada
“Há muito ouro no Universo e os astrónomos não sabem quem o está a produzir”
Mas a resposta é simples, os mesmos que produzem tudo o resto: os seres enteais da natureza, são eles que fabricam o ouro e tudo o mais que existe na natureza, isso é completamente incontestável, não há sequer espaço para discussão, quem não sabe isso que é que anda aqui a fazer?
Abusaste na dose outra vez 😀
Não entendem pq estão olhando na direção diametralmente oposta à do real funcionamento do universo. E quem disse q os alquimistas não conseguiram produzir ouro? Os assopradores de fato não conseguiram, mas eles são apenas os precursores dos “cientistas” modernos; já os verdadeiros Alquimistas o produziram e produzem com facilidade, mas não é a produção de ouro q os motiva, em verdade esta é o menor dos beneficios com o qual são agraciados ao atingir este estágio. E também, tem que esconder esta faculdade de uma humanidade gananciosa, egoísta e cruel, onde se matam seres humanos por uns trocados.
Que pancada…. mete menos tabaco.
Ninguém está a criar o ouro.
A questão é o quê?
Sem dúvida a natureza, como, talvez colisão de planetas, cometas ou estrelas.
Como sabes? 🙂 o quê, quem… ninguém sabe. Assumir seja o que for é um puro exercício teórico, portanto, com 3 mil milhões de galáxias, cada uma com milhar de milhões de planetas, queres ver que somos os únicos sortudos do universo? Acreditas nisso? 😉
Tudo isto é economia excepto os comentários, são de borla, toda a gente tem de vender o seu ouro, ( peixe ), e é se quer comprar feijões. Um óptimo natal