“Nuvem rolo”: o fenómeno que surpreendeu banhistas em várias praias de Portugal
Durante o dia de ontem, em Portugal, os banhistas foram surpreendidos por um fenómeno meteorológico raro, que chegou a ser comparado a uma onda gigante, parada no horizonte. O que é uma "nuvem rolo"?
Algumas praias do país exibiram, ontem, dia 29 de junho, uma nuvem que surpreendeu os banhistas.
O fenómeno meteorológico raro, que se fez acompanhar de vento, trata-se de uma "nuvem rolo", semelhante a uma onde gigante, parada no horizonte.
Em declarações à SIC, o climatologista Mário Marques explicou que este fenómeno raro deve-se à diferença de temperatura sentida entre a superfície terrestre e o mar.
Nuvem Rolo a impressionar! Registo incrível! ©Manuel Vale pic.twitter.com/kefHIBjo3Q
— manu1503 (@Manu1503) June 30, 2025
"Nuvens rolo" não trouxeram tempestades
De acordo com o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, citado pelo jornal, este tipo de nuvens está, por norma, associado a tempestades acompanhadas de ventos fortes, granizo, trovões e relâmpagos.
O serviço britânico informa que estas nuvens, um tipo de archus cloud, formam-se a partir da interação do ar relativamente ao frio, que desce do interior da nuvem com um ar mais aquecido no ambiente envolvente: "À medida que esse ar sobe, o vapor condensa-se, formando os padrões típicos das nuvens rolo" - horizontalmente em forma de cilindro.
Pronto, mais uns cêntimos de aumento no gasóleo na próxima semana.
Mas desta vez percebe-se…
+1
É algo que a notícia não refere mas junto com este raro fenómeno aconteceu também uma grande tragédia: eu não estava lá para o testemunhar!
É preciso averiguar se esta «…nuvem rolo…» foi provocada pela Natureza ou pelo Ser-Humano.
O uso indevido da tecnologia de geoengenharia traz graves consequências para a Natureza, o Meio-Ambiente, a economia, agro-pecuária, pescas, turismo, e a saúde e bem-estar dos Portugueses, devendo ser considerado um acto de terrorismo e de guerra contra Portugal.
A Presidência, o Governo, os partidos, a Força Aérea, a Protecção Civil, e demais entidades, devem de imediato iniciar o procedimento e serem chamados a prestar esclarecimentos sobre esta matéria na Assembleia da República.
Eu proponho uma comissão de supervisão e o começo com urgência de um grupo de estudo técnico englobado num observatório das nuvens rolo.
Com sacrifício pessoal disponho-me a ser o primeiro Presidente.
Provocação da russia que deve ser condenada ja. Portugal ja ha muito que devia manter a marinha russa em sentido, temos uma das armadas mais fortes do mundo
Se fosse um Tsunami também não fugiam.
Basta mergulhar, a forrca da onda e sempre muito mais baixa por baixo
Se fosse um Tsunami, deixávamos de ter a geração Z e Alpha: mesmo com aquilo a cair-lhes em cima, o principal para eles seria transmitir tudo online, tiktok, insta, etc.. É que afinal ter likes é que é importante e essas coisas dos Tsunami são inventadas por alguém (já que a terra é plana) e na realidade não existem, não é?
Buenos dias. Olha as nubens lá atrás.
Ontem estava na praia e pensei que era um glaciar a aparecer e aí sim estava justificado o gelo das praias do Norte
Em 22/08/1999, domingo, há 26 anos:
“Um falso alarme de tsunami deixou o Algarve em pânico.
Contou, 20 anos depois, o ex-governador civil de então: Recebeu um telefonema de Lisboa: “Sabe alguma coisa de uma onda gigante aí, no Algarve?”, pergunta-lhe o então ministro da Administração Interna, Jorge Coelho. “Vou já saber o que se passa”, respondeu e ligou para a Protecção Civil, que não sabia de nada.
Nessa altura, na zona do Barlavento — entre Albufeira e Portimão/Lagos — já corria a notícia do avistamento da tal “onda gigante” a aproximar-se da costa a grande velocidade. A informação, divulgada pela rádio, galgava ao jeito de “quem conta um conto…”. O tsunami, ocorrido na ilha das Flores (Indonésia), seis anos antes (1992) e que causou mil mortes, estaria presente.
A Polícia Marítima, por volta da hora do almoço, arranca com jipes pelo areal adentro e ordena a retirada de toda a gente da praia.
Contou, em 2013, o comandante da capitania porque deu a ordem de evacuação como medida preventiva: “Começaram a chegar à capitania, de forma espontânea, o presidente da câmara [de Portimão], presidente da Região de Turismo do Algarve, elementos da PJ e da GNR”, todos alarmados com o que poderia acontecer. Perante as dúvidas, ordenou: evacuar todas as praias. Os restaurantes à beira-mar ficaram sem clientes, e não houve tempo sequer para pagar a conta do almoço, nalguns casos. Fugir o mais rápido possível foi a prioridade.
Mas também se registaram casos paradoxais. Na praia de Quarteira, por exemplo, as pessoas saíram da praia, permanecendo na marginal como se houvesse um sinal vermelho para mandar parar o mar ao aproximar-se das pessoas. Outros, levando a ameaça a sério, subiram às varandas dos prédios ou arrancaram de automóvel para a zona de barrocal e serra.”
(Artigo do Público de 14/08/2019, 20 anos depois)
Alguém que viveu isto me deve ter contado, porque tenho memória disto.
Em 1999, o que se verificou foi uma ilusão de ótica conhecida como Fata Morgana, causada por inversão térmica, que criou a ilusão de uma onda gigante a aproximar-se vinda do Norte África. Depois do grande terramoto de 2011, já tenho visto o mar e o e o céu a fundir-se no que parece uma grande onda. Sugestões e nuvens. Continue assim … à cautela, ando com 3 apps que indicam tremores de terra.
Nao se arranja um video sobre o assunto ? Nenhum video amador gravado com os milhares de telemoveis que existem por ai ? Obrigado.
wow. Nuvens, nunca tinha visto, deve ser inedito