Cientistas criaram uma pepita de ouro de 18 quilates feita de plástico
Os avanços tecnológicos e o maior domínio dos elementos estão a permitir criar novos materiais e técnicas inovadoras para alcançar determinados resultados. Nesse sentido, cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique ETH, Suíça, criaram ouro incrivelmente leve de 18 quilates, usando uma matriz de plástico no lugar de elementos de liga metálica.
Seguramente que esta descoberta irá deixar os amantes de relógios de luxo e joias satisfeitos. Um dia, os objetos de desejo deixarão de ser pesados, tornando-se muito leves, mas sem perder o brilho (e valor).
Ouro que "tem plástico" e é 5 vezes mais leve
A Suíça tem a antiga e nobre tradição de produzir fantásticas peças de joalharia para medir o tempo. Os relógios são uma peça que ainda consome muitos elementos em ouro. Como tal, uma pequena quantidade de peso a menos ou a mais pode fazer toda a diferença. Ninguém quer usar um relógio pesado no pulso, mesmo que seja feito de ouro real. Depois de um tempo, torna-se desconfortável e irritante.
Um pós-doutorado do laboratório da ETH, que é liderado por Raffaele Mezzenga, uma engenheira química e especialistas em materiais macios Leonie van 't Hag, começaram a criar uma nova forma de ouro. Assim, este metal precioso agora desenvolvido pesa cerca de cinco a dez vezes menos que o metal tradicional de 18 quilates. A mistura convencional é normalmente de três quartos de ouro e um quarto de cobre, com uma densidade de cerca de 15 g/cm3.
Apesar de haver uma "norma" no que toca ao ouro convencional, neste agora criado as características alteraram-se. Assim, para este novo metal precioso leve, a densidade é de apenas 1,7 g/cm3. No entanto, ainda é ouro de 18 quilates.
Então como foi alcançada esta leveza milagrosa deste metal?
Em vez de um elemento de liga metálica, a engenheira e os colegas utilizaram fibras proteicas e um polímero látex para formar uma matriz na qual incorporaram discos finos de nanocristais de ouro. Além disso, este metal precioso leve contém inúmeras pequenas bolsas de ar invisíveis ao olho.
Primeiro, adicionaram os ingredientes à água e criam uma dispersão. Depois de adicionarem sal para transformar a dispersão num gel, substituíram de seguida a água nele contida por álcool. Posteriormente, colocaram o gel de álcool numa câmara de pressão, onde pressões elevadas e uma atmosfera supercrítica de CO2 permitem a miscibilidade do álcool e do gás CO2.
Quando a pressão é libertada, tudo se transforma num aerogel homogéneo em forma de teia de aranha. O calor pode ser aplicado posteriormente no recozimento dos polímeros plásticos, transformando assim o material e compactando-o na forma final desejada, mas preservando a composição de 18 quilates.
Propriedades de uma peça de plástico
Este "novo metal" tem características únicas. Na verdade, este pedaço ao cair sobre uma superfície rígida soa como plástico, mas brilha como ouro metálico. Além disso, este material pode ser polido e trabalhado conforme for desejado.
Este ouro tem as propriedades materiais de um plástico.
Referiu o responsável pelo projeto, Raffaele Mezzenga.
Os investigadores podem até ajustar a dureza do material alterando a composição do metal precioso. Também podem substituir o látex da matriz por outros plásticos, como o polipropileno. Como o polipropileno se liquefaz a determinada temperatura, o "ouro plástico" feito com ele pode imitar o processo de fusão do ouro, mas a temperaturas muito mais baixas.
Além disso, a forma da nanopartícula de ouro pode alterar a cor do material: as "nanoquetas" produzem um brilho típico do ouro, enquanto as nanopartículas esféricas de ouro conferem ao material uma tonalidade violeta.
Como regra geral, a nossa abordagem permite-nos criar quase qualquer tipo de ouro que escolhemos, de acordo com as propriedades desejadas.
Frisou Mezzenga.
Ouro para relojoaria e eletrónica
Além do mercado da relojoaria, das joias mais diversas, há um outro mercado muito importante. A eletrónica é hoje o santo graal da evolução da humanidade e o ouro faz parte de forma íntima dessa evolução. Dessa forma, Mezzenga salienta que, embora o ouro plástico seja particularmente procurado na produção de relógios e joias, também é adequado para catálise química, aplicações eletrónicas ou proteção contra radiações.
Os cientistas solicitaram patentes tanto para o processo como para o material.
Apesar deste material só agora ser apresentado, pelo menos desta forma, os investigadores da equipa de Mezzenga já tinham feito no passado recente um anúncio curioso. Na altura mostraram ter produzido o metal precioso mais leve do mundo - ouro que pesava tão pouco que podia flutuar sobre a espuma do cappuccino.
O estudo dos investigadores sobre este processo acaba de ser publicado na revista Advanced Functional Materials.
Este artigo tem mais de um ano
Primeiro os média, depois os governos com as leis anti-plástico e depois estas curiosidades…
Notícia de amanhã: “Cientistas que criaram ouro a partir de plástico, desaparecem misteriosamente.”
Não criaram ouro a partir de plástico mas sim substituíram a liga metálica que era o cobre
Vai ser morto não tarda muito
Se começam a fazer plástico a partir do ouro, o que vai ser só sistema financeiro? Tá aí um bom 31!
