Estrela que vai explodir numa supernova está mais perto da Terra do que se pensava
A gigante Betelgeuse, é uma estrela de brilho variável e é das que se podem ser vistas da Terra. Contudo, esta está destinada a explodir como uma supernova. Os astrónomos descobriram agora que afinal o astro está 25% mais perto de nós, a uma distância de 530 anos-luz.
Esta estrela, que é mil vezes maior que o nosso Sol, irá explodir como uma supernova. Este é um dos mais violentos e espetaculares eventos de todo o Universo.
Estrela Betelgeuse vai explodir numa supernova
Alpha Orionis, conhecida como Betelgeuse, fez disparar os alarmes no início deste ano. Os astrónomos detetaram que o brilho desta gigante, uma estrela gigante vermelha que está no fim da sua existência, foi drasticamente reduzido em três ocasiões diferentes e durante um período de apenas três meses (entre outubro de 2019 e janeiro de 2020).
Este comportamento não era visto nos últimos 150 anos. Assim, o comportamento levou os cientistas a pensar que poderia ser um sintoma inequívoco de que a estrela gigantesca estava a ficar sem tempo e prestes a explodir como uma supernova.
No entanto, após dois meses de estudos intensos, os investigadores perceberam que, embora Betelgeuse esteja de facto no final da sua vida e acabe por se transformar numa supernova, a sua explosão pode não ser, afinal, iminente.
Um astro mil vezes maior que o nosso Sol
Os estudos concluíram que o primeiro dos três escurecimentos da gigante vermelha foi devido a uma emissão de material, na forma de poeira. A quantidade expelida ofuscou durante alguns meses parte da sua luz. Então, conforme a nuvem se dissipou, o brilho voltou ao normal.
Conforme um novo estudo realizado por uma equipa internacional de investigadores da Australian National University, sugere que poderão passar mais 100.000 anos até que se dê a explosão da estrela. Este tempo é apenas um suspiro no que toca ao tempo estelar, apesar de ser uma eternidade para o ser humano.
Além disso, a equipa de cientistas também descobriu que a estrela é realmente menor e mais próxima da Terra do que se acreditava anteriormente. O trabalho acaba de ser publicado no The Astrophysical Journal.
[Betelgeuse] tem-se comportado de maneira estranha nos últimos tempos. Sabemos que o primeiro evento de escurecimento envolveu uma nuvem de poeira. E descobrimos que o segundo evento, menor, foi provavelmente devido às pulsações da estrela.
Referiram os investigadores.
Os investigadores usaram modelagem hidrodinâmica e sísmica para aprender mais sobre a física que impulsiona estas pulsações. Além disso, a tecnologia agora usada permitirá ter uma ideia melhor de exatamente em que fase da sua vida Betelgeuse se encontra.
A estrela está agora a queimar hélio no seu núcleo, o que significa que não está ainda perto de explodir. Poderemos estar a observar este comportamento durante cerca de cem mil anos antes de ocorrer uma explosão. Quando esse momento finalmente chegar, a estrela gigante tornar-se-á num dos objetos mais brilhantes do céu. O seu brilho será tal que lançará sombras à noite e ficará, durante meses, perfeitamente visível durante o dia.
Concluiu Meridith Joyce da Universidade Nacional da Austrália.
A explosão poderá ser um momento único para a Terra
A explosão é muito violenta. Contudo, a Betelgeuse ainda está muito longe da Terra para que a sua explosão tenha um impacto significativo no nosso planeta.
Apesar disso, os investigadores dizem que este ainda é um grande problema quando uma supernova explode. E esta estrela a explodir será o astro mais próximo de nós. Então, isso dá-nos uma oportunidade única de estudar o que acontece às estrelas como esta antes de explodirem.
Este artigo tem mais de um ano
vamos agurdar e depois já ficamos a saber como e como ficará o nosso planet.
Da forma como o Homem destrói o planeta já não estará cá ninguém a assistir quando a estrela explodir.
Dizem tudo e não dizem nada!
Quando ou provisão da estrela explodir?
Este mês? X dia ou mês?
Quando tiverem a provisão eles ainvisam
Hehehehe
Provisões não vais precisar de certeza. A única certeza que tenho é que tens de ler o artigo e não ficar pelas gordas.
So se fizessem um video e colocassem no iutubio. Ler???!!!
deverá acontecer nos proximos 100.000 anos
A minha “provisão” para os próximos tempos é que alguém precisa de aprender português.
Hehehehe
O brilho que vemos nela correspondente a 500 anos luz, quinhentos anos atraz ….pode já ter explodido e nos nem sabemos!!
Iria ser um acontecimento histórico que a noite se transforma em dia durante muito tempo.
Mas segundo os meus amigos terraplanas isso está tudo dentro do dome!
Abreu, quem tem amigos desses nao precisa de inimigos.
“Iria ser um acontecimento histórico que a noite se transforma em dia durante muito tempo.”
Como? Quando Betelgeuse entrar em supernova, visto da terra, o seu brilho vai ser significativamente inferior ao da Lua cheia, ou seja, várias ordens de magnitude inferior para a noite se transformar em dia. Quando tal acontecer, visto da terra, será sim o terceiro objeto mais brilhante do céu.
O céu irá ficar lindo com lua nova. Mas não vai ser para nós. Já iremos estar todos em pó!
Os cientistas dizem que pelo aspeto da estrela, só daqui a 100 000 anos a mesma explodirá. Ora se tirares 500 anos a 100 000. ainda te sobram 99 500 anos. Será por essa altura que ela irá explodir.
Percebeste ou queres que te faça um desenho?
não acredito
Na inteligencia, decerto.
My brain is trembling
Eu decobri que a cigarra que que fazia barulho estava afinal mais perto da minha casa do que se pensava. Estava cerca de 20% mais perto.
😀 isso sim, é sempre mensurável.
O português de Portugal, é muito engraçado kkkkk
Vcs falam umas palavras estranhas
Acho que a maior parte dos comentarios aqui passou ao lado, nao?