EUA vão albergar a maior instalação de cultivo de carne
Apesar do ceticismo de muitos, a carne cultivada poderá ser a solução para o conhecido problema da exploração de gado para consumo. Tendo isto em conta, os Estados Unidos da América (EUA) estão a construir a maior instalação de cultivo de carne do mundo.
A Good Meat é a responsável por este projeto colossal.
Embora a Food and Drug Administration ainda não tenha aprovado o consumo público desse tipo de carne, de acordo com o The Guardian, a Good Meat já está a construir instalações para produzir carne cultivada - instalações essas que serão as maiores do mundo deste setor.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o gado bovino destinado à produção de carne e leite é responsável por 65% das emissões correspondentes ao gado. Mais do que isso, contribui em 14,5% para as emissões globais de carbono, com 7,1 gigatoneladas, anualmente.
Conscientes do impacto negativo do consumo de carne animal, existem mais de 150 empresas empenhadas na produção de uma alternativa. A carne cultivada poderá ser uma fonte alimentar a considerar, uma vez que implica menos recursos e reduz drasticamente as emissões.
Cultivo de carne pode ser a solução para a sobreexploração
O método escolhido para a produção artificial tem sido semelhante àquele que a indústria biofarmacêutica utiliza para produzir medicamentos e até mesmo vacinas. No caso da carne, conforme já vimos, são usadas as células do animal, não sendo necessário matá-lo.
Ora, os laboratórios utilizam um biorreator onde células provenientes de bancos de células de animais de pecuária podem ser cultivadas. Esse biorreator fornece todos os nutrientes, bem como todas as condições, necessários a um crescimento saudável. Assim que atingem uma determinada fase, as células podem ser recolhidas.
Além de garantir a presença dos nutrientes, as empresas têm trabalhado no sentido de garantir verosimilhança entre o aspeto e sabor da cultivada e da animal. Como ainda é recente, os valores não são elevados, portanto, empresas como a Good Meat pretendem reunir condições para produzir em grande escala e oferecer preços mais apelativos.
Para isso, a Good Meat irá instalar 10 biorreatores com capacidade para 250.000 litros. Este equipamento está atualmente a ser construído pela ABEC, que possui uma vasta experiência na biofarmacêutica. A empresa que abrirá as maiores instalações de produção de carne cultivada do mundo afirma que o local exato será escolhido dentro de três meses e, a partir daí, poderão começar a instalar os biorreatores.
À partida, em 2024, tudo estará operacional e serão produzidas 11.800 toneladas de carne por ano até 2026, prevendo-se um aumento para 13.700 até ao final da década.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
se os paises começão a fabricar, e a china entra na corrida passamos a ter carne de todo tipo 🙂
Não se cultiva carne…
Isso nem é carne…
Não vais possuir nada e vais ser feliz
World economic forum WEF
Como defines carne?
deixa-te de coisas. Carne é carne.
Espero que na europa não seja, também, obrigada a comercializar este tipo de produto… gafanhoto frito parece mais apelativo… LOL
O Bill Gates de certeza que tá a esfregar as mãozinhas de contente.
Quer dominar esse negócio, usando a narrativa de “coitadinho do planeta e do aquecimento global, é o maior detentor de terrenos em todo o mundo; porém é a favor das ideologias do WEF em que afirmam, à cara podre, que não vamos ter nada e vamos ser felizes. Ficando assim completamente dependentes dos estados corruptos e subservientes a uma pirâmide bem estabelecida e transversal a praticamente todos os setores/principais marcas, a qual culmina em nomes tais como Vanguard, BlackRock, etc. Mas sobretudo estas duas têm poder em praticamente tudo.
Mas os anjinhos cá da terra acham que não passam de teorias de conspiração!
Quando a vida nos dá limões, uns fazem limonada. Os outros expremem os limões para eles ou passam a vida a dizer mal porque não tiveram inteligência para inventar a receita…
talvez porque passaram a vida a beber coisas mais alcoolicas que a limonada…
bem, sou apenas a favor desta aberração da natureza, porque permitirá acabar com a fome (entenda-se, a ausência de uma proteína na alimentação) nos países subdesenvolvidos…
Não obrigado
Sempre me parece melhor do que a “opção” actual.
Ainda assim porque não deixar simplesmente de comer carne? Porquê a obsessão com a carne? Somos monstros?
Somos omnívoros!
E não temos cérebro para encontrar alternativa?
