EUA acusam Rússia de disparar míssil antissatélite! Astronautas em risco
Os Estados Unidos já vieram condenar, com “veemência”, o disparo de um míssil antissatélite feito pela Rússia. O disparo originou milhares de destroços que ameaçam os astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla inglesa).
Os astronautas da NASA Raja Chari, Kayla Barron e Tom Marshburn, o astronauta Matthias Maurer da Agência Espacial Europeia (ESA), tiveram que se refugiar na cápsula Dragon da SpaceX, através da qual chegaram apenas há uns dias.
Por causa do míssil, Astronautas a bordo da ISS tiveram de se refugiar
De acordo com o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Ned Price, a Rússia conduziu de forma irresponsável um teste destrutivo de um míssil antissatélite de ascensão direta contra um dos seus próprios satélites. A ação “gerou mais de 1.500 detritos orbitais rastreáveis e centenas de milhares de fragmentos menores de detritos orbitais” que agora “ameaçam os interesses de todas as nações”.
Os sete astronautas a bordo da ISS tiveram de se refugiar nas naves atracadas na estação, a fim de se prepararem para uma possível evacuação.
A agência espacial russa, Roscosmos, tinha divulgado anteriormente que os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional estão fora de perigo, sem mencionar o alegado teste de míssil. Numa mensagem divulgada através da rede social Twitter é referido que a rota do objeto, que forçou a tripulação a deslocar-se para a nave, como procedimento padrão, afastou-se da ISS.
Экипаж Международной космической станции штатно выполняет работы согласно программе полёта.
Орбита объекта, из-за которого экипаж сегодня был вынужден согласно штатным процедурам перейти в космические корабли, отдалилась от орбиты МКС. Станция находится в «зелёной зоне» pic.twitter.com/nGk3x7nvhc
— РОСКОСМОС (@roscosmos) November 15, 2021
Calculando as trajetórias da ISS e de objetivos próximos, o satélite alvo pode ter sido o Cosmos 1408, que não está ativo desde a década de 1980. Recorde-se que ainda há pouco tempo a ISS teve que mudar a sua trajetória para evitar ser atingida por um pedaço de um satélite chinês que havia sido destruído em 2007 por um teste de míssil antissatélite chinês.
Este artigo tem mais de um ano
A guerra não para, já não chega darem cabo do planeta também tem que dar cabo do espaço 🙁
Com o avançar da exploração espacial, os biliões gastos nela e o sucessivo adiamento de catastrofes anúnciadas, quando algo acontecer já o homem está noutro planeta.
As certezas de agora são os diparates do futuro, assim como as certezas do passado são os disparates do presente. O mundo gira, o povo vive e o povo esquece.
Vai ser tanto lixo que qualquer coisa que se tente mandar para o espaço acabe por bater no caminho
Não gosto do Putin, mas faz ele muito bem. Não é pensarem que fazem o que querem sem consequências.
E o Putin está-se a marimbar para avisos e acusações. O Moralismo ocidental tem de levar uns abanões.
Engracado esse comentario vir de um…ocidental. Vai morar para la ou entao ninguem te leva a serio.
Pois, o Putin faz exatamente o que quer, sem consequências…
Olha outro ceguinho. Gostava de te ver na situação dos Ucranianos, com um filho morto nos braços e a mulher e filhas violadas pelos chechenos… A cabeça não é só para criar piolhos…
bla,… bla,… bla,… A CCP controla a administracao Brandon,… mais do que obvio,… propaganda com-una contra a Russia…. lets go Brandon!
LETS GO BRANDON!
😀
Realmente onde tem “mão” humana a sempre “lixo” e “destruição”!
Estão a destruir o nosso planta e como não chega, estão a estragar o espaço como lixo!!!
+1
Mais uma guerra para a história?
Os atritos entre os EUA e a Rússia sempre foram muitos.