Não tem relevância nenhuma, o sistema financeiro não funciona com base no ouro. Estás 200 anos atrás dos tempos.
lol
realmente
se eu criar um relogio de plastico e o revestir de ouro e diamantes isso sera uma joia? não percebo o conceito de joia
pensei que para ser uma joia tinha de ter uma certa atitude
eu fui a primeira pessoa a descobrir esta , plastico liga , quando tentava soldar um fio do telecomando a distancia , e aqueci, tanto o ferro de soldar que queimei , solda e plastico , criando a primeira liga de estanho e plastico
É cada disparate que por aqui se lê… Espero que saibam que uma “jóia de ouro” é uma liga metálica que contém ouro. https://www.newgreenfil.com/pages/composicao-do-ouro
E leiam a notícia…
😀 Grande coisa que colocaste, vale quase nada sobre o assunto. Mas, para aproveitar qualquer coisinha, repara na composição do ouro de 18 quilates para ver como estás desalinhado. Depois vê a composição do outro de 18 quilates conseguido por este projeto. 😀
finalmente a nonotecnologia começa a dar os primeiros paços, todo o mundo vivia reclamando , que isso era ficção cientifica , mas esta acontecendo finalmente , e isto gera emprego acho eu , nanotecnologia esta acontecendo no futuro do presente de hoje
Se ouro iria perder sua dencidade como iria saber se é ouro pois na tabela periódica tem sua dencidade no cálculo matemático Naum iria bater com tabela periódica
E aprender Português, não?
Que tal invés de fazerem estas invenções encontrarem a cura para o cancro e para outras doenças!!
looool, também acho, jogadores de futebol também, em vez de jogarem futebol que encontrem a cura para a sida, ahhh, espera, não é a especialidade deles.
Você sabia que a invenção do transistor só foi possível devido a descobertas anteriores que só foram feitas devido pesquisas que não tinham utilidade prática na época em que foram feitas?
Você é capaz de afirmar que esse material não poderá nunca ser usado em um aparelho para diagnóstico ou tratamento do cancro?
A ciência não funciona dessa forma que você está imaginando.
Ouro nas joias tem outros metais, eles só substituiram os metais por plástico
Esse negócio de fazer ouro vai acontecer igual ao carro movido a água já criado e textado em sp os inluminates os chefões vão acabar com isso colocar uma mentira na mídia e a inteligência vai sumir como se a pessoa tirou férias tô falando sério não vão deixar pois vai derrubar a economia mundial se a população conseguir fazer não terá mais valor
Ainda bem que a economia não depende de ouro, por isso não cai caso isso acontecesse.
es capaz de ter razão e para eu não desaparecer nas ferias não vou mais falar disso, me desculpem mas black out
Creio que tanto para se atingir a pressão supercrítica necessária quanto para se conseguir separar os polímeros plásticos exigidos são utilizados equipamentos, técnicas específicos e muito caros, além anos de estudo em química e física avançada que leva pra conseguir aprender e depois mais algum tempo para atingir o nível comercial de produção, tudo isso somado acredito que não há como haver um boom no mercado, o custo de produção é alto e o conhecimento de alto nível nao é acessível e muito menos fácil para todos.
……veremos se a leveza deste novo ” ouro ” se vai refletir também no preço ……!
Só por ser artificial nao será cobiçado , ouro de plástico nao tem valor !
A quantidade de ouro utilizado não altera, é 75% do produto final. Daí se designar de 18 quilates. O que altera são os restantes 25% que antes era cobre e passou a ser plástico. Quem deve estar preocupado é a indústria do cobre.
Apesar da matéria fazer referência a jóias mais leves, o que é compreensível para tornar o texto mais atraente para a maioria das pessoas, certamente não é esse o interesse que motivou essa pesquisa.
O ouro é um metal com características únicas. É o metal mais maleável (dúctil) que existe e tem uma notável estabilidade química. Ele é usado em muitas aplicações industriais como por exemplo para fazer as finíssimas conexões entre os terminais de um chip de silício com os pinos de contato do encapsulamento.
Um material novo como esse pode ter muitas aplicações práticas menos glamourosas que jóias leves, porém muito mais importantes do ponto de vista econômico.
Vamos aqui fazer um ponto de situação. Se leram o texto, explicito está a utilização deste “novo ouro” para componentes. Por isso fala em relógios mais leves, fala em material elétrico, etc. Assim, como é lógico, este novo ouro tem como finalidade tornar os componentes igualmente condutores, igualmente robustos, duráveis, mas mais leves (e sobretudo mais baratos).
Tudo o resto que alguns escreveram é uma viagem mental que decidiram fazer. Nada corresponde ao assunto do texto.
É o q dá noticias com titulos estrondosos. Aposto que alguns foram logo a correr vender o ouro q têm em casa. Como já foi dito N vezes aquilo q é valioso é o ouro e esse continua lá, simplesmente substituiram o resto ou seja as ligas metálicas por plástico. As vossas joias em casa não são 100% ouro e o q lhes dá valor é o ouro q nesta técnica continua lá e na mesma quantidade logo valem quase a mesma coisa dependendo do preço do ouro no mercado claro. As vantagens é q como tem menos metal são mais leves, apenas isso. Não houve aqui qualquer process de alquemia em que o ferro é por exemplo transformado a 100% em ouro. Isso sim iria fazer disparar para baixo o preço do ouro. Mas isso ainda é ficção…