E somos omnívoros porquê? Se deixamos de comer carne deixamos de ser. O que define o que somos não é o que comemos? Se fores dizer que biologicamente podemos “comer tudo” por isso somos omnívoros, respondo já que também podemos comer merd* e não é por isso que somos merdívoros. Temos cérebro e capacidade para inovar (e dai também surge esta iniciativa da “carne cultivada”), porquê continuarmos a fingir que somos bárbaros sem conhecimento e capacidades?
Então temos que desenvolver um aparellho digestivo mais semelhante ao dos gorilas e menos parecido com o dos chimpanzés. E rapidamente.
pergunta quem… um soyboy?
Isso é a resposta à pergunta?
Não, é Ad hominem puro. É o que faz quando não se tem argumentos.
Olaf, não somos monstros.
Somos carnívoros.
Como assim somos carnívoros? Quantas gazelas já caçaste hoje com as tuas garras e presas ferozes?
Se “escolhes” ser aquilo a que chamas de carnívoro, com total alienação de empatia pelo outro, então designação “monstro” parece-me completamente adequada.
Carnivoro = monstro
Vegan = monstro das plantas
Estamos cheios de monstros!!!
Top! Adoro a internet! 😉
Nem uma batatinha frita? Um chocolate? Txi, homem você não sabe viver.
monstros ?!?!?!? a afirmação mais correcta seria: os humanos comportam-se como onívoros quando são biologicamente desenhados para ser herbívoros 😛
E o cérebro? E a tão aclamada racionalidade? Quando não convém já não se aplica?
É por isso q eu não dou nome às minhas galinhas.. Ia-me custar muito mais mata-las e come-las 😉
Os Caninos na nossa boca são só efeite… (Joke)
sabe porque é que os humanos começaram a alimentar-se com carne ? e porque é que os nossos antepassados não bebiam água ? deixe os fundamentalismos e as modas impostas pelos novos propagandistas (isto é, bloggers, influencers, etc.) e informe-se antes de vir debitar agressividade para cima de terceiros.
quanto ao cérebro e, obviamente, aos conhecimentos que ele armazena, provavelmente é melhor não discutir a sua utilidade com alguém que responde com tanta agressividade num simples post a propósito de alimentação.
Tem razão em relação à água: alguns investigadores já confirmaram através de achados arqueológicos que o austalopitecus só bebia gin tónico e whiskey com mais de 20 anos.
grande “inteligente” você é!
Diga-me provas históricas e arqueológicas de que os nossos antepassados não bebiam água!
Jumento!
Mesmo na pré-história, o corpo dos homens neandertais era 70% de líquidos, o cérebro também tem grande parte líquida, é necessário beber água.
Eles bebiam de charcos e rios.
Lolol! Podem fechar a internet por hoje
Se não levar antibióticos e outras porcarias que injectam actualmente nos animais, que venha ela!
Está visto o que vão fazer é merd… com sabor a carne para aumentar os lucros, a saúde que se dane.
Nem acaba com a fome nem baixa preço, mas é algo a considerar, simplesmente porque nos temos de livrar da barbárie do passado, lembremos os Coliseus; os sacrifícios de crianças para supostamente agradar aos deuses, e mais soft, as touradas, os matadouros ainda são uma dessas sombras da barbárie.
Se a tecnologia funciona, então avance-se, porque afinal de contas somos (supostamente) inteligentes.
não será uma carne isenta de químicos.
Células de carne vão ser cultivadas em laboratório, obviamente para haver lucro e se produzir o máximo de toneladas de carne, eles vão adicionar hormonas e químicos.
Depois essa carne é embalada, mas para durar semanas na prateleira de supermercado (mesmo em frigoríficos) terá de levar antioxidantes, conservantes, químicos, etc.
Agora sim, é que vamos passar a comer “comida de plástico” literalmente.
Atualmente hambúrguers congelados de supermercado (mesmo de marcas conhecidas como Iglo) sabem a “sabonete” se os tentares comer :-))
Imagino que tipo de carne será.
O ser humano não se tornará mais “civilizado” por comer carne de laboratório e deixar de comer animais.
E depois continuar a fazer guerras e a assassinar pessoas, ou a ir a touradas.
Comer carne de laboratório, mas continuar a poluir o planeta ou a matar-se uns aos outros em guerras, faz com que a humanidade continue a mesma treta que é hoje 🙂